Alstom efetiva entrega da 11ª nova composição para as linhas 8 e 9

Por enquanto, sete trens da Série 8900 operam exclusivamente na Linha 9-Esmeralda. A compra dos 36 trens é um dos investimentos mais significativos da concessão das linhas 8 e 9
11º novo trem fabricado pela Alstom (ViaMobilidade)
11º novo trem fabricado pela Alstom (ViaMobilidade)

As linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, operada pela concessionária ViaMobilidade, receberam nesta sexta-feira (12) o 11º novo trem fabricado pela empresa francesa Alstom. As composições estão sendo montadas em Taubaté, no interior de São Paulo.

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Os oito carros foram recepcionados no pátio de Presidente Altino na divisa entre Osasco e São Paulo. Lá a composição passa pelo processo de encarrilamento e montagem preliminar.

Trem passando pelo processo de encarrilamento (ViaMobilidade)
Trem passando pelo processo de encarrilamento (ViaMobilidade)

Além disso, segundo comunicado da concessionária, a sétima composição, do pacote de 36 que foram encomendadas, já entrou em operação na Linha 9-Esmeralda.

Por enquanto todos os trens da série 8900, também referida como Alpha, operam no trecho entre Osasco e Mendes-Vila Natal. Apesar de haver testes na Linha 8-Diamante não é possível dizer quando os passageiros do trecho Itapevi-Júlio Prestes serão contemplados com novos trens.

Composição da Série 8900 sendo rebocada por locomotiva (ViaMobilidade)
Composição da Série 8900 sendo rebocada por locomotiva (ViaMobilidade)

A compra de novas composições é um dos investimentos mais robustos do contrato de concessão. Os trens prometem melhorar a qualidade das viagens e oferecer maior conforto aos passageiros.

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7 comments
  1. Pelo andar da carruagem esses trens nuncs vão operar na L8, afinal a viamobilidade só liga pra L9 afinal é essa linha que os executivos da CCR devem enxergar de seus escritórios

    1. A linha 9 apresentou mais problemas que a 8 e é mais arterial pra São Paulo. Então é muito mais importante trocar todos dela do que espalhar o trabalho e ter que acompanhar o uso em duas linhas.

    2. Que bom que o povo tá enxergando isso aí agora, porque em 2022 quando isso estava ficando óbvio muita gente negava para defender a ViaCalamidade. Essa empresa tem um caráter elitista, típico do início dos anos 2000 quando o governo de SP só lembrava da L9

  2. engraçado vcs que mete o pau na vm metade da plataforma da L7 simplesmente caiu por causa da chuva e os caras não fala nada

  3. Eu acho que em algum momento eles vão entrar na linha 8, até pq a série 7000 precisa de revisâo urgente.

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