Após suspensão, ministro do TCU libera People Mover de Guarulhos em definitivo

Ministro Augusto Nardes havia pedido vista do processo no Tribunal de Contas da União em dezembro após votação liberar aditivo para implantação do sistema de transporte entre o Aeroporto e a Linha 13-Jade da CPTM
O projeto do Aeromovel para o Aeroporto de Guarulhos (AeroGRU)

Após 56 dias desde que o Tribunal de Contas da União (TCU) chegou a decidir pela liberação do contrato de implantação do People Mover no Aeroporto de Guarulhos, o órgão de controle federal voltou a analisar o processo, por conta de um pedido de vista feito pelo Ministro Augusto Nardes em 15 de dezembro.

Desta vez, Nardes seguiu os demais integrantes do TCU e concordou com o aditivo que permite à GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, a tocar o projeto de ligação por trilhos entre os três terminais de Guarulhos e a Linha 13-Jade da CPTM.

Segundo o Ministro, foram enviadas contribuições ao relator Vital do Rêgo, que agradeceu a ajuda. Desta vez, o TCU admitiu a “precariedade” do atendimento aos passageiros que desejam chegar ao ramal de trem metropolitano que hoje usam ônibus oferecidos pela concessionária.

Vital do Rêgo votou por suspender os efeitos que impediam a execução do contrato com a AeroGRU, consórcio que implantará o sistema Aeromovel no local., mas pediu que haja uma fiscalização até a conclusão da obra.

O traçado do People Mover da GRU Airport

O relator voltou a reclamar da falta de um estudo embasado que justificasse o People Mover, mas concordou que o interesse público pelo sistema é maior do que os aspectos burocráticos.

Vital do Rêgo liberou ainda o AeroGRU para ter acesso aos autos, algo que havia sido negado anteriormente.

Com a liberação do TCU, o contrato fechado entre a GRU Airport e o consórcio poderá ser reativado e assim dando início ao processo de implantação que era previsto em cerca de 18 meses.

Total
13
Shares
10 comments
  1. Aleluia!
    Antes de tarde do que nunca! Essa obra era deveria ta atendendo a população desde o ano passado.

  2. Este people mover não será util aos passageiros somente, mas também às pessoas que trabalham no aeroporto.

  3. O trem era para chegar até o terminal 2 do aeroporto, aí mudaram o projeto. E agora querem implantar outro sistema.

  4. Consórcio nacional que vai implantar O People Mover, deve começar obra rapidinho. Vai melhorar em muito o tempo e a qualidade do acesso.
    Quem quiser conhecer melhor , pode consultar Aeromóvel em Porto Alegre-RS. Lá funciona uma ligação entre o Metrô e o Aeroporto Salgado Filho.

  5. Danilo, não existe espaço pra levar o trem.
    Imagina o tamanho do pátio de manobra pro trem poder voltar. Por ser elevado o Aeromóvel pode ultrapassar obstáculos no chão e é muito mais estreito.

Comments are closed.

Previous Post

Únicos trens sem ar-condicionado do Metrô serão retirados de operação

Next Post

Trens das Linhas 8 e 9 recebem novos avisos sonoros

Related Posts