A implantação de sistemas de sinalização e telecomunicações foi adiada novamente para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral. Em novo balanço, a CPTM cita que o sistema CBTC foi adiado para 2028.
O relatório da estatal cita que o contrato para implantação do sistema CBTC foi adiado para o primeiro semestre de 2028. Neste sentido, a Linha 10-Turquesa seria priorizada enquanto a Linha 11-Coral, a maior da rede em carregamento, seria deixada em segundo plano.
O prazo até então noticiado pela estatal era de finalização do sistema em 2026. No ano de 2024 estão programados os primeiros testes do CBTC na Linha 10-Turquesa.

A implantação do sistema ATO também foi impactada. A CPTM deverá implantar este modelo de sinalização na Linha 12-Safira e 9-Esmeralda, uma das pendências técnicas a cargo do governo.
Em apresentação realizada há praticamente um ano, a previsão é que o sistema ATO fosse entregue até o 2023 para a Linha 9-Esmeralda e até 2025 para a Linha 12-Safira. Os prazos foram postergados para o primeiro semestre de 2026.
O mesmo ocorre com o sistema de energia de tração. A previsão original é de que as linhas 10, 11 e 12 tivessem todas as melhorias concluidas até 2026, mas o prazo foi adiado para o primeiro semestre de 2028.

Conflito com agenda de concessões do governo
O relatório não detalha o avanço em cada uma das linhas, mostrando apenas o cronograma geral das obras. Em alguns trechos são realizadas obras em caráter prioritário, como o sistema de energia nas linhas da Zona Leste e o sistema de sinalização na Linha 10-Turquesa.
O sistema CBTC, hoje usado apenas nas linhas metroviárias de São Paulo, permite menores intervalos e uma operação mais uniforme.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá ter forte impacto na viabilidade desses projetos já que, segundo o cronograma proposto pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, a nova concessionária já poderia realizar investimentos em um novo sistema de sinalização proposto para o trecho, o ETCS.