Atrasou de novo: CPTM adia sistema CBTC para 2028 nas linhas 10 e 11

Sistema de sinalização e energia foram adiados (Jean Carlos)
Sistema de sinalização e energia foram adiados (Jean Carlos)

A implantação de sistemas de sinalização e telecomunicações foi adiada novamente para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral. Em novo balanço, a CPTM cita que o sistema CBTC foi adiado para 2028.

O relatório da estatal cita que o contrato para implantação do sistema CBTC foi adiado para o primeiro semestre de 2028. Neste sentido, a Linha 10-Turquesa seria priorizada enquanto a Linha 11-Coral, a maior da rede em carregamento, seria deixada em segundo plano.

O prazo até então noticiado pela estatal era de finalização do sistema em 2026. No ano de 2024 estão programados os primeiros testes do CBTC na Linha 10-Turquesa.

Sinaleiros ATC (descobertos) e CBTC (cobertos) em processo de instalação na Linha 10 (Jean Carlos)

A implantação do sistema ATO também foi impactada. A CPTM deverá implantar este modelo de sinalização na Linha 12-Safira e 9-Esmeralda, uma das pendências técnicas a cargo do governo.

Em apresentação realizada há praticamente um ano, a previsão é que o sistema ATO fosse entregue até o 2023 para a Linha 9-Esmeralda e até 2025 para a Linha 12-Safira. Os prazos foram postergados para o primeiro semestre de 2026.

O mesmo ocorre com o sistema de energia de tração. A previsão original é de que as linhas 10, 11 e 12 tivessem todas as melhorias concluidas até 2026, mas o prazo foi adiado para o primeiro semestre de 2028.

Prazo para entrega de sistemas (CPTM)
Prazo para entrega de sistemas (CPTM)

Conflito com agenda de concessões do governo

O relatório não detalha o avanço em cada uma das linhas, mostrando apenas o cronograma geral das obras. Em alguns trechos são realizadas obras em caráter prioritário, como o sistema de energia nas linhas da Zona Leste e o sistema de sinalização na Linha 10-Turquesa.

O sistema CBTC, hoje usado apenas nas linhas metroviárias de São Paulo, permite menores intervalos e uma operação mais uniforme.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá ter forte impacto na viabilidade desses projetos já que, segundo o cronograma proposto pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, a nova concessionária já poderia realizar investimentos em um novo sistema de sinalização proposto para o trecho, o ETCS.

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