A China, que já possui a maior malha ferroviária do mundo de trens de alta velocidade, tem trabalhado em um projeto que prevê trens que poderiam atingir a velocidade de 2.000 km/h, ou quase duas vezes a velocidade do som.
Segundo a mídia do país, um protótipo do trem realizou testes em outubro do ano passado quando atingiu a velocidade de 623 km/h em um percurso de 2 km.
A tecnologia é semelhante ao Hyperloop, do empresário Elon Musk, que foi encerrado em 2022. O projeto chinês conhecido como T-Flight é responsabilidade da China Aerospace Science and Industry Corporation (Casic).
Assim como a ideia do empresário sul-africano, o trem flutua graças a um sistema de magnético. A via consiste em uma série de tubos selados com baixa pressão de ar.
A área de testes fica localizada em Datong, na província de Shanxi.
“A ciência e a tecnologia progridem passo a passo e alguns aspectos deste projecto ainda estão em território desconhecido na China. Cada etapa é desafiadora e é um sistema complexo”, disse o designer-chefe do projeto, Mao Kai, em entrevista ao Zhejiang Daily.
O governo chinês prevê aumentar o trecho para testes dos atuas 2 km para 60 km.
Parabéns. Essas matérias sobre inovação são muito boas
Doidera!
Tomara que um dia funcione.