Com média de 177 usuários por dia, estação Mendes-Vila Natal ganha mais uma hora de funcionamento

Com longos intervalos entre os trens, viagens lentas e horário reduzido, nova estação da Linha 9-Esmeralda transportou apenas 2.650 passageiros em agosto. Perspectiva de operação real deve ficar para 2022
Trem na plataforma da estação Mendes-Vila Natal (Jean Carlos)

A CPTM anunciou nesta quinta-feira (30) que a estação Mendes-Vila Natal, inaugurada em 10 de agosto, passará a contar com mais uma hora de funcionamento. A nova parada da Linha 9-Esmeralda está em operação assistida desde o dia 11 do mês passado, entre 10h e 13h apenas.

A partir desta sexta-feira, 1º de outubro, o horário será ampliado para 10h às 14h apenas em dias úteis. Os intervalos entre os trens, no entanto, continuarão extremamente altos, com partidas a cada 20 minutos, quatro a cinco vezes mais tempo que o headway da operação normal entre Grajaú e Osasco.

Desde o dia 11, a operação do novo trecho tem se mostrado precária, com trens andando em velocidades muito baixas, de cerca de 20 km/h. Tratam-se de indícios de que a extensão está funcionando de forma manual ou então com algum padrão de operação muito básico de deslocamento, por questões de segurança.

Para ir e voltar de Mendes-Vila Natal a cada 20 minutos não é necessário mais que um trem, que pode circular numa via isolada do restante da operação. Ao evitar o funcionamento em horários de pico, a CPTM também impede algum tipo de gargalo na operação principal.

Trem vindo de Mendes-Vila Natal durante a operação assistida: sinaleiros cobertos (Jean Carlos)

Outro sintoma que atesta a pressa da gestão Doria em abrir Mendes-Vila Natal (que ganhou a adição do ex-prefeito Bruno Covas em seu nome) é o fato de que apenas 2.649 passageiros utilizaram a nova estação em agosto, dado mais recente divulgado pela CPTM.

Como a operação assistida ocorreu em apenas 15 dias, a média diária de usuários foi de somente 177 pessoas, ou seja, menos de 7% da capacidade total de apenas uma viagem de trem da linha. Para efeito de comparação, a estação Presidente Altino, a menos movimentada da Linha 9 com exceção de Mendes-Vila Natal, recebeu diariamente em média 1.845 passageiros em agosto.

O panorama para os moradores da região não deve melhorar tão cedo. Segundo declarações do governo, a estação só terá funcionamento pleno como as demais estações do sistema metroferroviário em 2022 (leia aqui).

O canal parceiro iTechdrones esteve na estação há 2 semanas e fez um vídeo aéreo do local. É possível visualizar que os trabalhos continuam na linha férrea em direção à futura estação Varginha, cuja entrega está prometida para o ano que vem.

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  1. Chega a ser cômico para não dizer ridículo. inauguração “PARA INGLÊS VER” a precariedade do modal não condiz com o discurso e muito menos com as faixas que esses políticos imundos poluiram a região da estação. Quem sabe assim o povo acorda e tira essas amebas do PSDB do governo do estado.

  2. Espero muito pelo funcionamento pleno. Por enquanto essa estação é quase que totalmente inútil 😔.

    1. Olá Joselito, devemos reclamar sim. A estação foi entregue sem estar pronta para atender a demanda existente na região. Inauguração de verdade é quando o serviço é pleno e nesse caso está bem distante da realidade. Se você achar normal a situação atual vale a pena assistir o vídeo mais recente do iTechdrones para conferir o trem circulando com velocidade de ‘bicicleta’ até a estação Mendes-Vila Natal. Sem falar na ausência de passageiros após o desembarque. Abraços.

      https://www.youtube.com/watch?v=CAfOpgawWSo

    2. Quem aceita quieto é tolo e permite que os politicos deitem e rolem. Tem que cobrar, pressionar e exigir mesmo, afinal foi construida com dinheiro publico

      Vai babar ovo de politico em outro lugar

    3. Tá de brincadeira? Uma estação entregue nas coxas, intervalos altos, velocidade baixíssima e um horário horrível de funcionamento, tem mais é que reclamar mesmo.

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