Vinhedo ganhará uma nova estação com o retorno dos trens de passageiros

Uma nova estação deverá ser construída próxima ao edifício existente. O novo prédio contará com uma plataforma central e será totalmente acessível.
Vinhedo terá uma nova estação construída para atender aos passageiros

As obras do Trem Intercidades visam criar uma ligação expressa entre Campinas e São Paulo. Aproveitando a nova estrutura, também será criado o TIM – Trem Intermetropolitano, que fará o serviço parador entre Francisco Morato e Campinas. A estação de Vinhedo será uma das paradas deste novo serviço e contará com uma estação completamente nova.

A estação de Vinhedo atualmente é a mais degradada de todas as paradas por onde o Trem Intermetropolitano circulará. Tendo em vista as limitações no local, o projeto para a nova parada ferroviária será diferente das soluções adotadas, que geralmente visam a revitalização e aproveitamento do bem existente.

Nova estação de Vinhedo (STM)

O plano de vias está disposto de forma que a linha mais próxima à antiga estação seja dedicada aos trens de carga, enquanto as demais vias utilizarão o restante do espaço sendo que, segundo os documentos da consulta pública, a pequena plataforma central existente poderá sofrer intervenções mais severas.

Tendo em vista a limitação da estação antiga, uma nova estrutura será construída em um local onde a área e a topografia sejam mais favoráveis. Segundo a solução apresentada nos arquivos da consulta pública, os acessos da estação serão feitos através de um saguão subterrâneo com acesso em nível.

Planta da estação Vinhedo (STM)

O mezanino da estação estará localizado na região central do túnel, juntamente com o conjunto de aparelhos essenciais da estação como a bilheteria, linhas de bloqueios e a SSO. Dentro da área paga os passageiros poderão acessar a nova plataforma central através de elevadores e escadas fixas. Segundo as imagens do projeto, serão dedicadas áreas especiais para a exploração comercial, o que poderá aumentar a receita extra tarifária, dando maior fôlego financeiro para a concessionária.

Cabe citar que a estação de Vinhedo será dedicada apenas para a parada dos trens do TIM, enquanto os trens expressos do TIC passarão sem efetuar parada na estação através das vias compartilhadas.

Corte da estação de Vinhedo (STM)

O site está elaborando uma série de matérias sobre as reformulações das estações da Linha 7-Rubi e das novas estações do Trem Intermetropolitano. Você pode acessar nossos artigos nos links abaixo:

Total
105
Shares
Previous Post

Com média de 177 usuários por dia, estação Mendes-Vila Natal ganha mais uma hora de funcionamento

Next Post

BYD admite antecipar entrega de monotrilho da Linha 17 em março de 2022

Related Posts