Destaques Linha 7

Com novo trem CPTM já utiliza 56 de 65 composições encomendadas

Companhia não deve concluir entrada em operação de todas as unidades, porém, antigos trens praticamente saíram de circulação nas linhas
Trem da Série 950 entregue em novembro: falta pouco para concluir encomenda (CPTM)

A meta era concluir a entrega dos 65 trens da encomenda feita em 2013, mas a CPTM ainda terá ao menos nove composições pendentes no início de 2019 caso nenhuma outra unidade seja entregue ainda em dezembro. O trem de número 161 na contagem de composições novas da companhia foi entregue nesta segunda-feira na estação da Luz.

Mais um Série 9500 fabricado pela Rotem, o trem entrou em serviço na Linha 7-Rubi no mesmo dia. O ramal, que possuía a frota de trens mais envelhecida, foi escolhido para receber esse trem, considerado o melhor da CPTM no momento. Além dele fazem parte da encomenda 35 unidades da Série 8500 fabricadas pela CAF e que estão sendo alocados principalmente na Linha 11-Coral.

Graças a essa encomenda foi possível para a CPTM redistribuir trens considerados novos como a Série 7500, oito unidades que estavam na Linha 9-Esmeralda e que hoje complementam o serviço da Série 2100 na Linha 10-Turquesa.

Com isso, os passageiros da companhia têm encontrado cada vez menos trens herdados pela CPTM dos tempos da CBTU e Fepasa como a Série 1700, que passou a ser uma espécie de reserva na Linha Rubi.

Após a conclusão da entrega da encomenda de 65 trens, a CPTM deve passar a receber os primeiros exemplares da Série 2500 destinada a Linha 13-Jade. Essas composições são esperadas para o final do primeiro trimestre de 2019 e devem passar por testes até serem declaradas operacionais possivelmente no segundo semestre do ano que vem.

Antigo trem da Série 1700: presença rara (SrBudd/Wikimedia)

About the author

Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

3 Comentários

Click here to post a comment
  • Cara, gosto do site e do conteúdo, mas a página é muito poluída visualmente. Inúmeros anúncios que são desnecessários em tanta quantidade, isso afeta a experiência do leitor.

    • Olá, Matheus, tudo bem? Realmente é triste ter que exibir tantos anúncios mas é a única forma que temos hoje para viabilizar o site. Infelizmente, empresas como o Google e Facebook monopolizam os investimentos em publicidade das empresas e repassam apenas uma parte pequena para os produtores de conteúdo como nós. O resultado é que onde apenas um ou dois anúncios seriam suficientes para custear nosso trabalho temos que espalhar diversos formatos para chegar no mesmo valor. Estamos estudando criar uma área para assinantes fechada e paga (com um valor simbólico) para quem deseja navegar sem publicidade em 2019. Assim que tivermos novidades informaremos no site.

Airway