A cada dia que se passa, a assinatura do contrato de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda se aproxima. O consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, liderado pelo Grupo CCR, sagrou-se vencedor do leilão com um lance único de 980 milhões de reais. O período de transição, que se inicia após o início do contrato, terá duração de sete meses, sendo que durante esse período a empresa deverá contratar e treinar centenas de novos funcionários para suprir as vagas dos funcionários da CPTM que serão realocados.
Quantidade de funcionários
O site teve acesso à quantidade de funcionários que atuam hoje nas Linhas 8 e 9 da CPTM, num total de 2.006 pessoas. Através dos dados obtidos via Lei de Acesso, a Informação é possível ter transparência sobre o efetivo de funcionários que hoje prestam serviço nas linhas operadas pela estatal, bem como ter uma expectativa da quantidade de funcionários que deverão ser repostos pela concessionária ViaMobilidade.
Primeiro é necessário distinguir as funções dos funcionários em três grandes blocos, para melhor entendimento de suas atuações no âmbito ferroviário. Os funcionários administrativos são aqueles responsáveis pela gestão, ordem e organização em diversas áreas como financeira, logística, jurídica, etc.

Os funcionários da manutenção são aqueles responsáveis pela atuação direta na ferrovia e nas estruturas de apoio à operação, sendo responsáveis pela boa condição de uso dos equipamentos, trens e estações com planos preventivos, assim como atuar em situações emergenciais que exijam correção imediata.

Os funcionários da operação são aqueles que muitas vezes têm contato direto com os passageiros, seja em seu atendimento e orientação, na segurança pública e cumprimento das normas, ou na condução dos trens.

Atualmente as Linhas 8 e 9 contam com mais de 2 mil funcionários, sendo que 64% destes estão alocados nas funções relacionadas à operação. Já 31% do efetivo é responsável pela manutenção do sistema ferroviário, estações e áreas correlatas. Os 5% restantes respondem a toda a questão administrativa e organizacional.

Quanto aos locais que mais acumulam funcionários, temos uma forte concentração na região de Presidente Altino, local onde funciona o pátio de manutenção, o maior da CPTM atualmente, o prédio administrativo e o antigo CCO, que possivelmente retornará a suas atividades. Locais como as estações de Osasco, Palmeiras-Barra Funda e Pinheiros entram na sequência por serem consideradas bases para maquinistas e agentes de segurança.

Conclusão
A quantidade de novos funcionários que deverão assumir cargos na nova concessionária será imensa. Não é possível estimar se o número de empregados será maior ou menor, ou até mesmo a sua divisão por função, uma vez que a nova empresa possivelmente seguirá um modelo de negócio diferente daquele que existe atualmente na CPTM.
O caminho natural, no entanto, é que a ViaMobilidade reduza o quadro de funcionários na operação dos dois ramais afinal esse é um dos aspectos onde ela poderá gerar redução de custos na operação e manutenção.
Um grande exemplo de possíveis mudanças que venham a ocorrer é com o grupamento de agentes de estação. Nas linhas operadas pela CCR os agentes de segurança também prestam o primeiro atendimento ao passageiro com orientações e procedimentos. A simplificação de funções pode ser um dos pontos de destaque e, ao mesmo tempo, passar de forma mais ativa a imagem da empresa para os passageiros. As mudanças serão graduais, mas espera-se que até o começo do ano que vem todas elas estejam devidamente implantadas.