Confira as obras do terminal de ônibus de Taboão da Serra construído pela ViaQuatro

Operários trabalhavam no feriado de Tiradentes para concluir local de embarque de serviço que atenderá a estação Vila Sônia da Linha 4-Amarela
Placa da ViaQuatro no terminal de ônibus que atenderá a Linha 4 (Caio Lobo)

A ViaQuatro está construindo na entrada da cidade de Taboão da Serra um mini terminal que abrigará os ônibus que ligarão o município à estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela.

O passageiro deverá pagar a passagem do Metrô já no mini terminal, antes de acessar os ônibus. Não haverá paradas intermediárias e ao chegar a estação, ele terá passagem livre pelas catracas.

O prefeito de Taboão, de acordo com o jornal O Taboense,  tinha a previsão de entregar o mini terminal neste mês (veja aqui) juntamente com o início da operação integral de Vila Sônia, que deve começar em breve (leia aqui).

No entanto, funcionários da obra questionados pelo site afirmaram que o terminal deve ser entregue dentro de 3 meses, ou seja, até julho. As fotos mostram que a obra ainda está em estágio inicial, embora seja relativamente simples.

O mini terminal está localizado no início da Rodovia Regis Bittencourt e final da Av. Professor Francisco Morato, ao lado de um piscinão. Quando assinou o contrato de concessão da Linha 4, a ViaQuatro se comprometeu a oferecer o serviço gratuito até Taboão da Serra como forma de facilitar o acesso dos moradores do município ao sistema sobre trilhos.

No futuro, caso seja viável, a Linha 4-Amarela deverá ser estendida até a região, com mais duas estações.

 

Total
37
Shares
10 comments
    1. A questão é quando será expandida, conhecendo a burocracia brasileira, vai demorar bastante. Portanto, a disponibilização desse serviço é extremamente útil para os moradores de Taboão, já que não precisaria pagar mais que uma tarifa para chegar ao sistema metroviário.

      1. Mas dessa forma, teriam que fazer isso pra todos os lugares, né? Por que os moradores do Jardim Ângela, por exemplo, não contam com transporte gratuito até o Capão? O ônibus é muito útil, mas a forma que saiu do papel é bem estranha.

        1. Foi algo que já foi previsto no contrato com a ViaQuatro muito antes do projeto até Taboão, é similar ao serviço de ônibus operadas pela MetrôRio para integrações com estações. A possibilidade de a construção para Taboão ser feita pela ViaQuatro foi levantada depois da flexibilização de expansão para a Acciona na Linha 6 Laranja.

    2. É uma piada ler um sujeito falar que caso seja viável a linha 4 irá chegar em Taboão da Serra , a décadas a população espera o metrô na região , e esse fulano vem com esse papo furado , isso é uma vergonha….

  1. É uma piada ler um sujeito falar que caso seja viável a linha 4 irá chegar em Taboão da Serra , a décadas a população espera o metrô na região , e esse fulano vem com esse papo furado , isso é uma vergonha….

    1. Promessas de políticos não são estudos técnicos de viabilidade. Não existe nada que garanta o metrô em Taboão. Pelo último estudo divulgado, seria uma obra bilionária (entre R$ 4 bilhões e 5 bilhões) para poucos passageiros. Assim, seu custo-benefício é controverso, ainda mais quando o estado hoje não tem dinheiro para levar a linha 2 do metrô até Guarulhos (uma obra muito mais necessária do que a expansão da Linha 4 em Taboão). Com pouco dinheiro, o estado elege prioridades conforme o custo-benefício. E hoje existem trechos em projeto com custo-benefício maior que a Linha 4 em Taboão.

      Hoje o que o contrato de concessão da Linha 4 exige é o ônibus gratuito e ele será implementado.

      Se o metrô chegar a Taboão, será daqui 10 ou 15 anos, e olhe lá. Antes disso existem obras mais importantes como a expansão da Linha 2 até Guarulhos, construção da Linha 19, ampliação da Linha 15 até Cidade Tiradentes e da Linha 17 até Paraisópolis, conclusão dos corredores da EMTU, reformas na CPTM, entre outras.

  2. Esse ônibus já estava no contrato da via quatro nunca foi previsto a extensão da L4 para Taboão foi invenção da família que manda na prefeitura

  3. Achei uma ótima notícia. Pego quatro intermunicipais por dia e mais o metrô. Vou economizar 11,30 por dia no meu trajeto diário de Taboão da Serra até Guarulhos. Terei que andar 2km para chegar até ao novo ponto de ônibus, mas valerá pela economia. Economia de quase R$ 3.000 por ano.

Comments are closed.

Previous Post

Vias abandonadas pela CPTM são cedidas à Prefeitura de São Roque

Next Post

Passagem em nível de Quitaúna deverá ser desativada em breve

Related Posts