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Pandemia faz governo do estado rever cronograma de projetos sobre trilhos

Em declarações a jornal, secretário Alexandre Baldy afirmou que o Trem Intercidades será licitado no primeiro trimestre de 2021 e que retomada das obras da Linha 6 atrasará
Trem da Série 9500 da Linha 7

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já causa reflexos no cronograma dos principais projetos sobre trilhos em São Paulo. A constatação foi feita pelo secretário Alexandre Baldy, dos Transportes Metropolitanos, ao jornal Valor Econômico, que no entanto negou grande impacto no calendário.

Segundo o executivo da pasta, a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM segue sendo prevista para o segundo semestre. O projeto esteve aberto à consulta pública até o final do mês passado e agora terá seu edital finalizado para ser publicado nos próximos meses. Com investimentos previstos de R$ 2,6 bilhões e duração de 30 anos, a concessão terá uma outorga fixa mínima de R$ 240 milhões.

Já o projeto do Trem Intercidades (TIC), que prevê a criação de dois serviços regionais sobre trilhos, um ligando Campinas a São Paulo com parada em Jundiaí e outro até Francisco Morato, com várias estações, deverá ser licitado no primeiro trimestre de 2021 e não mais no final deste ano. Segundo Baldy, a mudança foi causada pelo atraso na licitação das linhas 8 e 9.

O secretário dos Transportes Metropolitanos também previu que a retomada das obras da Linha 6-Laranja será adiado e apontou com um das causas o fato de os executivos da Acciona não terem conseguido viajar para o Brasil por conta da quarentena. A construtora espanhola é dona da Linha Universidade, concessionária que assumirá o lugar da Move São Paulo no projeto do ramal metroviário.

Não citada no artigo, a concessão da Linha 15-Prata à iniciativa privada continua suspensa pela Justiça, porém, o processo está na fase de recursos pelo governo que tenta destravá-lo. Em novembro do ano passado, o Sindicato dos Metroviários obteve uma decisão favorável à anulação do leilão, ocorrido em março e que teve a concessionária Via Mobilidade Linha 15 como vencedora e única participante.

Projeção de uma das estações da Linha 18-Bronze: projeto do BRT que substituirá metrô atrasou novamente (Fernandes Arquitetos)

BRT atrasado

O Valor também questionou Baldy a respeito do prometido projeto do corredor de ônibus ‘BRT’ que substituirá a Linha 18-Bronze de metrô. Segundo o secretário, o edital será adiado em mais dois meses porque as equipes técnicas do governo tiveram que mudar seu foco.

Após anunciar o fim da PPP (Parceria Público-Privada) com a concessionária VEM ABC em julho, o governo Doria prometeu tirar o corredor do papel em tempo recorde e por um preço bem mais em conta. No entanto, desde então poucas informações foram reveladas, entre elas um estudo da EMTU que prevê oferecer a linha de ônibus para os sócios da Metra, responsável pelo Corredor ABD e que teria sua demanda afetada pela Linha 18-Bronze.

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

9 Comentários

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  • Incrível ainda seguirem com a ideia de um BRT ao invés do Monotrilho na linha 18- Bronze, me parece que eles estão prestes a dar um tiro no pé.

    • Tem muita coisa “esquisita” nessa história de BRT João Victor, nem é tiro no pé que eles estão dando… é uma sacanagem mal intencionada mesmo.

    • Eu morei boa parte da minha vida em SBC. Quem faz o trajeto indo ou vindo de SP em qualquer horário do dia, sabe o caos que é. Gasta-se duas horas ou mais pra fazer um trajeto de 15 km.
      Pra ser sincero, eu acho que até o monotrilho seria ruim. Só SBC, tem quase 1 milhão de hab. O fluxo é muito grande, não dá pra resolver com monotrilho, muito menos com BRT. Se bem que nem BRT vai ser, é bem provável que seja somente uma faixa exclusiva.

      Daqui a pouco aparece o porta-voz do governo que sempre vem comentar neste blog, dizendo que o planejamento do governo é ótimo e que por não sermos especialistas, devemos acatar de forma ditatorial, tudo que vem da atual gestão.

  • Eu sou errado de torcer contra esse BRT do Abc? Espero que não saia do papel e que o próximo governador retome o projeto da Linha 18.

    • Você não está nenhum pouco errado. Não é como se o senhor estivesse torcendo contra o progresso ou desenvolvimento humanitário e, sim, para um projeto atrasado, ineficiente e errôneo. Ineficiente, por que? Porque a demanda do sistema de passageiros tem sido minimizada e os estudos também realizados pelo consórcio vencedor da Linha 18 – Bronze havia chegado a conclusão do aumento de demanda posterior.

  • Como alguém aceita uma resposta como esta :” os executivos não conseguiram viajar para o Brasil devido à crise “
    Desculpa esfarrapada e nenhum jornalista questiona …..

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