Confira o que muda nos trens com a chegada da ViaMobilidade nas linhas 8 e 9

Composição da Frota C partindo da estação Júlio Prestes (Jean Carlos)

Um dos aspectos mais importantes da operação de um sistema metroferroviário são os trens. As composições que atualmente circulam pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda são compostas, quase que em sua totalidade, por oito carros (vagões). Com a chegada da ViaMobilidade, alguns destes trens passarão por mudanças visuais e também de nomenclatura.

Frota de Trens  Atual

Para compreender as mudanças na frota de trens é importante tomar conhecimento sobre quais composições estão sendo utilizadas atualmente na concessão. Neste momento a frota de trens da ViaMobilidade é composta por trens da Série 5400, 7000, 7500 e 8500. 

Destas composições apenas a série 5400, que operam entre Itapevi e Amador Bueno foram integralmente cedidas. Os trens da série 7000 foram parte cedidos e parte emprestados. Os trens mais novos da série 7500 e 8500 foram emprestados por um período provisório e mais tarde retornados para a CPTM.

Confira na tabela abaixo qual é a alocação de frota atual nas Linhas 8 e 9:

Nomenclatura

Uma das principais mudanças que serão realizadas pela ViaMobilidade nos trens será a mudança da nomenclatura dos trens. A ideia é que agora todos os carros da composição sejam identificados com números de 1 até 8.

Também haverá mudanças na numeração dos trens e também das séries. As séries de trens basicamente são os modelos, bastante parecido com o que existe hoje com carros e motos. Cada série possui características diferentes entre si como a fabricação, detalhes mecânicos, elétricos, etc. Abaixo é possível visualizar qual será a nova nomenclatura para os trens na ViaMobilidade:

Os trens serão identificados por frota, composição e carro. A frota é basicamente o modelo de fabricação do trem. A composição é a numeração do trem baseado no modelo e o carro é a unidade mínima da composição que é dividida em oito partes na maioria dos casos. Para A série 5400, futuramente Frota B, são quatro carros.

Por exemplo, se o passageiro identificar dentro do trem uma placa com a escrita C501, isso significa que ele está em um trem da Frota C, na composição de número 50 e no 1º carro. Entender esta simbologia é importante para que o passageiro possa realizar relatos sobre falhas ou denúncias para a concessionária. Confira abaixo na tabela como identificar os trens:

Visual

A personalização dos trens da ViaMobilidade é um ponto que divide opiniões. Para analisar a nova pintura separamos o trem em três partes: A máscara (parte dianteira do trem), as laterais e o espaço interno.

Na máscara do trem predomina a cor cinza que cobre principalmente as extremidades da fronte. Na região central encontram-se as linhas de cor verde clara e verde escuro. O logo da empresa está posicionado na parte central, enquanto na parte superior do parabrisa se localiza a numeração da composição e a frota correspondente.

Composição C50 na Estação Comandante Sampaio (Jean Carlos)

Na lateral do trem predomina o cinza e o inox. As linhas que se iniciam na máscara alternam de posicionamento e percorrem toda a lateral do trem de forma paralela até atingir a metade da composição onde existe uma cabine intermediária. 

Composição C50 na estação Julio Prestes (Jean Carlos)

Ao longo da lateral do carro é possível identificar o brasão do estado de São Paulo, o logotipo da ViaMobilidade e a logomarca que está posicionada entre a faixa cinza e verde claro, uma forma de simbolizar a atuação da empresa nas duas linhas.

Logo da ViaMobilidade na composição C50 (Jean Carlos)

Na parte interna da composição podemos destacar principalmente as mudanças na comunicação visual. Placas que alertam sobre o monitoramento por câmeras, identificação do carro, alertas de segurança e canais de contato. Na parte superior das portas está disponível o novo mapa com as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A novidade neste caso é a presença de duas novas estações, Varginha na linha 9 e Ambuitá na linha 8.

Novo mapa das linhas: Já constam as estações Varginha e Ambuitá (Jean Carlos)

Uma das principais curiosidades sobre a pintura do novo trem é a escolha das cores. Percebe-se com facilidade que a cor cinza remete à Linha 8-Diamante e o verde claro faz menção a Linha 9-Esmeralda. Fica no ar a presença de uma linha verde escuro. 

Apesar de não haver nenhuma menção oficial por parte da ViaMobilidade, especula-se que esta faixa seja uma referência à antiga Estrada de Ferro Sorocabana que construiu e operou o trecho entre 1875 até 1971 e que possuía seu material rodante pintado com a cor verde escuro e linhas brancas. 

Frota de trens futura

A ViaMobilidade encomendou 36 novas composições para as Linhas 8 e 9. Os novos trens da Alstom deverão ser semelhantes mas não iguais aos trens da Série 9000. A expectativa é de que o novo visual seja mais moderno e mais próximo das composições da série 9500, com uma dianteira mais elevada, novos faróis e uma série de incrementos tecnológicos, incluindo um mapa dinâmico, algo que só existe nos trens chineses da série 2500 e em trens do Metrô.

Com a chegada dos 36 novos trens, as composições emprestadas pela CPTM deverão retornar às linhas da estatal. Na tabela abaixo está exposto como ficará a frota de trens após a devolução:

Segundo o cronograma da concessão, os primeiros trens da Frota A deverão chegar até o fim de 2022 para iniciarem a operação dentro de três meses, ou seja, estima-se que as primeiras composições entrem em operação em meados de março de 2023.

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