Conheça mais sobre os Eletrocentros, estruturas de energia que a CPTM está implantando

Fruto das obras de modernização, o eletrocentro é uma estrutura compacta que confere maior confiabilidade ao sistema de energia
Eletrocentro, um novo tipo de equipamento de energia (Jean Carlos)

A modernização de estruturas de eletricidade ao longo das linhas da CPTM faz parte de um processo que visa aumentar o potencial e a capacidade de provimento de energia aos trens. Com um cenário de expansão da oferta de trens, a tecnologia do Eletrocentro vem ganhando mais espaço.

A adoção da nova tecnologia veio através das sondagens das equipes de engenharia que buscaram adotar o eletrocentro ao invés de adquirir uma estrutura convencional.

O eletrocentro atende apenas as estruturas em 3kV provenientes da rede aérea de tração. Dessa forma ele contribui para diminuir as seções de energia, minimizando o impacto da falta de energia em caso de falha.

Linhas de 3.000 Volts são ligadas ao eletrocentro (Jean Carlos)

A solução foi adotada em Itaquaquecetuba na Linha 12-Safira e será aplicada nas cabines seccionadoras de Capuava e Guapituba da Linha 10-Turquesa. A estrutura é ligada diretamente com a rede aérea.

A principal função do eletrocentro será adicionar mais disjuntores ao sistema de forma que ele se torne mais eficiente e confiável com a distribuição de cargas ao longo do sistema menores trechos afetados em caso de queda de energia.

Quando há sobrecarga no sistema de energia ou um curto circuito, em vez de o sistema desligar a subestação mais próxima prejudicando a alimentação geral do sistema, será feito o desligamento em um ponto intermediário.

O rearme dos eletrocentros deverá ser mais rápido do que em estruturas tradicionais uma vez que o controle será realizado de forma automática através de um sistema de telecontrole.

Isso permitirá que a operação do sistema torne-se aos poucos desassistida, ou seja, sem a necessidade da permanência de um funcionário para a realização das manobras elétricas.

O eletrocentro é uma estrutura completamente blindada. O seu interior é climatizado uma vez que diversos elementos elétricos e eletrônicos estão em seu interior. A estação Varginha na Linha 9-Esmeralda também receberá este item.

Porta blindada do eletrocentro (Jean Carlos)

A vantagem na aquisição do eletrocentro é que o mesmo já vem praticamente montado para a função desejada. Ele também conta com áreas de convivência para casos de pernoite de funcionários.

Em casos de apagões de energia um sistema de backup composto por um banco de bateria opera de forma que o controle dos equipamentos vitais ainda seja possível.

Banco de baterias que garante o funcionamento em caso de queda de energia (Jean Carlos)

Remotamente é possível realizar o controle de todos os sistemas, inclusive a temperatura local. Um posto foi instalado no local sendo espelhado no CCO Brás. 

Todos os futuros investimentos em subestações irão prever estruturas semelhantes aos eletrocentros. A Subestação Santo André e a subestação Memorial da América Latina deverão ser as primeiras a contarem com a novidade.

Equipamentos de rede que permitem o controle local e remoto (Jean Carlos)

Espera-se que no longo prazo todas as cabines seccionadoras e subestações possam ser telecomandadas. Isso poderá gerar, além de economia de tempo, segurança já que a manipulação de equipamentos em alta tensão podem gerar acidentes fatais em casos de falhas ou erros de operação.

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