Conselho de Doria aprova repassar corredor de ônibus ‘BRT’ para a Metra

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Como se esperava, governo do estado prorrogará concessão do Corredor ABD e entregará obra e operação do projeto sucessor da Linha 18-Bronze ao grupo empresarial que domina o transporte na região
A Metra conseguiu o que queria: derrubar a Linha 18 e assumir todo o transporte no ABC (GESP)

Como era esperado, o governo Doria aprovou a proposta de entregar o projeto de construção e operação do corredor de ônibus “BRT” que substituiu a Linha 18-Bronze do Metrô para a concessionária Metra. A informação foi revelada pela ata da reunião dos conselhos de Desestatização e Parcerias Público-Privadas, realizada no dia 21 de dezembro.

Segundo essa proposta, a Metra, controlada pelo grupo Auto Viação ABC, assumirá o BRT e linhas secundárias de ônibus intermunicipais na região do ABC mediante a prorrogação antecipada do contrato de concessão do Corredor ABD por mais 25 anos. Essa hipótese surgiu pela primeira vez no começo do ano quando um documento da EMTU revelou a intenção de entregar o projeto para a concessionária. Até então, o governo se desdobrava em criar pretextos para justificar o fim da Linha 18, como demanda menor do que a esperada, custos exorbitantes e vantagens duvidosas do corredor que incluíram até uma capacidade de passageiros fantasiosa.

A novidade da reunião é a revelação que a Metra já vinha negociando a ideia com a EMTU, segundo relatou o assessor da presidência Manoel Botelho: “após proposta inicial da Concessionária Metra, foram realizadas diversas rodadas de negociação, chegando-se a uma modelagem econômico-financeira mais favorável ao Poder Concedente do que aquela decorrente de uma licitação própria, contando com os mesmos serviços objeto da proposta de prorrogação antecipada“. A outra alternativa seria lançar uma nova licitação que reunisse os dois corredores e as linhas intermunicipais, mas a ideia foi descartada como inviável sem qualquer explicação no documento.

Na decisão favorável, o colegiado, formado por integrantes do governo como o vice-governador Rodrigo Garcia, foi determinado que a renovação antecipada deverá adequar o novo contrato para incluir algumas cláusulas mais atuais, como a que prevê o compartilhamento de receitas acessórias, e índices de reequilíbrio financeiro em caso de despesas variáveis. A nova concessão deverá permitir que a Metra possa subcontratar outras operadoras para qualquer um dos serviços previstos.

Projeção de estação da Linha 18-Bronze: em vez de uma linha de metrô, ABC terá de conviver com mais um corredor de ônibus (VEMABC)

Embora ofereça poucas informações, a ata prevê que a Metra deverá criar uma nova Sociedade de Propósito Específico (SPE) e que arcará com todas as desapropriações necessárias para implantar o corredor de ônibus, além de riscos ambientais.

Em suma, como já repetido por este site, um acordo que cai como uma luva para empresários de setor rodoviário do ABC, ao dispor de monopólio literal do transporte público na região, e também para a gestão Doria, que evita criar atritos com grupos políticos e de quebra se livra da necessidade de investir recursos, como no projeto da PPP da Linha 18. A revelação de que os donos da Metra já haviam tomado a iniciativa de propôr a ideia demonstra como o interesse público e os pretextos técnicos nunca fizeram parte da decisão de cancelar o ramal de monotrilho.

Infelizmente, a população do ABC está no fim da fila das prioridades da atual gestão em se tratando de transporte coletivo de qualidade e de baixo impacto na malha urbana. Com a Linha 20-Rosa ainda nos passos iniciais e a modernização da Linha 10-Turquesa em compasso de espera, as tais “soluções de mobilidade urbana” apresentadas por Doria em julho do ano passado até aqui se mostraram um enorme êngodo.

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  1. Até quando nesse país, vai se optar por ônibus ou caminhão ao invés de trem ou metrô!!! Já não basta terem destruído ao longo de décadas , quase toda a linha ferroviária nacional!!!

    1. Reinaldo esse país é uma vergonha mesmo. Que país desenvolvido no Mundo depende quase que exclusivamente de ônibus e caminhões para o transporte de cargas e passageiros? Veja aquela vergonha nacional que passamos em 2018 quando descobrimos que se os caminhoneiros pararem o Brasil para junto! Isso é vergonhoso e indignante para um país com as dimensões do nosso.
      Quando o Dória varreu a linha 18 para a construção de um ineficiente corredor(porque BRT, nos moldes de Curitiba ou Expresso Tiradentes isso aí não vai ser) estava na cara que ele entregaria a “linha” de mão beijada para a empresa que há anos domina a região. Eu queria saber onde está a Alesp para barrar o que está acontecendo no ABC? Isso aí deve ser investigado através de uma CPI já.

  2. o pior é que a metra fez isso aí agora vai encher mais as ruas vai ficando cada vez mais cheio mais congestionamento e pior é quando tem os faróis quando tem os faróis de sinal aí fica parando mais do que o trem e metrô por exemplo se deixasse o monotrilho ia ser bem mais rápido ia ser tipo um fura fila

  3. O pior é que a metra fez isso aí agora vai encher mais as ruas vai ficando cada vez mais cheio mais congestionamento e quando tem farol de sinal aí fica parando mais do que trem e metrô por exemplo se deixasse o monotrilho ia ser tipo um fura fila.

    eu tava esperando tanto o monotrilho chegar e essa metra estragou tudo a região do ABC queria tanto esse monotrilho e a metra estragou tudo porcaria.

  4. O Dória enganou a todos!!!! Ao se eleger prefeito usou o álibi de que não era política, se vendeu como um gestor que só queria o melhor para a cidade, na verdade é um lobo em pele de cordeiro, político safado da pior espécie, que se for preciso entrega até a própria mãe!!!! Em suma, quando chegar as próximas eleições vai vir com o papinho furado que o metrô não era viável e irá nos enfiar goela abaixo um corredor de ônibus, mal planejado, mal executado e muito longe de atender as melhores técnicas para implantação de um sistema de transporte complexo e de grande monta! Na verdade, tenho a impressão de que estão empurrando com a barriga a questão do cancelamento do contrato com a VEM ABC (operadora do monotrilho), o próprio Alckmin recentemente disse que os dois sistemas podem trabalhar em conjunto, não são conflitantes, acho que no fundo irão implantar os dois sistemas, demanda para tanto existe!

  5. Por conta da matéria no Metrô CPTM, “Alckmin defende retomada da Linha 18-Bronze modal no ABC Paulista” de 28-12-2020
    Com esta declaração do Alckmin que embora seja do mesmo partido de Dória além de confirmar a discórdia foi mais uma constatação da vulnerabilidade de decisões abstratas e que a politicagem rasteira no Brasil sempre prevalece acima das decisões técnicas sensatas, desta forma o gestor se apressou com a decisão do “Conselho de Doria aprova repassar corredor de ônibus ‘BRT’ para a Metra”, sendo assim se prorrogará concessão do Corredor ABD e entregará obra e operação do projeto sucessor da Linha 18-Bronze ao grupo empresarial que domina o transporte na região.
    “O ABC perdeu um monotrilho e ganhou duas linhas de Metrô”. Com estas palavras do secretário reconduzido dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em coletiva de imprensa realizada em julho de 2020, para anunciar o fim da Linha 18-Bronze. Na ocasião para efeito de compensação, representantes do governo estadual anunciaram a autorização de estudos para a Linha 20-Rosa que atenderia o ABC, além da transformação em Metrô de superfície e melhorias na Linha 10-Turquesa, porém agora já no final de 2020 já está descartada a chegada da Linha 20 em Santo André e o tal Metrô de superfície gorou, ou seja compromissos vazios.
    Vale ressaltar que destas decisões participaram também e são coniventes os representantes do “Consorcio do Grande ABC”, no qual ocupa a presidência atualmente é o prefeito de Santo André Paulo Serra do PSDB.

  6. se aqui fosse um país sério, esse sujeito já estaria sendo no minimo investigado. alem de cancelar um projeto sem nenhum parecer tecnico, o governador simplesmente faz uma prorrogaçao de contrato atrelado a uma nova concessao. nem sei se isso seria permitido de acordo com a legislaçao, visto que nao há uma concorrencia publica nem a possibilidade de qualuqer outro interessado de participar do certame, o que pode incorrer em prejuizo ao erario. mas é disso q o povo gosta, toda em eleiçao em SP, a unica certeza é que o 45 sempre vence.

  7. Leoni, pelo que andei lendo por aí, o prefeito de Santo André, juntamente com Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires pressionaram o secretário Vinholi pela volta do monotrilho, o problema é que o prefeito “Dumbo” de SBC, e fiel escudeiro do calça apertada, não deixou, o Morando ajudou a afundar a idéia de implantação do monotrilho da região….

  8. Francisco, Paulo Serra prefeito de Santo André atualmente ocupa a presidência do “Consorcio do Grande ABC”, desta forma ele deveria tomar uma posição contraria e não aceitar de forma passiva!
    Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o início da Linha 20-Rosa em mais um uso político demagógico para as próximas eleições, e novamente a população do ABC é ludibriada com o aval e cumplicidade dos prefeitos da região principalmente os do PSDB.
    Com relação a esta Linha 20-Rosa, um detalhe chama a atenção, é que seus terminais Lapa e em Santo André chegam exatamente nas Linhas 7 e 10 da CPTM que possui uma 3ª linha ociosa entre Capuava e Brás, e sua conclusão é para após 2034, ficando claro que é melhor investir na CPTM , inclusive para receber os Trens Intercidades.
    Mesmo demonstrando em uma planilha “Cronologia do cancelamento da Linha 18-Bronze”, assim como já havia sido feita uma outra detalhada de todas as linhas de Metrô pendentes, inconclusas e postergadas, inclusive incluindo vídeo de campanha política em que aparece o Dória prometendo sua realização da linha, fazendo lembrar o que levava o deputado federal cacique Mário Juruna PDT-RJ, que por não confiar nas voláteis palavras dos homens sempre vinha acompanhado de um gravador de voz, não bastasse isto o atual prefeito de São Bernardo Orlando Morando PSDB enquanto era deputado juntamente com sua esposa também deputada Carla que chegou a posar em inumeráveis “Out doors” pelas cidades do ABC em que apoiava o monotrilho resolveu debandar para o BRT da Metra em uma atitude irresponsável, e novamente é a população que vai arcar com essa indenização daquele consórcio extinto, por uma decisão de um gestor “show business” irresponsável, pois não existe garantia nenhuma caso não seja reeleito em 2022, o próximo dará prosseguimento nas obras.

  9. Era muito óbvio que se esse safado fosse eleito ele iria governar em prol dessas verdadeiras máfias, empresas de ônibus no ABC são uma das maiores. Era óbvio também que era uma mentira descarada quando o mesmo sem-vergonha prometeu a Linha 18 em visita ao ABC, afinal estamos falando de um sujeito sem palavra alguma. Infelizmente ele enganou muita gente inocente com esse jeito marketeiro canalha de “O Gestor”.

    Se o Brasil fosse um país minimamente sério essa troca absurda já era pra estar sendo investigada a tempos, o que deve ter de troca de favores nisso deve ser algo surreal.

    Enfim, acho que já era mesmo o monotrilho, e o ABC vai ganhar um lixo de corredor de ônibus que teimam em colocar um nome bonitinha pra disfarçar

  10. A verdade é que o ABC infelizmente está refém de uma máfia de transportes na região que se sobrepõe aos interesses públicos. É bom ressaltar que a região do ABC é a única a operar as linhas intermunicipais da EMTU sem licitação (exceto a Metra por operar um serviço específico mas tem a Publix e a Viação ABC, que são do mesmo grupo e estão nesse balaio das não licitadas, como “permissionárias”). Em detrimento do interesse público e do bem estar da sociedade, o Doria arrega a esse grupo empresarial, que não só tira o direito do Monotrilho em favor de mais um corredor de ônibus para a Metra, como também dará a operação a maioria das demais linhas intermunicipais às empresas Publix e Viação ABC. Gostaria de saber se uma vez mudado o modal, não deveria ter uma licitação? Não deveria abrir uma consulta pública da região? O Doria pouco se importa com a população local e está para monopolizar de vez o transporte intermunicipal do ABC! Lamentável… eis ai um “Jestor”… Fora Dória!!!

  11. Só com indenização o governo de SP gastará mais de R$ 1 bilhão, dinheiro esse que sairá dos bolsos dos contribuintes (ou seja, dos nossos bolsos). Isso, somado ao custo previsto do BRT, deverá passar de R$ 2 bilhões. Se for para gastar tudo isso em um sistema arcaico (fruto de acordos do Doria com a Metra), que se mantenha então o monotrilho. Até porque o gasto que o governo de SP teria com o monotrilho seria de R$ 2,5 bilhões. O restante sairia da iniciativa privada, algo em torno de R 3,5 bilhões. Um absurdo a população do ABC ser prejudicada não por incompetência (antes fosse), mas por conta de interesses privados. Lamentável.

    1. As pessoas não compreendem como funciona o processo político partidário, um partido político que já está a mais de 24 anos no governo do estado, tirando as prefeituras que eles também monopolizaram, e sempre com discurso de melhorias para a mobilidade como um todo para o abc, e que nunca tiveram, realmente a intenção de de melhorias, vide as precárias condições dos ônibus da emtu das empresas do abc. É a convivência por interesse que somos submetidos as péssimas condições, para não dizer desumana para que depende de se locomover no abc. Não há interesse em melhorias por parte desse partido, ou qualquer um que seja, o que existe, é manter a precariedade, para que projetos bonitos sejam apresentados nos planos de governo em ano de eleição. Seja qual o nome que estiver a frente do palácio dos bandeirantes, somado á algumas prefeituras aliadas, continuaremos sem investimentos, para o transporte, diferente daquilo que vemos em outras regiões de São Paulo, onde que, apesar de insuficiente, ainda observamos coisas sendo feitas e discutidas. Quem escolhe o partido que vai governar o estado e os municípios, é a própria população, e estamos escolhendo a mais de vinte quatro anos, o PSDB, mais os revezamentos de partidos aliados nas prefeituras. Sendo assim, a política feita até aqui, é o marco do contraditório, vide a cartartilha do partido, que nada tem a ver com a prática. Informações sobre o PSDB, de como as ações nada dizem com a realidade, pelo menos no abc, vide: https://psdb-go.org.br/historia/.
      Precisamos de uma auto crítica, se estamos sabemos escolher quem ocupa o cargo de líder de um estado que é quase uma nação, por todas as multiplicidade que São Paulo oferece.

  12. Morei em São Caetano e o monotrilho naquele percurso sempre foi visto com desconfiança por não ser uma rota importante. Além disso, iria congestionar ainda mais a estação Tamanduateí. A decisão é acertada, pois priorizará a linha rosa, esta sim muito mais importante para o ABC, já que conectará a região diretamente com a zona sul de São Paulo, sem sobrecarregar ainda mais a linha verde. A linha rosa passará em Rudge Ramos, que atenderá São Bernardo com capacidade de transporte maior do que o monotrilho. Além disso, o monotrilho seria um prêmio para São Caetano, a cidade mais corrupta da RMSP, e que já é atendida pela CPTM.

    1. Sério mesmo que você acredita na tal linha rosa? A maior falácia que eu já ouvi na vida, uma das muitas mentiras infundadas de o tal gestor, que só pra refrescar sua memória prometeu a Linha Bronze em visita a SBC.Então não venha com essa de decisão acertada.
      E onde você tirou a informação que São Caetano é a cidade mais corrupta da região metropolitana?

      Monotrilho beneficiaria e muito a cidade de São Bernardo que é a maior vitima da máfia dos transportes na região.

      O

      1. Felipe, uma vez um cidadão discutiu comigo porque disse que a linha amarela era uma miragem e não passava de uma promessa vazia do Alckmim. Pois é… E você acha que seria então melhor desembocar outra linha na linha verde, que além de já servir parte do ABC, futuramente terá também que absorver passageiros vindos da zona leste e Guarulhos? Ou seria mais prudente (e inteligente), unir o ABC a São Paulo por outra linha? São Caetano é referência em corrupção tanto em nivel político quanto no judiciário, considerado um dos piores do estado. Morei mais de 30 anos lá e sei EXATAMENTE o que estou dizendo. Tenho conhecidos na política e no judiciário que sabem dos podres da cidade. Você está valorizando a máfia errada, pois São Caetano deixa esta turma no chinelo. São Caetano teria uma estação da linha verde, mas foi retirada porque ninguém do governo do estado quis mexer naquilo.

        1. Guarulhos? só pra te atualizar a extensão até lá já foi sacada da “lista de prioridades”

          E essa bosta de corredor de ônibus vai terminar na Linha Verde do mesmo jeito…Um amigo aqui do site,que não me recordo nome, até deu uma sabia ideia que a Linha bronze poderia ter seu ponto final na Estação Ipiranga, assim aliviando a Estação Tamanduatei

          É incrível que ainda existam pessoas que gostem de defender o indefensável apenas por seus ideais políticos. Linha Rosa é ilusão sim, trocaram um projeto pronto e licitado para vir com uma hipocrísia sem tamanho que é aquele tiro no escuro de Linha Rosa, isso é debochar da cara da população e ainda ter alguns que batem palminhas e acham que está tudo bem. O Sr.Gestor mentiu para a população na cara dura.

          E sobre a corrupção em São Caetano qual é a culpa da população nisso? Por causa de políticos então os moradores da cidade têm que ser privados de qualidade no transporte público? Faça o favor né.

    2. É inacreditável que alguém que se diz ter morado trinta anos em São Caetano e não conheça o trajeto proposto para os pretensos BRT / Monotrilho, e que o Córrego dos Meninos é uma região de vale alagadiça, de divisas entre São Caetano e São Bernardo com Santo André e São Paulo, com diversas passagens de nível e portando imprópria para corredor terrestre, exceto se utilizar veículos anfíbios, e também que o atual trajeto do corredor ABD que é sempre interrompido por ocasião das enchentes, não trafega em São Caetano, e das mesma forma seus proprietários da Metra, Viação ABC não o são.

      Com o pretenso modal o local mais abrangente é São Bernardo, Santo André sendo que São Caetano os benefícios são mínimos, quanto ao terminal final poderia ser transferidos da Estação Integradora Tamanduateí para nova também Estação Integradora do Ipiranga do Metrô -CPTM.

      Depois de postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, eis anunciado o cancelamento da Linha 20-Rosa até o ABC em mais um uso político demagógico para as próximas eleições, e novamente a população foi ludibriada com o aval e cumplicidade da maioria dos prefeitos da região principalmente os do PSDB.

      Com relação a corrupção, é mencionado de forma oculta sem mencionar nomes, porém será que é maior que em São Paulo?
      Conclusão: Quando se conhece o “Modus Operandi” do PSDB que está em prática em São Paulo a mais de 25 anos não deveria se surpreender com estas bravatas, o secretário reconduzido sr. Baldy que foi indiciado por corrupção na época que foi secretário da Saúde em Goiânia, da mesma forma José Serra que ganhou o codinome ‘vizinho’ por morar próximo a seu principal contato na empresa, Pedro Novis, de acordo com a Procuradoria, Serra solicitou, no fim de 2006, propina de R$ 4,5 milhões da Odebrecht e indicou que gostaria de receber o montante não no Brasil, mas no exterior, assim com o sr. Paulo Vieira de Souza, vulgo Paulo Preto afastados por corrupção, sendo que este último foram encontrados mais de cem milhões de reais em cédulas mofadas em um apartamento em SP. Os gestores vem colecionando fracassos com sucessivos erros de planejamento ignorando o “Plano diretor”, divulgando e iniciando novas linhas de forma concomitante sem concluir as que estão iniciadas, invertendo prioridades, fazendo politicagem com os projetos, desperdiçando o dinheiro público.

  13. Vai ser a primeira linha BRT no mundo em que nos meses de verão para os passageiros será obrigatório o uso de coletes salva-vidas, snorkel e curso de natação.

  14. A principal razão do projeto do monotrilho não ter ido para frente foi a promessa do governo federal de investimento a fundo perdido, mas que no final, para variar, ficou apenas na promessa mesmo. Em uma década marcada pela Olimpíada no Rio e Copa do Mundo, as promessas vazias do governo federal para os projetos do monotrilho em Manaus, VLT em Cuiabá, metrô em Curitiba e Porto Alegre, além do famigerado TAV Campinas-São Paulo-Rio, culminaram em um presidente vestindo um belo pijama listrado e uma presidAnta, que na falta de uma camisa de força, sofreu um impeachment. Ambos jogaram o país em uma crise fiscal apenas comparável à provocada pela pandemia em 2020 e foram varridos do país com sua trupe. Enquanto isto, no mesmo período, o metrô de São Paulo, com recursos do estado, aumentou sua malha em quase 50%, mesmo com os problemas das construtoras enroladas com a corrupção federal, conhecida no mundo todo. Os paulistas sabem disso…

  15. Ao longo do tempo já vi vários como você criticando e bufando contra o governo e os projetos sendo tocados e terminados, mesmo sem apoio federal. As prioridades vão mudando conforme estes projetos vão sendo tocados e Guarulhos não está descartada, mas entendo porque você não deve acompanhar muito a forma como o metrô administra seus projetos,e também pela sua mentalidade imediatista. Quanto São Caetano, a população elege os mesmos corruptos há tempos… Pagam o pato. É mais incrível ouvir criticas sem fundamento por defender ideais políticos já varridos do país.

    1. Não se trata de mentalidade imediatista, se trata de cobrar o que foi prometido durante campanha.E quem está defendendo ideais políticos é você e não eu.
      E você ainda tem a coragem de dizer que minha crítica é sem fundamento, da uma olhadinha nos outros comentários e veja quantos compactuam com minha opinião, qualquer pessoa com mínimo de bom senso sabe que a troca foi por mera politicagem, uma sacanagem sem tamanho, só sendo um fanático por certo partido político para não querer enxergar a realidade.

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