Destaques Linha 18 Metrô de São Paulo

Maior prejudicada pela implantação da Linha 18-Bronze, empresa pode herdar corredor BRT do ABC

Em documento da EMTU, governo admite que pode estender concessão da Metra em troca da construção e operação do corredor de ônibus no lugar do monotrilho
Coincidência do destino, BRT do ABC pode cair no colo da concessionária Metra (GESP)

Por uma ironia do destino, a responsabilidade pela implementação e operação do “BRT Metropolitano ABC Paulista”, corredor de ônibus com vias expressas que substituirá a Linha 18-Bronze, pode cair no colo da Metra, concessionária que opera atualmente o Corredor ABD. A informação consta do Plano de Negócios da EMTU para 2020, empresa do governo do estado que gerencia as linhas de ônibus intermunicipais.

Na ação orçamentária 2616, a companhia discorre sobre a implantação do BRT e que não foi contemplado com recursos no orçamento do estado deste ano – apenas simbólicos 10 reais, uma forma de permitir que o governo faça remanejamentos de outros projetos se preciso. No entanto, o texto explica que a EMTU está estudando a possibilidade de repassar o projeto para a Metra mediante uma renegociação em que a concessão do Corredor ABD seria ampliada tendo como contrapartida o investimento privado no novo corredor.

Foi instituído grupo de trabalho visando à viabilização da execução do empreendimento por meio de parcerias com investimentos da iniciativa privada. Nesse sentido estão em andamento processos de Qualificação para atendimento da Lei 16.933 (Metra e Áreas 01, 02, 03 e 04 da RMSP), com elaboração de Matriz de Decisões – Análise Comparativa de Itens – Prorrogações dos Contratos de Concessão – RMSP e Metra, cujas informações deverão ser apuradas e preenchidas pelo Grupo Técnico de apoio aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos“, diz o texto (veja abaixo).

A lei 16.933 estabelece as diretrizes gerais para a prorrogação e relicitação dos contratos de parceria, um artifício que tem sido usado em várias concessões como as de trens de carga do governo federal. A ideia é evitar uma nova licitação e ao mesmo tempo garantir o investimento para modernização ou ampliação de determinados projetos. Graças à esse expediente, o governo Doria deverá conseguir lançar o Trem Intercidades, que utiliza ramais de carga e que serão liberados pelas concessionárias após negociação com a União.

No entanto, o caso do BRT do ABC Paulista causa estranheza por beneficiar diretamente a Metra, empresa que teria a demanda do Corredor ABD afetada justamente pelo projeto do monotrilho. Quando o governo decidiu seguir com a Linha 18-Bronze após empenho do ex-prefeito de São Bernardo do Campo, o petista Luiz Marinho, o projeto original previa que o ramal chegaria até o bairro Alvarenga, mas não demorou para que a gestão Alckmin suprimisse o trecho após a rua Djalma Dutra, no centro da cidade.

A razão apontada na época era de que o monotrilho prejudicaria o corredor por se sobrepôr a ele – a via elevada usaria justamente a canaleta dos ônibus para ser construída. Com isso, apenas um trecho de 14 km até Tamanduateí foi incluído na PPP, mas mesmo esse percurso certamente afetaria a demanda do Corredor ABD, sobretudo os ônibus que circulam entre São Bernardo e Santo André, onde passa a Linha 10-Turquesa, ramal mais próximo da rede metroferroviária.

Projeto de estação da Linha 18 - Bronze
Cancelado, monotrilho da Linha 18-Bronze concorreria com corredor de ônibus da Metra (VemABC)

Com o monotrilho levando seus passageiros até Tamanduateí (Linha 2-Verde do metrô), haveria uma enorme economia de tempo e dinheiro já que o bilhete da Linha 18 daria direito a circular por toda a malha, prejudicando a Metra. A empresa opera o Corredor ABD desde 1997 quando venceu a licitação e assumiu o trabalho que antes era feito pela própria EMTU. A concessionária pertence ao Grupo Viação ABC que por sua vez é de propriedade da tradicional família Setti Braga. A viação, inclusive, viu suas linhas de ônibus na região serem sobrepostas na década de 80 justamente pelo corredor, originalmente um projeto que deveria utilizar apenas trólebus.

Sem projeto

O documento da EMTU traz uma informação extra, a meta de obter R$ 204 milhões para tirar o projeto do BRT do papel. Trata-se de uma das poucas informações disponibilizadas pela gestão Doria desde que cancelou a linha de metrô em julho do ano passado e anunciou o corredor de ônibus como solução ideal para a região. Há meses, a secretaria dos Transportes Metropolitanos promete mostrar mais detalhes do projeto que deveria ser implantado em tempo curto, mas até agora nada surgiu.

Se de fato a Metra assumir o novo corredor, será uma tripla vitória ao evitar uma concorrência de modal, ver sua atual concessão ser expandida e, de quebra, ampliar seu domínio no transporte público no ABC Paulista com o BRT. Para o governo Doria, por outro lado, será uma forma de economizar recursos ao não precisar mais investir em um transporte mais moderno e capaz, mas de custo bem superior. Quanto aos usuários, bem, esses continuarão sonhando com o metrô.

Com informações do ViaTrolebus.

Documento com os planos da EMTU para 2020 revela intenção de estender concessão da Metra em troca de investimento no BRT (Reprodução)

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Ricardo Meier

É um entusiasta do assunto mobilidade e sobretudo do impacto positivo que o transporte sobre trilhos pode promover nas grandes cidades brasileiras. Também escreve nos sites Airway (aviação) e AUTOO (automóveis).

21 Comentários

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  • Não tem como o Ministério Público abrir uma investigação sobre esse caso? Como pode virar uma denuncia? Está claro que tem diversos interesses envolvidos nessa história.

    • Também penso como vc, MP deveria investigar a fundo isso.

      E aproveito para deixar uma pergunta para alguém que entenda do assunto:

      Será que meros “mortais” como nós podemos articular uma denuncia sobre tal assunto?

  • Só não vê quem não quer! É óbvio que o esquema do modal rodoviário aqui de São Bernardo queria derrubar a proposta de metrô. Uma linha metroviária com o alcance que a linha 18 teria com certeza teria impacto significativo no transporte por ônibus, uma vez que as linhas intermunicipais e, especificamente, os trólebus são as únicas opções de ligação com a capital. A linha 18 iria absorver uma grande parte dos usuários de ônibus, algo impensável pra uma empresa que monopoliza o transporte da cidade.

  • Tem como alguém que tenha bom senso pedir uma investigação sobre isso ou é muito difícil as coisas acontecerem no Brasil?

  • Maracutaia das grandes, João Doria e dua trupe são canalhas demais. MP deveria investigar a fundo essa patifaria, e impedir que essa tragédia não seja consumada.

  • Essa história de arquivar a Linha 18-Bronze não desceu até agora. Uma CPI, investigação, precisa ser criada urgente e se possível punir Dória e Baldy pelo descalabro que fizeram com a população do ABC Paulista. Pra terminar, Dória é Gestor, mas sem um pingo de visão de futuro, ou seja, se nada serve.

    • entendo que o monotrilho é um modal que nao deveria ter sido sequer pensado aqui em SP, quanto mais implantado … mas se o governo quisesse alterar a linha 18 bronze , deveria entao colocar uma linha de metrô, trem ou mesmo VLT. mas nao retroceder aos onibus. corredor de onibus em sao bernardo já tem. e agora esta noticia já se sabe o motivo. tudo armaçao

      • Só pra lembrar que VLT está mto abaixo do monotrilho em capacidade de transporte, então sim foi acertado usar monotrilho

  • Só falta essa agora! A porcaria da Metra operar o BRT. Vai ter equipamento “com problemas” toda hora, e se operarem como os troleibus, o motorista sai quando quer e não cumpre o horário mesmo já estando no local faz tempo, enquanto
    EMTU faz vista grossa. Melhor continuar indo pro Sacomã mesmo.

  • “Maior prejudicada pela implantação da Linha 18-Bronze, empresa pode herdar corredor BRT do ABC”

    Creio que este título é inapropriado e inoportuno, pois a maior prejudicada foi a população do ABC e região, e não a empresa, lembrando que a região tem uma grande disputa com empresários de onibus, ao ponto de existirem várias ocorrências policiais com extorsões e até prefeitos envolvidos.

    A região em que irá trafegar o monotrilho ou quaisquer outros na Linha 18-Bronze é paralela quase que totalmente ao Córrego dos Meninos / Rio Tamanduateí, portanto sujeita a inundações constantes como em Março de 2019, portanto é fundamental que o sistema seja elevado não importa o modal escolhido, ou se corre o risco de se construir um sistema obsoleto já na sua criação.

    Isto é “O critério será absolutamente técnico. Se não houver nenhum viés político. Situação de obras públicas, com recurso público, com recurso privado ou de ambos, tem que ser o critério técnico”.

    Um exemplo prático disto é o que ocorre no atual corredor ABD dos trólebus do BRT que é interrompido frequentemente nas enchentes, recentemente o prefeito de São Bernardo indicou que a construção de piscinão do Paço finalizado em Agosto de 2019 resolveria o assunto, porém apesar de pronto não comportou, e eis que agora ele promete o piscinão Jaboticabal como solução!!!

  • Depois o Dória quer voto na região do ABCD. Precisamos tirar esses políticos que prejudicam a população. O correto era implantar o Metrô, onde todo mundo sabe que é bem melhor ou no mínimo o monotrilho. Não implantar BRT que é antigo , lento, caro e poluente.

  • QUEREMOS RESPEITO
    QUEREMOS DIGNIDADE
    QUEREMOS RECONHECIMENTO PELO NOSSO TRABALHO E RECOLHIMENTO DE ANOS E ANOS DE UM PIB INVEJÁVEL AMERICANO
    QUEREMOS M E T R Ô

    MERECEMOS M E T R Ô

    METRÔ, METRÔ, METRÔ
    NADA MENOS QUE METRÔ
    NADA DE MONOTRILHO, NADA DE BRT
    MERECEMOS duas linhas de METRÔ, uma ligando SBCampo e outra sob, sobre e aos lados da linha da CPTM, (pode ser Av dos Estados) retomando a linha SANTOS JUNDIAÍ (via Paranapiacaba)
    MERECEMOS também dois liiiiiindos aeroportos, um de passageiros e outro de cargas

    GOVERNADOR PARE DE AMARRAR AS CIDADES DO GRANDE , GRANDE ABC

    DEIXE-NOS EVOLUIR

  • Linha 18 Bronze do metrô de São Paulo. Maior cagada do Dória alterando para corredor de ônibus, com certeza depois de pronto não terá vida longa, pois é um grande retrocesso e no futuro próximo será substituído por metrô, ou seja, investimento perdido. Sr. Dória, faça certo desde a primeira vez, não adianta tapar sol com peneira. Grande decepção, nunca mais terá meu voto.

  • Grande golpe a mudança do metrô linha 18 Bronze ser substituído por corredor de ônibus, melhor não fazer nada Dória enganador.

  • Isso é a mais pura enganação! Nos próximos meses o Dória vai declarar que teve que cancelar o BRT. Sem afetar o trânsito na Lauro Gomes ou na Guido Aliberti, por onde isso vai passar?

Airway