Embora o governo Doria tenha indicado uma solução encaminhada para a implantação do “People Mover” ligando o Aeroporto de Guarulhos à Linha 13-Jade da CPTM, até o momento não há uma declaração oficial sobre o fornecedor do sistema.
Concorrem pelo projeto o consórcio GRU Connecta, liderado pela empresa austríaca Doppelmayr, e o brasileiro AeroGRU, que reúne a Aeromovel, Marcopolo, entre outros. Este último fez a proposta mais barata para o sistema de 2,6 km de extensão e quatro estações, mas a concessionária que opera o aeroporto, a GRU Airport, teceu várias preocupações quanto à adoção da tecnologia, por compressores de ar.
Esses detalhes vieram à tona em janeiro após o envio de um documento ao TCU (Tribunal de Contas da União) em que a GRU Airport sugere que o governo federal assuma os riscos pela adoção da proposta mais acessível. A empresa se mostrou totalmente favorável ao projeto tracionado por cabos da Doppelmayr, a despeito do custo maior e de não atender aos requisitos de automação do serviço.
A decisão sobre qual das propostas será adotada caberá ao Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Segundo o secretário Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos), o ministro Vital do Rêgo, do TCU, deve dar o aval para o projeto nas próximas semanas enquanto a ordem de serviço por parte do governo federal é prevista para a segunda quinzena de março. Nenhuma citação ao projeto escolhido foi feita pelo governo do estado que, na prática, não tem poder de decisão sobre o processo.
No entanto, o site apurou que cerca de uma semana antes do anúncio da gestão Doria, uma reunião entre a ANAC, a GRU Airport e o consórcio AeroGRU ocorreu nas dependências do Aeroporto de Guarulhos.

Segundo documento a que o site teve acesso, um diretor da ANAC se encontrou “com representantes da Concessionária GRU Airport e do Consórcio AeroGRU sobre People Mover Aeroporto de Guarulhos”.
A reunião ocorreu às 14h do dia 20 de janeiro, curiosamente, a data de inauguração do Aeroporto de Guarulhos, aberto em 1985. Não há detalhes, contudo, sobre o que foi tratado nesse dia, mas o site não encontrou evento semelhante em relação ao outro consórcio, indicando que pode ter havido uma tentativa de acertar as arestas entre os envolvidos. Outro indício disso é que o encontro virtual entre o governador João Doria, a GRU Airport e a ANAC aconteceu no dia 29 de janeiro, portanto, após essa reunião presencial.
Fundada pelo Oskar Coester nos anos 70, a Aeromovel tenta há décadas viabilizar em grande escala sua tecnologia, mas até hoje apenas dois sistemas foram implantados, um na Indonésia e outro no Aeroporto de Porto Alegre.
O projeto de Guarulhos, no entanto, é bem mais ambicioso e complexo, envolvendo uso de várias tecnologias não presentes nos antecessores. O sistema proposto pela AeroGRU, por outro lado, reúne outros fornecedores e pode servir como vitrine para uma futura expansão internacional.
Em novembro, após o governo federal confirmar o acerto para que o projeto seja custeado pela outorga devida pela GRU, o jornal GZH, de Porto Alegre, afirmou que o AeroGRU seria contratado.