Contagem regressiva: Linha 7-Rubi trocará de mãos em menos de um ano

Trem da Linha 7 chegando à Jundiaí: TIC Trens vem aí (Jean Carlos)
Trem da Linha 7 chegando à Jundiaí: TIC Trens vem aí (Jean Carlos)

A transição de comando na Linha 7-Rubi de trens metropolitanos terá início neste domingo, 1º de dezembro, como mostrou este site anteriormente.

É nessa data que a TIC Trens, concessionária criada pelo consórcio C2 (Comporte e CRRC) que venceu o leilão do Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas) começará a treinar seus funcionários no ramal com apoio do CPTM.

Trata-se da contagem regressiva para que a empresa privada assuma a operação e manutenção da Linha 7 em 26 de novembro de 2025.

Portanto, serão 12 meses para que a TIC Trens se prepare para oferecer o serviço aos passageiros e não repetir os problemas visto nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda quando passaram para as mãos da ViaMobilidade.

Serviço 710 na Estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)
Serviço 710 na Estação Palmeiras-Barra Funda: futuro terminal da Linha 7 (Jean Carlos)

A nova concessionária parece ciente de que essa fase é vital para que a passagem de bastão seja feita de forma harmoniosa. Para isso a empresa tem solicitado a antecipação e ampliação de processos, como temos relatado com exclusividade.

Dentro de menos de um ano, a Linha 7-Rubi deixará de operar no Serviço 710, que oferece viagens sem troca de trens com a Linha 10-Turquesa.

Mais do que isso: os trens só circularão entre Jundiaí e Barra Funda, não mais chegando a Luz, onde há transferências para as linhas 1-Azul e 4-Amarela de metrô.

Para os usuários, será preciso utilizar as linhas 3-Vermelha e 11-Coral para seguir para outras estações onde há conexões com diversos ramais.

Trem de passageiros de volta à Campinas em 2029

Por outro lado, a TIC Trens terá quatro anos para tirar do papel o Trem Intermetropolitano (TIM), que fará viagens entre Jundiaí e Campinas, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos, a partir de 2029.

Fachada da estação Campinas (Jean Carlos)
Fachada da estação Campinas (Jean Carlos)

Dois anos depois, em 2031, estreará o tão aguardado Trem Intercidades entre Barra Funda e Campinas, com parada apenas em Jundiaí.

Nesse meio tempo a concessionária também fará obras de melhorias na infraestrutura que herdará, além de contar com a ajuda da MRS e da Rumo para viabilizar as vias para os novos serviços.

Até 26 de novembro será tempo para aprender e absorver conhecimento e, quem sabe, não repetir os erros da ViaMobilidade.

Previous Post
Catenária rígida instalada em túnel da Linha 6-Laranja

Linha 6-Laranja de metrô ganha primeiros “trilhos de energia”

Next Post
Escavações arqueológicas em 14 Bis e no detalhe a estrutura alvo de impasse (LinhaUni)

Estação 14 Bis-Saracura tem meta de encerrar escavações arqueológicas em março, mas destino de estrutura encontrada pode emperrar obra

Related Posts