Um convênio entre a prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM pode inserir uma estação adicional na Linha 10-Turquesa: a parada Pirelli. O local era usado até o ano de 2006 por funcionários da fábrica de mesmo nome, com partidas em alguns horários.
No fim de semana foi publicado no Diário Oficial um extrato de convênio entre a operadora de trens e a administração municipal, onde é previsto a elaboração dos projetos básico, funcional e executivo.
Além de atender aos usuários da ferrovia que liga o Brás e a cidade de Rio Grande da Serra, a futura estação fará conexão com uma linha de Veículo Leves Sobre Trilhos – VLT que ligará a região com Guarulhos, a Linha 14-Ônix, projetado pela CPTM, com cerca de 30 km, passando por vias importantes, como a Rodovia Ayrton Senna, e avenidas Monteiro Lobato e Jacu-Pêssego.
A administração municipal avalia formas de tirar o projeto do papel, e não descarta a adoção de uma PPP – Parceria Público Privada.
Arco Sul
Se a construção da Linha 14-Ônix parece ser em um futuro distante, o que dizer de um eixo de transporte com 65 km, ligando Alphaville, em Barueri, ao ABC?
Mapas com a futura rede que vieram a público entre os anos de 2013 e 2014 revelavam o chamado Arco Sul, um projeto sobre trilhos da CPTM que partiria da estação Pirelli, cortando São Bernardo do Campo, Diadema, bairros do extremo sul da cidade de São Paulo, e cruzaria com linhas como a Linha 9-Esmeralda, Linha 5-Lilás, Linha 4-Amarela, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.