CPTM adotará viagens entre Luz e Suzano para melhorar atendimento da Linha 11-Coral

Estratégia tem como objetivo minimizar os efeitos da interdição temporária da Linha 12-Safira entre Brás e Tatuapé devido a obras de implantação de novos AMVs. Viagens Luz-Guaianases e Luz-Estudantes ocorrerão normalmente
Estação Suzano (Jean Carlos)
Estação Suzano (Jean Carlos)

A CPTM implantou uma nova estratégia na operação da Linha 11-Coral que deverá melhorar a circulação dos trens durante o horário de pico. O objetivo é aumentar a oferta de lugares no trecho mais carregado da linha.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

A ideia é de que, além das viagens Luz-Guaianases e Luz-Estudantes, sejam adotadas viagens entre Luz e Suzano. A estratégia de looping permite o atendimento otimizado nos horários de pico.

Serão realizadas melhorias de rede aérea na estação Suzano (Jean Carlos)
Trens farão viagens parciais até Suzano (Jean Carlos)

A justificativa da operação especial ocorre em decorrência das obras de implantação do “X do Brás”, um conjunto de novos AMVs que deverá melhorar a  circulação da Linha 12-Safira.

As intervenções causaram a interdição temporária do trecho entre Brás e Tatuapé que está sendo atendida pelos trens da Linha 11-Coral e 3-Vermelha que tiveram a transferência liberada e operação reforçada.

Novos AMVs na região do Brás (Jean Carlos)
Novos AMVs na região do Brás (Jean Carlos)

Atualmente o trecho entre Luz e Suzano representa mais de 90% da demanda total da Linha 11-Coral. Com as obras o reforço na operação viabiliza viagens mais confortáveis.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
9 comments
    1. Talvez essa estratégia sirva como um teste prático prs essa extensão, embora eu não sei como viabilizariam essa extensão sem grandes desapropriações por que não há muito espaço prs mais 2 trilhos

      1. Segundo informações da época, os trilhos da Linha 12, seriam os atuais da Linha 11. Já a Linha 11, ganharia “novos trilhos” em uma das pistas da Avenida Brasil, que corre paralela a via férrea. E é a decisão mais acertada, além de não haver desapropriações, dá destino mais correto a área, uma vez que a avenida é subutilizada pra seu tamanho.

      1. Seria um baita de um problema, o fluxo da Linha 12 é muito maior que o da 13.Vai atrapalhar todo o carrossel de ambas as linhas.

    2. A melhor utilização de Suzano é como looping da L11 mesmo.

      Para a L12 é melhor manter em Calmon Viana, a demanda da L12 dissipa bastante após Itaquaquecetuba, e mesmo quem tenha como destino a Suzano ou Mogi pode realizar a baldeação em Calmon, a CPTM só precisaria melhorar a infraestrutura com escadas rolantes, elevadores e uma passarela de concreto.

      1. Calmon Viana não dá conta no pico. Além disso, Suzano foi construída para a linha, aí depois de gastar rios de dinheiro com isso, vão deixar de fazer?

  1. É decepcionante ver como tratam a gente de Mogi das Cruzes, que é a maior cidade do Alto Tietê. Enquanto outras cidades têm estações novas e reformadas, as nossas continuam bem antigas.

    Depois de muito tempo de espera, finalmente disseram que a gente não precisaria mais fazer trocas em Guaianazes e que iam trazer trens novos da série 8500. Mas, em vez disso, tiraram os trens novos e colocaram os antigos da linha 9. E agora temos 3 loops diferentes para a mesma linha?

    Quem pega trem na Luz sabe como é uma confusão. As pessoas do Alto Tiete não entram nos trens de Guaianazes e ficam esperando o próximo na plataforma.

    Agora, a população de Mogi, vai esperar dois trens passarem para evitar a baldeação, sem contar que o trem do aeroporto que atrapalha a linha 11.

    População de Suzano não vai ter vantagem nenhuma, porque os trens vão estar lotados com o pessoal de Ferraz, e Poá, o famoso contrafluxo para ir sentados sentido Luz.

    A gente merece um sistema de trem que funcione direito para todos, igualmente, e não adianta dizer que a demanda é mais baixa, pois todas as manhãs as plataformas de Mogi das Cruzes ficam lotadas.

  2. Espero não continua nesse fluxo quando as obras da L12 ficar pronta. De manhã quando vou ao trabalho o tempo de espera nas estações da cidade de Mogi das Cruzes triplicou, do meu ponto de vista quem é de Mogi foi prejudicado.

    O ideal é fazer Luz-Suzano e Luz-Estudantes no horário de pico da manhã e a tarde nos horários de pico somente Luz-Estudantes, pois na estação da Luz e desumano, pois muita gente não pega Luz-Guaianases e espero o que vai até a estudantes aí é briga na certa, igual que acontecia na estação de Guaianases quando era obrigatória a troca de trem. O povo quer rapidez pra chegar em casa e não usar essas operações que não resolvem. Se fizer uma única operação nos horários de pico, já ajudaria muito. Eu desafio os gestores e políticos a utilizarem os trens por um mês aí sim vão entender o que estou escrevendo aqui!

Comments are closed.

Previous Post
Vias da Linha 10-Turquesa (Jean Carlos)

Serviço 710 terá alterações no feriado do dia 25 na capital e domingo, 28

Next Post
Estação Braz Cubas deverá receber AVCB (Jean Carlos)

CPTM contratará serviços para revitalizar sistema de combate a incêndio em quatro estações

Related Posts