O presidente da CPTM, Pedro Moro, publicou em suas redes sociais nesta terça-feira, 23, um vídeo que mostra como ficará a nova plataforma de embarque do Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, na estação da Luz.
A animação gráfica sobrevoa a chamada Plataforma 5, que hoje atende o serviço, mas com apenas uma parte acessível aos passageiros. Para mudar essa situação, a CPTM contratou a empresa Épura Engenharia e Construções, cujo contrato foi assinado no começo do mês.
ACOMPANHE O METRÔCPTM NAS REDES SOCIAIS
A Épura terá 12 meses para recuperar trechos ao sul da plataforma que hoje estão desativados. Com isso, o espaço terá uma extensão de 395 metros, suficiente para acomodar uma composição de oito vagões. Isso fará com que o trem fique estacionado numa região por baixo da Avenida Tiradentes. Por conta disso, no vídeo aparecem novas coberturas transparentes nos intervalos entre os viadutos.
A área de plataforma será alargada e serão criados jardins. A companhia também instalará novos banheiros acessíveis no local além de pontos disponíveis para exploração comercial. O contrato é de R$ 7,9 milhões.
Caso não atrase, a plataforma 5 deve ser entregue no início do segundo semestre de 2023. A CPTM também está realizando obras de modernização nas vias da Linha 11-Coral e no trecho entre Luz e Palmeiras-Barra Funda que serão usados para estender a Linha 13-Jade. A ideia é que seja possível oferecer intervalos menores no serviço expresso, hoje de 60 minutos.
