CPTM entrega terceiro novo trem para a Linha 13-Jade

Estatal ainda espera receber mais 5 novos trens até o fim do ano, concluindo frota da Série 2500
U512, o terceiro trem da Série 2500 a entrar em serviço (SP Sobre Trilhos)

A CPTM entregou nesta terça-fera, 17, o terceiro novo trem com bagageiro da Série 2500 e que circulará exclusivamente na Linha 13-Jade (Aeroporto Guarulhos – Engenheiro Goulart).

Trata-se de uma aquisição pela estatal de oito composições que teve o primeiro trem entregue em fevereiro deste ano e o segundo, no último mês. As unidades são fabricadas pelo consórcio Temoinsa-Sifang, na China e dispõem de 170 metros de comprimento com passagem livre entre os carros. Segundo informações do site, tanto o terceiro trem quanto o quarto já estavam prontos para entrarem em serviço em outubro mas, por razões não esclarecidas, tiveram sua liberação postergada.

Mesmo com a entrega de hoje, o intervalo de trens na Linha 13 deve continuar em 20 minutos. Isso porque a implantação do sistema de sinalização, que diminuiria o intervalo para 8 minutos, está atrasada e deve ficar pronta somente em 2021.

De acordo com a CPTM, os outros cinco trens faltantes devem ser entregues até dezembro. Atualmente eles estão passando por testes e devem  começar a circular após a realização de todos os protocolos de segurança e operação. Com a entrega de hoje e as demais previstas até o fim do ano, a CPTM poderá realocar os trens da série 9000 em outras linhas.

A entrega ocorre após declaração do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, que o serviço “Connect”, que liga o Aeroporto de Guarulhos a estação Brás, não deverá mais voltar. O Connect foi suspenso em março deste ano e será substituído por outro serviço que está sendo estusado pela CPTM  (leia mais aqui).

Imagens: SP Sobre Trilhos e CPTM

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
3 comments
  1. Trens ultra modernos pra atender 3 estações?!?!?! Desperdício total … a população de Guarulhos precisa de mobilidade por trilhos, o Connect levava os usuários guarulhenses em 35 minutos até o Brás, serviço ótimo, limpo e rápido, tudo bem que dividia ramal com a linha Safira, que transporta muito mais usuários, mas o número de habitantes por aqui justifica a volta desse serviço. Convido o Sr Alexandre Baldy passar 1 semana aqui pegando os ônibus da EMTU, 1 dia em cada bairro e sentir na pele como é chegar numa estação de trem/metrô em 1h e 20min em média, cansa, desgasta. Parem de fazer barulho entregando trem com fitinha, e otimizem a qualidade de transporte para quem necessita de verdade.

  2. O serviço conect é essencial, mudar para um trem que esta lotado é horrível principalmente para as mulheres. Por favor escutem os usuários da linha jade.

  3. o certo e o trem ir direto para o Brás normalmente, pq dificultar tanto pq não ajudam a melhorar pra que um trem novo ,pra ficar 10 minutos nele e disputar lugar pra entar em engenheiro Goulart

Comments are closed.

Previous Post

Baldy afirma que serviço Connect, da Linha 13-Jade, “não volta mais”

Next Post

Concessão das linhas 8 e 9 da CPTM terá valor mínimo de outorga de R$ 303 milhões

Related Posts