Baldy afirma que serviço Connect, da Linha 13-Jade, “não volta mais”

Trens que seguiam da estação Aeroporto Guarulhos até o Brás foram responsáveis pelo aumento da demanda do ramal. Companhia terá novo serviço de características ainda desconhecidas
Trem da Série 2500, utilizado pela Linha 13-Jade (CPTM)

O popular serviço Connect, com trens partindo das estações Aeroporto Guarulhos e Brás, na Linha 13-Jade, foi considerado extinto pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. Em resposta direta a seguidor de seu perfil no Instagram, o responsável pela STM afirmou que o “Connect não volta mais”. O serviço está suspenso desde março, quando medidas de distanciamento social foram implantadas pelo governo Doria para frear o avanço do coronavírus.

Em outro post na rede, Baldy revela que o Connect será substituído por outros serviços, mas não detalhou como funcionará nem quando serão lançados. Há algum tempo, o secretário tem dito que a Linha 13 chegará até a estação Palmeiras-Barra Funda. Em julho, durante entrevista, ele afirmou que um financiamento de quase R$ 380 milhões que estava parado no BNDES será usado para “melhorar as condições da Linha 13…para que possamos ofertar mais horários, mais modelos de viagens, sobretudo conseguir de forma muito exponencial chegar às estações que ligam com outras linhas do Metrô e da CPTM“.

Mais tarde, o site descobriu em uma apresentação da CPTM que o plano seria levar apenas o Expresso Aeroporto até Barra Funda em vez de Luz. Assim como o Connect, também esse serviço está suspenso indefinidamente. No entanto, ao contrário do primeiro, o trem que vai de Luz a Guarulhos sem paradas intermediárias sofria com a baixa demanda, motivada pela pouca oferta de horários e a tarifa de R$ 8,80, paga à parte.

Baldy afirma que governo lançará novos serviços (Reprodução)

Solução parecida

Inaugurada em março de 2018, a Linha 13 começou a funcionar de maneira precária, sem sistema de sinalização e com apenas dois trens emprestados de outros ramais. A primeira composição dedicada à linha Jade só entrou em serviço em fevereiro e o segundo trem, semanas atrás. Porém, como o sistema de controle de trens está atrasado, não há como baixar os intervalos de viagens que, na melhor das hipótestes, é de 20 minutos contra 8 minutos da meta do projeto.

Ainda assim, a Linha 13 sofre com o excesso de baldeações para atingir regiões de grande atração de demanda. Por isso, o serviço Connect foi bem sucedido já que criava conexões com a Linha 3-Vermelha, Linha 11-Coral, Linha 7-Rubi e Linha 10-Turquesa. Mas para chegar ao Brás, o ramal precisa compartilhar vias com a Linha 12-Safira, que ainda tem deficiências de sinalização.

Estação Brás: serviço Connect era popular entre os usuários

A solução desenhada pela CPTM prevê a modernização das vias para reduzir os intervalos de trens para 3 minutos, o que permitiria que composições de ambas as linhas circulassem de forma alternada, por exemplo. Mas esse trabalho ainda está sendo feito e não deve ficar pronto tão cedo.

Uma hipótese é que a CPTM pode redesenhar o funcionamento dos serviços na região, mudando a distribuição das linhas a fim de acomodar uma extensão da Linha 13 até Brás, por exemplo. Em setembro, dado mais recente disponibilizado pela companhia, a Linha 13-Jade transportou 195 mil passageiros contra 308,5 mil em fevereiro, seu melhor mês até hoje.

Questionada a respeito, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos enviou nota ao site em que afirma que “o serviço que substituirá o atual Connect, serviço de ligação entre as estações Brás e Aeroporto, ainda está em fase de estudos para definição do plano operacional”.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
31 comments
  1. Parabéns pelo desserviço com a população de Guarulhos !!!! Nós que lutemos, e fiquemos dentro de 1.20h em média para chegar numa estação de metrô, sendo que o Connect chegávamos no Brás em 35 min … obra pra eleição que não elegeu. Um investimento faraonico para atender 2 estações coladas em Guarulhos que levam até a estação Eng. Goulart, aí o usuário faz baldeação gratuita para linha Safira sempre entupida … lamentável!!! Fora o gasto com os novos trens chineses com maldito, tela digital, etc etc etc … alô governo, vcs realmente acham que temos cara de palhaço?!

  2. Como sempre o PSDB demonstrando seu ódio por Guarulhos! Inacreditável esse serviço porco da CPTM com a cidade, sempre fazem o povo guarulhense de trouxa.

    1. A linha 13 tem um erro fundamental de projeto: foi traçada pensando em Guarulhos como destino, e não como origem.

      Infelizmente, para os governos do PSDB, Guarulhos não é uma cidade, mas um aeroporto com gente morando em volta.

  3. A linha Jade tornou se um verdadeiro elefante branco! Sua existência infelizmente se tornou irrelevante aos usuários guarulhenses! Vcs pagam tão caros seus engenheiros pra entregarem um serviço ineficaz. Mais uma obra faraonica pra lista dos políticos que manipulam a seus interesses e esquecem que estão a serviço do povo.

  4. Que falta de respeito ao usuário, eu pego a linha Jade 13 no Aeroporto de Guarulhos, até a Engenheiro Goulart, ( agora com a extinção do Connect ), e nesta pandemia, já cai no trem duas vezes neste mesma estação, tentando entrar na linha 12 sentido Brás….vcs não tem respeito ao usuário, convido vc secretário Baldy , a usar o trem as 07:00 da manhã na estação Engenheiro Goulart , sentido linha 12 , com a sua máscara, para vc ver o que é um descaso ao usuário….temos que nos unir usuários e repudiar está atitude, que não prejudica apenas usurários de Guarulhos, e sim tb os usuários da linha 12, ao invés de melhorar a situação das pessoas vcs pioram ainda mais em tempos que falamos tanto em distanciamento ( Simone Fernandes )

  5. Assino em baixo comentário da Alexandra, uma obra eleitoreira para copa de 2014, quase 2 copas depois, não chega nem ao aeroporto, destino no qual fora projetada; além do mais, conta com intervalos altíssimos, sendo preferível qualquer outro meio de transporte por seus usuários. Corrobora ainda para agravar a situação, promessas, promessas e mais promessas; people mover, extensão até Bonsucesso, intervalo de 8 min, modernização da sinalização, vias férreas próprias, agora ligação até a Barra Funda; qual seria a próxima promessa? Seria levar até Marte! Falando em promessas, secretario Baldy; e o Rouboanel, chegou em Guarulhos, agora nunca termina! infelizmente é desta forma que os moradores de Guarulhos São tratados pelos governantes, sejam na esfera estadual ou municipal.

  6. Por que o noroeste paulista,não volta o trem passageiro o que precisa sendo que a malha foi abandonada e as antogas estações aonde circulava passageiros hoje infelizmente estão abandonadas e sendousada por usuários e moradores de rua.Sera que é isso que os governantes quer.Além de ter emprego gerando economia eles preferem ter isso,apesa que acabaram com nossa alegria.

  7. Projeto não deu certo ??? Incompetencia dos politicos e dos engenheiros que mal planejaram a linha, seus custos e retornos.

  8. Se o trem da linha 13 não chega até o Brás e natural que o número de usuários caiam drasticamente, pois a integração com a linha 12 é desumano visto o número elevado de usuários e há opções menos piores que a linha 13.
    Realmente cancelar e ou manter o serviço connect suspenso é um desserviço da atual gestão. Resta a nos usuários aguardar a troca dos gestores…

  9. Região de Guarulhos andou para trás numa trajetória que já era lenta. Governo de SP ainda afirma que está “expandindo” a malha metrô ferroviária…. Essa linha 13 vai ser um elefante branco dado de mão beijada pelo Doriana aos chineses. Ele está vendendo Sp todinha aos asiáticos. Patriotismo e comprometimento passam longe dessa gestão.

    1. É só para pegar dinheiro , imagina o quanto isso teve de lucro pra eles ,e o povo que lute , eu trabalho em São Paulo e levo no mínimo 2 a 2:30 horas pra chegar no trabalho

  10. Bando de sadados vagabundos isso sim ….falou tudo … palhaçada atrás de palhaçada isso só vai acabar quando o povo se unir e reclamar dos seus direitos

  11. Não sei o que é pior!
    O senhor Alexandre Baldy não ter vergonha de dar uma noticia dessa.. e pior no Instragan ou A simplicidade como ele dá a noticia!

  12. Quando que alguém vai ter coragem de vir a público e dizer que essa linha 13 foi um verdadeiro fracasso?
    Essa linha tinha previsão de estar operando com 150mil passageiros/dia e não tinha nem 15 mil antes da pandemia. E a previsão era pra esse trecho ai, não tinha nada de extensão até Bonsucesso e outras localidades.

  13. E um descaso com a população de Guarulhos eu sofro todos os dias ao entrar no trem de calmon Viana um sofrimento absurdo o trem tem que voltar indo direto para o Braz ajudaria muita gente inclusivé eu ..

  14. Esse secretário não era pra estar anunciando nada. Era pra estar preso agora, só não está por causa do Gilmar Mendes.

  15. Lamentável fazer isso com a população que fica 1:30 em um ônibus lotado até armênia.
    Quando começamos a ter um transporte um pouco melhor o governo de SP tira.
    É isso que a população merece por ter um gestão incapaz de resolver um problema de transporte.
    Deixa o connect e depois substitui, será que ninguém pensou nisso.

  16. Infelizmente temos um prefeito que não luta pelos interesses do Guarulhense, fica calado e inerte ante ao ódio do PSDB por Guarulhos.

  17. O Secretário Alexandre Baldy dá ordens num serviço que ele não usa com o dinheiro que não é dele.
    Hoje de manha foi inaugurar trem novo na linha mas em contrapartida encerra o serviço que mais atendia a demanda de Guarulhos.

  18. Infelizmente com o governo atual é assim, são amantes de um péssimo transporte por ônibus que só piora o ar de SP, eles cagaram a linha 13 e parecem não ter vontade de fazer o projeto dar certo, mal projetada ligada a uma estação de uma linha sem estrutura pra aguentar a demanda e não chega nem no aeroporto direito, as pessoas em Bonsucesso já não tem Horizonte de ver a linha chegando lá
    E eu achando que era só aqui em São Bernardo faziam as burrices… Não vou engolir o fim da linha 18 só pq vão chegar fazendo mais um corredor de trólebus que vai alagar na primeira enchente…
    Guarulhos e SBC merecem sim transporte de qualidade, contribuímos e muito pro Estado, não cancela o connect, melhore os horários do serviço, não quer fazer linha 18, beleza, traga uma alternativa melhor. Pq não trazer a linha 13 ligar Bonsucesso ao paço de SBC, fazendo conexões com mais linhas pra distribuir a galera e mantendo o serviço do connect? Seria muito melhor aproveitada do que ficar fazendo remendos e gambiarras com a linha que não tá levando a lugar algum

  19. Claro que o sistema metro-ferroviario no Brasil não irá progredir nunca. Um lobby fortíssimo das empresas de transporte rodoviário de carga e passageiros não deixam e, ademais, trens não pagam pedágio, IPVA, não recebem multas pela chamada indústria da multa etc…

  20. Nosss que desrespeito eles tem com a população, fora que o trem para milímetros longe dos terminais.
    Incopentencia total , má vontade , má fé, safadeza.
    Desrespeito total contra o povo de São Paulo, de Guarulhos.
    Vocês do governo são incopententes inúteis e incapaz de estaria frente de um estado como são Paulo ..
    O trem que não chega nem no aeroporto para longe .. vergonha, em outros países isso seria motivo de piada..

Comments are closed.

Previous Post

Presidente do Metrô quer concluir portas de plataforma em cinco estações da Linha 5 ainda em 2020

Next Post

CPTM entrega terceiro novo trem para a Linha 13-Jade

Related Posts