CPTM fará intervenções nas linhas 12 e 13 até o dia 11 de julho

Obras envolvem a modernização das vias e refletirão em maior velocidade dos trens quando estiverem concluídas, mas Linha 12 terá alterações no funcionamento aos fins de semana enquanto Expresso Aeroporto ficará suspenso
Trem da Série 2500 em Engenheiro Goulart (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Os passageiros que utilizam a Linha 12-Safira e o serviço Expresso Aeroporto terão alguns percalços a partir deste sábado, 19, e que só serão resolvidos no domingo 11 de julho. Trata-se de uma série de intervenções que a CPTM realizará nos próximos quatro fins de semana com o intuito de aumentar a velocidade dos trens na região.

O maior reflexo para os usuários será a suspensão total do serviço Expresso Aeroporto, que liga as estações da Luz à Aeroporto Guarulhos, mesmo em dias da semana. Os passageiros que quiserem chegar à Linha 13-Jade terão de se deslocar até Engenheiro Goulart pela Linha Safira.

Por falar na estação, a principal obra será a substituição de três aparelhos de mudança de via próximos à ela e que permitem que os trens da Linha 13 acessem os trilhos da Linha 12 – e assim sigam até o centro.

Segundo a CPTM, os novos equipamentos permitirão que as composições mudem de trilhos em velocidades de 50 km/h em vez dos atuais 20 km/h, o que atrasa a operação e impede uma oferta maior de trens.

O que não ficou claro no comunicado da companhia é que o trecho citado foi construído por volta de 2017, portanto é bastante novo, ao contrário de vias mais antigas do ramal. Ignora-se porque os AMVs, como são chamados, não previram uma velocidade maior na época.

Obras da CPTM em 2017 que implantaram o trecho de AMVs das linhas 12 e 13

Segundo a CPTM, a partir das 14 horas dos próximos quatro sábados “a Linha 12-Safira da CPTM operará em via única entre as Estações Tatuapé e Comendador Ermelino, o que altera a circulação, aumentando o intervalo médio e criando um loop interno entre Calmon Viana e Comendador Ermelino. A cada 3 trens que partirem da Estação Calmon Viana, dois irão retornar da Estação Comendador Ermelino e um seguirá para a Estação Brás”.

Nos domingos, no entanto, a companhia irá suspender o tráfego de trens entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, incluindo as estações USP Leste e Eng. Goulart. Para atender os passageiros, será acionado o sistema Paese precisam acessar essas estações da Linhas 12-Safira e 13-Jade. 

“Será uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM. 

Pelo que a empresa indica, a partir do dia 12 de julho, uma segunda-feira, o serviço normal será reestabelecido nas linhas 12 e 13.

Governo pretende levar Linha 13-Jade até a Barra Funda (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Projeto para ampliar partidas da Linha 13 e chegada à Barra Funda

As obras nas linhas 12-Safira têm o objetivo de permitir uma redução significativa no intervalo entre trens para até 3 minutos. Com isso, será possível inserir mais viagens da Linha 13 até o centro, mas para isso é também necesário que o acesso às vias da Linha Safira seja rápida, daí a troca dos AMVs.

O objetivo da CPTM é que dentro de alguns anos, a Linha 13 possa chegar até a estação Palmeiras-Barra Funda, passando a intercalar viagens com as linhas 11-Coral, também prevista para ser estendida.

Total
1
Shares
1 comment
  1. Está difícil pegar os ônibus da Paese, porém, se for para um benefício futuro, vou aguentar essas 4 semanas.

Comments are closed.

Previous Post

Anunciada há 15 anos, nova estação de Rio Grande da Serra volta a ser prometida

Next Post

Trem da Série 8500 passa a realizar testes na Linha 10-Turquesa

Related Posts