Em novo formato, Expresso Aeroporto da Linha 13 estreia nesta terça-feira

Com mais horários e viagens até Luz, serviço pode ampliar uso do ramal da CPTM, mas governo Doria subestima inteligência do passageiro ao eliminar parada em Brás
Trem da Série 2500 na estação da Luz: Expresso Aeroporto de volta (CPTM)

A Linha 13-Jade da CPTM volta a contar com um serviço expresso até o centro de São Paulo a partir desta terça-feira, 1º de dezembro. O novo Expresso Aeroporto estreia com a mesma tarifa da rede sobre trilhos (R$ 4,40) e partidas a cada hora da estação da Luz e também de Aeroporto Guarulhos, durante todo o funcionamento do ramal (das 5h00 às 0h00).

As paradas, no entanto, foram alteradas pela companhia. Agora, o serviço que substitui também o Connect passa a atender a estação Guarulhos-CECAP, mas deixa de incluir Tatuapé, onde havia uma conexão mais rápida com a Linha 3-Vermelha. Por outro lado, ao oferecer mais viagens até Luz, a CPTM permitirá melhores baldeações para os usuários já que a estação também atende as linhas 1-Azul e 4-Amarela, do Metrô.

Mas a mudança também tem uma potencial perda, a eliminação da parada na estação Brás no sentido Luz-Guarulhos. Embora tenha mantido a importante estação nas viagens sentido capital, o governo Doria considerou dispensável incluí-la no sentido oposto. A justificativa, no entanto, subestima a inteligência dos passageiros, que na visão da gestão não seriam capazes de observar se o trem que para na plataforma seria da Linha 11-Coral, 10-Turquesa ou da Linha 13-Jade, já que ambas passaram a usar a mesma via no novo formato.

Em resposta a um usuário do Twitter, o secretário Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) explicou que um “desavisado” poderia embarcar no trem errado. Por conta de usuários distraídos, outros milhares de passageiros que usavam o serviço Connect na estação Brás terão de realizar a chamada “viagem negativa” até Luz para poderem utilizar a Linha 13-Jade até Guarulhos.

É um caso clássico da famosa postura paternalista do estado que, em vez de orientar as pessoas, prefere tratá-los como incapazes de se habituar a uma mudança na operação. O uso de uma mesma plataforma por várias linhas e serviços é algo corriqueiro mundo afora – em Londres, algumas plataformas de estações de metrô atendem a vários ramais e serviços como Saint Pancras, onde passam três linhas diferentes e uma delas pode ter quatro destinos finais.

Mesmo no Brasil, o compartilhamento de plataformas ocorre há muitos anos em várias estações do MetrôRio e não há relatos de passageiros desavisados a ponto de inviabilizar a operação. Para isso, bastaria uma solução relativamente simples, a instalação de paineis informativos na plataforma indicando o destino e linha do próximo trem, mas certas coisas parecem ser tecnologia de outro mundo no sistema metroferroviário paulista.

Novo serviço substituirá o antigo Airport Express e o Connect

Mais trens e sistema de sinalização

Nesta terça-feira, a CPTM também fará a entrega do 5º trem da Série 2500, fabricados pelo consórcio Temoinsa-Sifang na China. A nova composição, encomendada com diferenciais como bagageiros e paineis dinâmicos, permitirá que a Linha 13-Jade possa enfim reduzir seus intervalos e oferecer um serviço mais constante e rápido. Desde que, é claro, o contrato de sinalização seja enfim concluído, o que já deveria ter ocorrido há bastante tempo – as informações mais recentes dão conta de que a implantação está na reta final.

Até o momento, no entanto, a companhia não anunciou oficialmente mudanças nesse sentido. Quem sabe durante a entrega isso não mude finalmente.

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27 comments
  1. Tive a mesma impressão. Ao invés de orientar, preferem tratar como burros.
    Alias, burros são esses gestores!

    Tipico de PSDB elitista….

    Estranho é que o Connect parava no Tatuapé, nas mesmas plataformas da linha 12 e funcionou direitinho. Até teve os desavisados, o que é natural. Mas logo depois o povo se acostumou e ficou tudo bem.

    Depois vão ver a burrada que fizeram e vão ter que fazer o trem parar no Brás.

    É tipico deles….

  2. o indicador de destino não deve servir para nada. poderia ser retirado dos trens, já que o usuario não sabe ler e vai pegar o trem errado.

    1. BOM DIA!
      EU AMEI A VOLTA,MAS NA MINHA HUMILDE OPINIÃO DEVERIA TER INTERVALOS DE MEIA EM MEIA HORA, NEM QUE SEJA APÓS AS 16:00 PQ É DEMORADO DEMAIS PARA QUEM TRABALHA O DIA TODO ,MINHA OPNIÃO

      1. Como sempre tudo o que é para Guarulhos tem obstáculos e dificuldade é muito ridículo gastar tanto dinheiro para nada um trem que que sai de hora em hora é uma burrice em calculável andei nesse trem no primeiro dia e vejo que está tudo errado todo o pessoal que mora na região do Fortaleza do Jardim São João Jardim Santos Dumont anda no ônibus de prefixo 552 o que é a linha que faz até o metrô Armênia passando na porta de todas as estações de Guarulhos porque é mais rápido o ônibus do que se tem aonde os mesmo anda superlotado até o metrô Armênia

  3. Ué, por que não vão parar na Engenheiro Goulart então, se tem plataforma separada? Qual é a desculpa? Por mim parava no Tatuapé e no Brás também em todas as viagens, tem total condição pra isso, ainda mais que as linhas da CPTM demoram pra caramba pra passar.

  4. Me explique se é até ao aeroporto se o trem para no meio do caminho no aeroporto não tem estação min poupe

    1. Eu moro na Vila Prudente e pego o trêm no Tamanduateí e já estava habituado em pegar o conect no Brás, às 7h05, com destino a Guarulhos um baita negócio, pois chegava com folga no aeroporto.

      Além disso, notei que a linha já estava ganhando adeptos, pois quem precisava ir para aeroporto de malas tinha um conforto, pois não chegava a lotar.

      Pois bem, chegou a pandemia e pausaram a linha e passei a pegar a linha alternativa para Engenheiro Goulart para que assim, pudesse pegar nesta estação o trem do aeroporto.

      Até aí tudo bem…mas, o fluxo de passeiros de Guarulhos que passou a entrar na linha que vinha de Calmon literalmente virou uma sardinha lotado em plena covid muitos passageiros com malas de viagem em plena 7h da manhã para embarcar de Eng. Goulart para o Brás é muita sacanagem…

      Resumindo…

      A nova estratégia achei péssima tendo envista que no Brás desemboca 4 linhas levando em consideração o metrô da linha vermelha.

      Não gostei do novo modelo da Luz direto para Guarulhos o contrário achei que ficou ótimo.

      Espero que reavaliem, pois ví o trem que sai da passando no Brás, estava literalmente vazio.

      Tá péssimo esse formato sem para no Brás.

  5. Fica bem claro, o quanto o secretário entende do assunto:
    O que tem a ver a plataforma da linha 10 com a plataforma da linha 11 ? Duas linhas em sentidos diferentes que nem compartilham os trilhos.

  6. O mais engraçado é o seguinte: o usuário pode criar confusão no trajeto de ida em direção a Guarulhos, mas não pode criar a confusão no sentido Luz.

    Vamos supor alguém que só pega o serviço vindo de Guarulhos para Luz. Ele todos os dias está habituado com o trem parando no Brás, onde ele sempre desembarca. Porém, um dia ele resolve pegar o sentido Guarulhos e, para tanto, se dirige até a Estação Brás, quando ele dá de cara com o trem passando reto.

    Sinceramente achei a medida descabida. continuam a existir dificuldades para o acesso a linha, pois cria obstáculos para o acesso aos moradores do ABC e até mesmo de alguns pontos da região central e Zona Leste (a região mais próxima do Centro) de acessar a linha.

    Parece que querem essa linha deserta para sempre. Eu hein…

  7. Pena que não tem infraestrutura de ônibus na estação CECAP, no sentido pimentas, só um ônibus perdido que passa por guarulhos todo pra poder chegar no terminal pimentas, podia ter algum que fizesse o caminho pela via Dutra, haveria muito mais adesão ao ramal.

  8. Ainda prefiro pegar o ônibus da linha 257 emtu que sai do metrô Tatuapé e que me deixa dentro do aeroporto sem necessidade de fazer baldeaçoes.

  9. Eu trabalho cptm terceirizado e percebi que os usuarios tem um serio problemas em asimilar os trajetos dos trens sim, nao digo q sao burros ,mas digo q nao tem facilidade pra entender as coisas, nao tem habitos de ler , vc explica mas eles nao entendem, descem plataforma errada entram no primeito trem q aparecem…muito complicado tres destinos diferente em uma so via .muito dificil pq a maioria nao sao alfabetizado e falta muita Cultura …muitas pessoas estrangeiras e de outros estados q nao se enquadrao no padrao cptm …

  10. LEVI tem que defender seu emprego né? Ganhou alguma estrelinha com o comentario?
    Somos todos burros.
    Burros por votar no PSDB, mais uma vez.

  11. Vale lembrar que na configuração atual a Linha 13-Jade ao adentrar a estação Brás provindo da Luz no sentido Guarulhos, as composições utilizam as vias e plataformas concomitantes da Linha 12-Safira, e somente após da chegada na estação engº Goulart elas se bifurcam em “Y”, a partir daí elas se tornam independentes.

    No Rio como nas maiorias dos metrôs e ferrovias mundiais as três linhas de Metrô 1, 2 e 4 possuem este tipo de conexão em “Y” chamadas de tronco Linha-12 e variante Linha-13, desta forma os usuários se dirigem para seu destino devem observar na chegada, os indicadores de destino sem fazer baldeações nos frontais das composições e nas laterais os letreiros luminosos ao lado das portas que tem esta serventia, de acordo com os gestores da proposta, a não ser que se consideram os usuários analfabetos e não vão conseguir ler vai pegar para o destino errado, na volta até este cuidado é desnecessário.

    Este é mais um dos múltiplos exemplos práticos da importância da padronização e uniformidade da modulação trás para o sistema Metrô Ferroviário tanto para os usuários como para o operador.

  12. Tem muita gente distraída sim e mesmo com avisos, já cansei de ver quando por motivo de obras o trem da CPTM para na mesma plataforma e mesmo com avisos a pessoas pegam errado, no Metrô Rio também é muito comum gente descer em Botafogo para esperar o próximo para o Jardim Oceânico pois não prestou atenção, no caso desse serviço um erro levaria muito tempo para esse usuário desembarcar e voltar para seguir seu trajeto.

  13. Isso que está acontecendo é preconceito com o povo paulistano.
    Não querem o povão na linha que vai para o aeroporto.
    É difícil entender isso.

  14. Para utilizar este trem tem que pagar A PARTE, ou seja, nem bilhete único a catraca está aceitando. O fato de excluir as estações Brás e Tatuapé no sentido luz- aeroporto é para o trem não sair lotado da Luz de pessoas que, em sua quase totalidade, vão descer no Brás ou Tatuapé. Quem usa o metrô diariamente sabe que as pessoas que pegam a linha 13 Jade na Luz parecem uns animais. Se empurram , se acotovelam e se xingam (na vdd piores que animais).

      1. Vc acha conveniente comprar bilhetes em uma época de pandemia? Ou então, andar com um cartão + bilhetes no bolso? Meu esposo foi tentar usar o expresso hj (6:00) e com a rotina corrida, por perder tempo comprando bilhete, preferiu usar o trajeto mais longo para chegar ao aeroporto, até pq o respectivo trajeto sai pela metade do preço!

          1. Só acho que ,esse trem de guarulhos até eng. Goulart não ir até o Brás, Pelo menos é uma perca de tempo,quando temos um trem ,que vem da zona leste lindíssimo ,que não dar nem pra entrar na eng.Goulart .

  15. É isso mesmo então vou dar uma ideia secretário faz o seguinte já que os passageiros do jeito que você explicou considerando nós como como burros pinta esse trem de preto aí todo mundo vai saber que o trem preto vai para Guarulhos kkkk aí ninguém vai errar quando vir o trem preto só não pega quem for cego

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