CPTM fará levantamento para estudos da expansão Linha 13-Jade em Guarulhos

O levantamento feito por fotografias aéreas vai subsidiar estudos para a expansão da Linha 13-Jade no extremo leste de Guarulhos. Prazo para a conclusão dos serviços é de 90 dias
A expansão até a região leste de Guarulhos tem potencial de atrair mais passageiros (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A CPTM assinou no mês de junho um novo contrato para serviços de engenharia na Linha 13-Jade com foco na realização de serviços de levantamento aerofotogramétrico planialtimétrico georreferenciado na extensão leste entre as estações de Aeroporto Guarulhos e Bonsucesso.

Os serviços basicamente consistem na produção de fotografias aéreas no trecho leste da Linha 13-Jade que serão utilizados em estudos futuros para a expansão do ramal ao interior da cidade de Guarulhos.

Esse serviço também engloba em seu escopo o levantamento da topografia do local que analisará as condições do relevo da região. Todas essas informações deverão estar georreferenciadas de forma que os dados possam ser corretamente manipulados durante a produção dos estudos posteriores.

Local que será alvo do levantamento (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Tais estudos se referem justamente à parte de engenharia e arquitetura, necessários para subsidiar o anteprojeto da extensão, bem como análises a nível ambiental, mercadológico e econômico-financeiro. A empresa contratada para a realização dos serviços foi a Base Aerofotogrametria e Projetos Ltda. O prazo para a execução dos serviços é de 90 dias. O custo dos trabalhos é da ordem de R$ 32,8 mil.

Cabe ressaltar que atualmente a CPTM trabalha para garantir a expansão da Linha 13-Jade até a estação Palmeiras-Barra Funda, acréscimo esse que será acompanhado da Linha 11-Coral. O prolongamento à leste é um dos mais esperados, pois tem potencial real de atrair grande quantidade de passageiros provenientes de uma região carente do transporte de massa no município de Guarulhos.

Trem do Expresso Aeroporto na estação da Luz (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Ao contrário do que chegou a sugerir o governo Doria em 2019, a extensão da Linha 13 passará ao largo do Aeroporto de Guarulhos. Para atender os passageiros do terminal aéreo, o governo federal está finalizando um aditivo para a construção do people mover entre a estação Aeroporto-Guarulhos e os principais terminais. Segundo o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, a previsão é que o sistema seja concluído no final de 2024.

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  1. Essa linha precisa ser expandida nos 2 sentidos pra que possa ter uma demanda justificável. É importante que ela chegue até as linhas de metrô pra que seja atrativa a quem vai ao aeroporto pra não pegar tanta baldeação e mais importante ainda que chegue nas periferias de Guarulhos, atendendo a população local.

  2. Conforme opinião recente já emitida no blog Metrô CPTM pelo Ricardo Meier com as quais concordo totalmente, uma vez que existe este bloqueio contratual por conta de um contrato de concessão mal elaborado, para a extensão da Linha 13-Jade sem baldeação para os vários terminais da GRU Airport que comprovadamente seria tecnicamente a solução correta a exemplo que já ocorre atualmente no Terminal Tietê da Linha-1 Azul, entendo ser a melhor alternativa se manter os atuais ônibus circulares, uma vez que com as alternativas propostas se ira manter as mesmas baldeações desnecessárias e nem aumentara a demanda desta linha e sim a expansão até Guarulhos ainda nesta década com quatro estações Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso que iria atrair usuários de outros municípios limítrofes como Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba entre outros levarão o ramal para uma região carente de transporte ferroviário no entorno do aeroporto, onde iria aguardar a chegada da Linha 2-Verde ainda nesta década em que seria construído um pátio e um terminal de manutenção de trens, ao invés de se lançar novas linhas como esta Linha 19-Celeste que só seriam viáveis e exequíveis na prática após a década de trinta!
    Comprovadamente é mais viável, ágil e menos custoso e demorado se estender linhas existentes que se começar a construir a partir do zero, desta forma é possível e factível a Linha 2-Verde chegar em Guarulhos em 2028.

  3. Muito importante além da Barra Funda, esse prolongamento até Bonscucesso, pois irá atrair passageiros dos extremos de Guarulhos, pode atrair passageiros que vem de Santa Isabel e Arujá que hoje dependem apenas dos serviços caros e precários da EMTU e os constantes trânsitos da Via Dutra.

    1. Mas a expansão pra Barra Funda também vai acontecer. E precisa. A linha 13 precisa se conectar com os metrôs pra se tornar mais atrativa.

  4. Moro no bairro Santa Lídia em Guarulhos até o momento o trem linha jade e maravilhoso funciona muito b e limpo … Sou a favor da expansão … Mas já vamos imaginar que vai ser difícil de entrar na estação tabão aeroporto .. pela demanda de bairros e moradores

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