CPTM investirá R$ 12 milhões para trocar o piso da estação Palmeiras-Barra Funda

Pisos da CPTM deverão seguir o padrão do Metrô (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

É normal que as grandes estações de trem passem por reformas pontuais para que possam sempre se manter em boas condições de zeladoria e segurança para os passageiros. A estação Palmeiras-Barra Funda é um dos grandes pontos de mobilidade na cidade de São Paulo, englobando a rede de trens da CPTM, a Linha 3-Vermelha do Metrô, além do terminal de ônibus que serve os passageiros dos mais variados destinos.

Para que a estação possa refletir as necessidades dos milhares de passageiros, a CPTM está propondo a troca dos pisos da estação. Confira os detalhes e a justificativa das mudanças.

Os serviços

O piso da estação Palmeiras-Barra Funda nas áreas sob responsabilidade da CPTM possuem cor escura sendo compostas por uma série de placas de borracha sintética, o plurigoma. O grande problema deste tipo de piso é o seu alto grau de desgaste e descolamento quando submetido ao grande trânsito de pessoas de forma que tal situação pode, em casos mais graves, gerar acidentes. Isso incide diretamente na segurança dos passageiros e dos funcionários em serviço na estação.

Modelo do piso da estação. Maiores custos com manutenção (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

A solução adotada é realizar a revitalização do piso através da remoção das placas de borracha atuais e recomposição por piso de granito (cor cinza andorinha). Esse tipo de piso possui alta durabilidade se comparado ao padrão atualmente aplicado na estação e é usado nas áreas sob responsabilidade do Metrô de São Paulo, atestando a confiabilidade do material.

Vale citar que, juntamente com a instalação dos novos pisos, está contemplada a implantação das rotas táteis, instrumentos essenciais para os passageiros com algum tipo de deficiência visual.

Assim como foi visto na Linha 5-Lilás, onde as estações também passaram pela troca do piso, na CPTM os serviços deverão ser executados com a estação em operação. As áreas do mezanino e plataformas deverão receber os novos pisos de forma gradual. Serão instalados aproximadamente 28 mil m² de novos pisos.

Prazo e custo

O serviço foi contratado mediante pregão eletrônico em que a empresa que oferecesse o menor valor seria a responsável pela execução do objeto do contrato. Segundo o Diário Oficial do Estado publicado no dia 15 de maio (sábado), a empresa vencedora do certame foi a Épura Engenharia e Construções Limitada. O valor da proposta é de R$ 12.923.973,70 sendo que o prazo para a execução dos serviços foi delimitado em 12 meses a partir da emissão da ordem de serviço pela CPTM.

Homologação divulgada no Diário Oficial do Estado

Conclusão

O processo de revitalização da estação Palmeiras-Barra Funda é importante e deverá servir de exemplo para que a CPTM aplique as melhorias em outras estações que estão sob a sua responsabilidade. Apesar do alto investimento, temos que considerar os ganhos com a minimização dos custos com a manutenção do espaço e, acima de tudo, a segurança dos passageiros e colaboradores à serviço na estação. Pensar no conforto do cliente e na sua “jornada” é uma ação que demonstra responsabilidade e compromisso com o passageiro de todo o dia.

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