CPTM lança licitação para anteprojeto da extensão leste da Linha 13-Jade

Empresa a ser contratada realizará serviços de engenharia e arquitetura para elaboração de anteprojeto, estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira do trecho após a estação Aeroporto de Guarulhos
Trens da Linha 13-Jade (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Um dia depois que o governo federal e a concessionária GRU Airport assinaram o aditivo de contrato que permitirá a implantação do People Mover do Aeroporto de Guarulhos com a Linha 13-Jade, a CPTM lança nesta quinta-feira (9) uma nova licitação que prevê realizar o anteprojeto da extensão do ramal no sentido leste.

Em outras palavras, trata-se do trecho após a estação Aeroporto Guarulhos, atualmente terminal da Linha 13. Com previsão de contar com quatro novas estações, a extensão deve levar o ramal até Bonsucesso e contar com cerca de 10 km.

A licitação lançada hoje inclui também estudos de viabilidade ambiental, análise mercadológica e econômico-financeira do projeto e servirá de base para uma futura concorrência para sua construção.

Os detalhes do edital ainda não foram revelados pela companhia, mas acredita-se que esse trecho incluirá um pátio de manutenção, necessário à medida que a Linha 13 ganhe demanda maior.

Traçado provisório da extensão da Linha 13 no sentido leste

Não há, no entanto, um prazo para inauguração da extensão, que é considerada pelo governo Doria como posterior ao projeto prioritário, de levar a Linha 13 até a estação Palmeiras-Barra Funda, na região central, prevista para 2024.

Com a ligação da estação Aeroporto Guarulhos pelo People Mover, a Linha 13 seguirá ao largo do maior aeroporto da América do Sul. Na concepção mais recente, a CPTM prevê as estações Jardim dos Eucaliptos, Jardim São João, Jardim Presidente Dutra e Bonsucesso.

Vale ressaltar no entanto que esse traçado provisório poderá ser modificado após os estudos, que incluem também levntamento aerofotogramétrico da região.

A sessão pública de recebimento das propostas está prevista para 23 de novembro às 10 horas.

Total
29
Shares
5 comments
  1. E aquela estação( o nome me fugiu agora) que ficaria entre Engenheiro Goulart e Guarulhos-CECAP , saiu das intenções de vez?

    Acho que seria interessante uma parada intermediária entre as estações.

  2. Conheci há muito tempo uma senhora que ia de Guararema até a USP para trabalhar, diariamente. A expansão da rede metroferroviária para todos os lados da região metropolitana tem um alcance social que muita gente desconhece.

Comments are closed.

Previous Post

Caieiras deverá ganhar nova estação da Linha 7

Next Post

Participantes da licitação de projeto básico da Linha 19 questionam julgamento técnico do Metrô

Related Posts