CPTM segue exemplo do Metrô e abre consulta para oferecer naming rights de suas estações

Estação da Linha 13-Jade (Jean Carlos)

Em busca de mais receitas não tarifárias, a CPTM está seguindo o exemplo do Metrô e estudado a possibilidade de oferecer os “naming rights” de suas estações. Para isso, a companhia lançou nesta quinta-feira, 30, uma consulta pública a fim de receber “manifestação de terceiros, objetivando contribuições” e que ajudarão a definir a futura licitação de concessão do direito de renomear algumas de suas estações.

A consulta pública está aberta até o final de agosto e os interessados em participar deverão protocolar suas contribuições no e-mail [email protected]. Segundo a CPTM, os interessados deverão indicar a(s) estação(ões) que enxerguem potencial de patrocínio e informar se há inteção de participar da concessão.

A CPTM citou as linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade como as que devem ter estações incluídas no processo. Por fazer parte do escopo de concessão do Trem Intercidades, a Linha 7-Rubi não foi considerada.

A estratégia de “naming rights” já foi estudada anteriormente pela empresa, quando ainda operava as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, mas acabou não dando origem a uma licitação do tipo.

Área onde será construída a estação Penha da Linha 11-Coral (Jean Carlos)

Dúvida sobre a futura estação Penha da Linha 11

A iniciativa dos naming rights no Brasil teve início com o Metrô do Rio, que concedeu o nome da estação Botafogo à Coca-Cola, cuja sede é vizinha do local. Por ser uma operadora privada, a cessão do metrô carioca não exigiu licitação.

Já o caso do Metrô e da CPTM, por serem empresas controladas pelo estado, obrigam a realização de um leilão aberto à participação geral. Mas no caso da primeira companhia, o resultado tem sido aquém do previsto, com apenas três estações concedidas, mas por meio de uma empresa de marketing, que tem feito o trabalho de prospecção dos clientes interessados em patrocinar as paradas.

O trabalho paralelo do Metrô e da CPTM, no entanto, já criou uma situação inesperada, a renomeação da estação Penha. Atualmente, ela serve apenas à Linha 3-Vermelha e acaba de ganhar o patrocínio das Lojas Besni. No entanto, a partir de 2026 o local contará também com duas outras estações, a da Linha 2-Verde e também da Linha 11-Coral.

Não está claro se os “naming rights” incluem qualquer uma delas ou se é específico da Linha 3 ou mesmo do Metrô. Questionado por um seguidor, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, afirmou que o assunto “será avaliado quando [ocorrer a] operação da nova estação”.

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