CPTM retira restrições de velocidade no trecho elevado da Linha 13

A implantação dos novos aparelhos de dilatação foi bem sucedida. Além disso, outras melhorias foram realizadas nas vias do ramal inaugurado em 2018
Trecho de via elevado recebeu melhorias (Jean Carlos)

Nas últimas semanas o site acompanhou uma equipe da CPTM em uma série de visitas técnicas. Durante a visita na Linha 13-Jade foram abordados aspectos da sinalização do trecho e também da operação. Na matéria de hoje abordaremos as melhorias realizadas nas vias.

Via Permanente

Há alguns meses atrás, a Linha 13-Jade sofria com restrições de velocidade no trecho elevado. Levanta-se um importante questionamento: como um trecho novo pode ter limitações de velocidade?

Após apuração das equipes da CPTM foi constatado o problema. Equipamentos denominados ADT (Aparelho de Dilatação de Trilhos) estavam apresentando problemas de funcionamento, muito possivelmente por falhas na instalação.

Recentemente, novos equipamentos foram instalados nas vias e estão em fase de monitoramento para verificar se o seu funcionamento está dentro do esperado. A ação de troca necessitou de intervenções estruturais no tabuleiro onde a via permanente é instalada.

Fora este problema pontual, os especialistas da Diretoria de Operação da CPTM ressaltaram que os índices de manutenção da Linha 13-Jade são bastante elevados, ou seja, há baixa incidência de falhas.

AMVs estratégicos

Outra ação realizada para dinamizar os serviços da Linha 13 é a troca dos Aparelho de Mudança de Via (AMV) no trecho onde há conexão com a Linha 12-Safira. Os novos equipamentos minimizam a interferência entre os ramais permitindo manobras mais velozes.

Os AMVs aplicados possuem “jacaré móvel”. O jacaré é a parte central do AMV, geralmente uma peça maciça de aço onde os trilhos se cruzam.

Este modelo de equipamento requer maior ação de manutenção, já que conta com uma máquina de chave adicional, entretanto existe menor desgaste dos componentes, o que dá longevidade ao equipamento.

Sistema de câmeras

Um aspecto bastante inovador da Linha 13-Jade é a presença de câmeras de monitoramento ao longo de todo o trecho. Ligadas ao Centro de Controle Operacional, as equipes de segurança têm acesso a tudo o que ocorre nas vias, aumentando ainda mais a segurança ao evitar ocorrências como acesso indevido ou furtos.

As câmeras estão instaladas em diversos pontos, com destaque ao trecho elevado da via onde é possivel ver os equipamentos na margem oeste da via. Desta forma é possivel realizar a cobertura da maioria da linha, algo praticamente exclusivo da Linha 13-Jade.

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20 comments
  1. Agora ta explicado a lentidão quando ela subia o viaduto e essa das câmeras ao longo da linha eu não sabia, muito bom isso, tinha que ter em todas as linhas da CPTM… apesar da modernidade, a L13 ainda continua vazia, enquanto não levarem ela até o Bonsucesso, vai continuar sendo uma linha fantasma.

  2. Depois a CPTM vem falar que essa “linha” 13-JADE é melhor que as linhas da CMSP kkkkk,só pode ser algum tipo de piada ,são erros grotescos demais ,mas bola pra frente ,e leva essa bomba rumo a Bom-Sucesso ,até pq já já o expresso aeroporto vai ter que ser desligado, duvido que vão conseguir fazer a operação da linha e mais o serviço Connect ,se fosse concessionária, a exemplo a Acciona já tinha parado com esse expresso ,que só atrapalha a malha de trens metropolitanos ,L11-CORAL e L12-SAFIRA deviam ser prioridade na malha ,já que tem mais demanda

    1. Fonte: Vozes da sua cabeça.

      A maior parte da demanda da linha 13 vem do Expresso Aeroporto. Tirando o expresso, a demanda cairia para menos da metade….dai sua solução é qual mesmo?
      Deixar mais vazia?

      Reclame com o governador do PSDB que vc e muitos devem ter votado nos ultimos 20 anos a construção feita a toque de caixa ….

    2. Sugiro a ambos dialogar para criar um instrumental pesquisando quem pega a linha 13 Jade da CPTM? Quais são os bairros deste público? Quais são os destinos delas? Anteriormente como fazia para chegar? Quanto gastava e tempo percorrido?
      Óbvio que a linha carece ampliação o ideal é realizar investimento é investir no trecho oeste até a região do Tiquatira criando uma conxão com Metrô para tirar passageiros da Linha 12 Safira onde encontra-se superlotada e consequentemente na no trecho leste de maneira gradativa ao Bonsucesso, Arujá e Santa Izabel no seu final.

  3. E em relação ao intervalo dos trens? Já está nos prometidos em 8 minutos? Ou ainda continua bizarramente alto?

  4. L1 começou a funcionar com elevado lá nos anos 70 e nunca apresentou problemas de dilatação L13 começou a funcionar 4 anos atrás e só agora conseguiram fazer funcionar direito.
    Ou os engenheiros desaprenderam a projetar linhas de transportes sobre trilhos ou a qualidade das construções caíram muito.

  5. Falam mal da linha 13, só porque ela foi construída pela CPTM, mas esquecem que a Linha 5-Lilás na primeira fase também foi, e sempre funcionou muito bem. A CPTM sempre foi uma empresa de excelência que herdou uma malha sucateada. Uma pena estarem acabando com ela, assim como fizeram com a Fepasa S.A.

    Companhias ferroviárias de excelência no mundo a fora são estatais, exemplos não faltam… Comboios de Portugal (CP), Renfe, SNCF, Amtrak, Japan Railways, DB (Alemanha).

    Infelizmente aqui a moda é destruir patrimônio e começar do zero.

  6. Tarcísio ainda representa uma esperança no quadro da mobilidade urbana um São Paulo, visto que Haddad é um incompetente que não deixou saudade na prefeitura de São Paulo. O PT vai querer reinventar a roda em novas linhas e projetos, como costuma fazer com tudo, jogando por terra o avanço observado na malha metro viária Paulista e deixando um cenário de terra arrasada como costuma fazer por onde passa. Haddad não tem a menor ideia do que fazer com a mobilidade urbana em São Paulo. Com Tarcísio, as extensões das linhas amarela e lilás, além das concessões das linhas celeste e rosa são mais prováveis em se tornar realidade.

    1. Olha que engraçado, você falava a mesmíssima coisa do PSDB e o povo paulista finalmente respondeu nas urnas que os tukanos não entregaram aquilo que o povo paulista esperava. Teu ex-partido não cumpriu entrega alguma de transporte público, todas as obras sempre atrasadas. E agora estão apoiando “incondicionalmente” o miliciano poste carioca do bozo.

      O PT na prefeitura de SP sempre fez muito mais pela mobilidade urbana, criando o bilhete único, renovando a frota de ônibus, construindo corredores e terminais. É isso que você chama de reinventar a roda? Terra arrasada estou vendo com a direita, entregando patrimônio público pra abutres cuidarem, uma prova disso é a CCR destruindo as linhas que eram da CPTM e a linha 5 lilás. A linha 18, que o Dória resolveu trocar por BRT, o Tarcísio já disse que vai também deixar como BRT, só o Haddad quer resgatar o projeto do monotrilho. Aliás, esse tal de Tarcísio não fez nada enquanto ministro da infraestrutura, só ponte que caiu e colocou placa com o nome dele em obras que eram do PT. Fora as privatizações baratas, estilo as que tem na terra dele, como a da SuperVia, que já se cogita voltar a ser estatal.

      E se prepare, se o carioca for eleito, vai trazer milícias pra SP, aí é que o tiroteio vai comer solto mesmo.

    2. Mais incompetente é esse fantoche metido a Celso Pitta querendo privatizar a SABESP, não fale bobagens rapaz…

  7. Bom dia, Ed.
    Independente de quem for eleito sendo Tarcísio (REP) ou Haddad( PT) vão manter o planejamento dessa administração João Doria Jr/ Garcia (PSDB) as linhas que vem sendo construída e entregue a população até 2026 são mais de 35 km e trabalhará na extensões com os projetos prontos como: verde, lilás, amarela, laranja, jade prata e ouro será lembrado positivamente.
    As demais linhas como: onix, veioleta, celeste, rosa, marrom e a possível reativação 18 bronze provavelmente deixarão no futuro próximo.

  8. A matéria não deixa claro quem errou: empreiteiras, CPTM ou ambas.

    Se o elevado foi construído e houve um erro na instalação dos Aparelhos de Dilatação de Trilhos, a empresa responsável pela instalação deveria realizar a correção sem custos ao estado (parte da garantia técnica do contrato). Se a empresa responsável se recusasse, a CPTM poderia adotar as punições cabíveis (proibição de participação em novas licitações por período determinado e cobrar judicialmente o ressarcimento ao estado dos custos de correção da falha).

    Se a CPTM constatou a falha e aceitou a obra assim mesmo ou se nem constatou a falha na época, precisa punir os funcionários públicos responsáveis pelo setor de fiscalização de obras. A falha na fiscalização da obra causou prejuízos ao estado e sociedade.

    Mas pedir essa análise é muito?

  9. AMV’s estratégicos
    Estes modelos de equipamento, embora requeiram maiores ações de manutenção em relação a um AMV tradicional, já que contam com uma máquina de chave adicional, entretanto com a existência menor desgaste e confiabilidade dos componentes, o que dá longevidade ao equipamento, porém são bastante simples se comparados aos utilizados nos Monotrilhos, principalmente na Linha 15-Prata, pois utilizam rodeiros iguais sobre trilhos de aço que possuem juntas de dilatação imperceptível, além de chaveamento de mudança de vias simples, enquanto Monotrilho e People Mover possuem ”Finger Plate” –Na junta de dilatação horizontal e vertical (concreto), além de “Track Switches” – Aparelhos de mudanças de via (ambas em concreto armado de dimensões gigantescas e massas colossais, ou seja da mesma secção da viga fixa horizontal), com grandes dificuldades para conservação e manutenção tratando-se o VLT’s trens mais estáveis com menor amplitude e que portanto oscilam menos ao trafegar que um “Monotrilho” ou “People Mover”, semelhante ás linhas de Trens e Metrôs seja o mais indicado, com a grande vantagem de se ampliar imensamente o número de fornecedores e fabricantes.
    Com relação a ao candidato indicado pelo ‘Mito’ que está junto com Rodrigo Garcia será um PSDB turbinado e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo já lá decidiram que substituíram tudo por VLT. Retirar a câmera dos policiais para igualar o padrão carioca de abordagem sem testemunha. Privatizar a SABESP com padrão CEDAE com aumento imediato de custo para os consumidores, e concessões da CPTM que passará a ter o padrão SUPERVIA!

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