Doria terá dezembro cheio de inaugurações e eventos no Metrô

Vencedor das prévias para concorrer à Presidência da República pelo PSDB, governador fará as inaugurações das estações Vila Sônia e Jardim Colonial além ‘dar a partida’ no tatuzão da Linha 6 neste mês
Estação Vila Sônia, uma das inaugurações previstas para dezembro (CMSP)

Os responsáveis pela agenda do governador João Doria devem estar em apuros para encontrar espaço nela neste mês. O tucano tem pela frente ao menos três eventos importantes relacionados ao Metrô até antes do Natal.

Por conta de imprevistos, atrasos e coincidências, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos planeja inaugurar duas estações, Vila Sônia e Jardim Colonial, ainda em dezembro, embora as datas exatas não sejam ainda conhecidas – Silvani Pereira, presidente do Metrô, prometeu novidades sobre a última estação da Linha 4 ainda neste domigo.

Além disso, a Acciona, empresa espanhola que assumiu a PPP da Linha 6-Laranja, está nos preparativos finais para acionar a tuneladora sul, a imensa máquina de escavação de 109 metros de comprimento que abrirá os túneis da ramal no sentido São Joaquim.

Assim como as estações, também o início do funcionamento do “tatuzão” está marcado para este mês. Não será surpresa, portanto, se nas próximas duas semanas Doria realize esses três eventos separados por poucos dias.

A estação Jardim Colonial chegou a ser prometida para setembro, outubro e novembro, mas deve abrir apenas neste mês (CMSP)

A inauguração da estação Vila Sônia é a mais aguardada de todas. A 11ª parada da Linha 4 está em construção há muitos anos e deveria ter sido aberta um ano atrás. No entanto, atrasos por conta de fornecedores impediram que os testes nas vias fossem realizados antes. A estação, pelo que mostram imagens recentes, está pronta, aguardando apenas as últimas certificações.

O governo do estado chegou a prever que a estação seria aberta no dia 16 de dezembro, coincidentemente, aniversário do governador, mas em respostas recentes em redes sociais, a promessa é que isso ocorra “antes do Natal”.

Jardim Colonial, a nova parada da Linha 15-Prata, também foi prometida meses antes, mas depende do ‘ok’ da Bombardier, empresa que implantou os sistemas e trens no ramal de monotrilho.

A partida do primeiro tatuzão por sua vez era esperada para dezembro, chegou a ser pensada para janeiro e mesmo novembro, mas parece certo que começará seu trabalho nos próximos 10 dias. A construtora espanhola e a LinhaUni, empresa criada para operá-la, já confirmaram que o shield passará a funcionar neste mês.

A roda de corte da tuneladora sul da Linha 6-Laranja: escavações prestes a começarem (STM)

Na rede metroferroviária, os três eventos são os mais significativos que terão a participação de Doria já que no dia 2 de abril de 2022 o governador terá de se afastar do cargo para concorrer à Presidência da República pelo PSDB. Ele venceu as prévias no sábado, dia 27 de novembro, e portanto precisará se descompatibilizar do cargo.

Assume o vice-governador Rodrigo Garcia, que será o candidato tucano ao governo de São Paulo. Mas ele terá pouco o que mostrar já que as obras metroferroviárias em andamento ou estão atrasadas ou em fases muito incipientes como a Linha 2-Verde e a própria Linha 6.

As únicas promessas que sobraram para 2022 são a estação Varginha e a Linha 17, mas ambas demonstraram ter atingido um estágio muito aquém do necessário para serem concluídas em apenas 12 meses.

Total
2
Shares
14 comments
  1. uma pergunta: será que realmente Jardim Colonial vai abrir esse mês?? (se depender dos testes kk..) e vila sônia eu estarei por lá também!, vou pegar o trem em República e sigo direto pra Vila sônia passando pelo trecho de 2KM em SP Morumbi, mas enfim, excelente matéria continue assim!

  2. Em relação a linha 4 quatro amarela terá algum anúncio em uma possível extensão ao município de Taboão da Serra?

  3. Noossssssa que surpresa kkkkk!!!!
    O calça apertada vai abandonar OUTRA VEZ o seu mandato, fazendo de otário mais uma vez os iludidos que votaram nele.

    1. Parece que o metrô já chegou em acordo com a Via Quatro, e a Via Quatro já contratou as empresas que vai fazer os estudos de solo e arquitetura até Taboão

  4. Olá sr Ricardo e amigos presentes
    Essa do dia 16 é das boas, e eu que o tempo todo pensava que seria uma forma de homenagear os reservistas ( ou seria o dia dos conscritos ) ou o nascimento do poeta Olavo Bilac famoso pelo hino á bandeira, sou pego no contra pé com essa ideia homenagear o Dória no aniversário???? Acho que não existe em nenhum lugar tantos “Smiters” como na politica. Tá tudo pronto se essa obra não for entregue logo, ai vai vir a Via Amarela solicitar compensação pelo tempo que a estação ficou fechada após o termino da parte deles. Até mais
    Gilberto JV~TS

  5. Esse Dória não terá meu voto nunca mais, que o povo o faça desaparecer da política no ano que vem, já é rico mesmo e não precisa de mais nada, só sumir das nossas vidas! Vila Sônia neste mês até vai, mas Jardim Colonial não acredito que seja em dezembro, o Metrô só enrola e não mostra nada de concreto com relação aos testes de trens andando numa velocidade pelo menos próxima do normal no novo trecho, portas de plataforma sendo várias vezes testadas, pois o que vemos de vez em quando é um trem se arrastando por lá e mais nada!
    No caso do shied da Linha 06 o desgovernador mequetrefe calça apertadinha pode até ir lá no poço e dar a partida simbólica na máquina, mas a maioria não vai ver isso e não vai dar em nada!

  6. Será que seria melhor inaugurar estádios de futebol, verdadeiros elefantes brancos, com corrupção de construtoras? Ou seria melhor propagar negacionismos em meio a uma pandemia, aumentando o número de mortos? Não, continua os investimentos do estado em mobilidade urbana, coisa a que os dois políticos a que me referi, um de pijama listrado e outro de camisa de força, não possuem a menor ideia do que seja. Para a quadrilha petista, São Paulo é apenas uma galinha de ovos de ouro com imprensa a ser “regulada” e para o hospício bozonarista, mais um quintal para futuras rachadinhas.

    1. Qual negacionismo mané? O Brasil é o país que mais vacinou no mundo. Só boçais que querem que a população tomem a vacina a qualquer custo. “Futuras rachadinhas” é tudo que você tem a dizer sobre a corrupção do governo atual? E o trensalão dos tucanos aqui em SP, será que supera o mensalão e petrolão dos mortadelas?

      1. Olha um trouxa bozonarista,de um governo federal amalucado que não tem ideia do que seja mobilidade urbana e que apenas se interessou em comprar vacinas quando o governo de São Paulo começou a vacinar no estado, sendo mostrado nas principais mídias mundiais. Apenas boçais que fugiram da escola negam a vacinação e sua importância e dá até pena de ter ainda que precisarmos argumentar isto. Os manés que defendem um governo que instalou um balcão de propinas para a compra de vacinas em meio a milhares de mortos em uma pandemia se esquecem que a corrupção que envolveu obras em SP até a Alstom foi investigada pela justiça e os envolvidos foram punidos. Bem diferente deste governo federal que por incompetência mal consegue viabilizar o people mover em Guarulhos e afasta membros da PF para varrer suas rachadinhas para debaixo do tapete. Só rindo que os paulistas vão votar no genocida federal, com sua curriola de militares incompetentes e corruptos e por uma ala evangelica comparável ao Taleban.

    2. kkkk, o teu psdb vadiando há 30 anos em SP e a culpa é da “quadrilha petista”! Assessoria tukana sempre se esquivando da responsabilidade!

  7. Olha aí o esquerdinha fracassado defensor de uma quadrilha política que foi parar quase toda na cadeia. De uma “presidenta” tão maluca quanto o bozonaro e que derrubou a economia em quase 4%, praticamente a mesma queda econômica da pandemia. De um pretenso candidato à presidente que não passa de um velho bêbado que defende regimes totalitários e a regulamentação da imprensa. E que acha que a quadrilha petista no poder vai resolver sua vidinha de periferia. Coitado… só rindo… enquanto isto nosso estado possui a melhor infraestrutura do país, cada vez mais nos últimos 30 anos. A quadrilha petista virou fumaça no ABC Paulista, de tanta roubalheira e até um prefeito foi morto por isto. Agora, os candidatos do PSDB ganham no primeiro turno. Por que será hein, comedor de pão com mortadela?

Comments are closed.

Previous Post

Metrô contrata empresa para apoio na supervisão da Linha 17-Ouro

Next Post

Trabalho com vigas-trilho avança em várias frentes na Linha 17-Ouro

Related Posts