Em mapa, governo mostra Linha 13 indo até Brás e Linha 10 parando em Luz

Mapa mostra um esquema diferente para as linhas da CPTM (STM)

Durante a apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos a respeito do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô, um mapa inédito revelou planos diferentes para a expansão da malha sobre trilhos em São Paulo.

A imagem, que foi usada para mostrar o percurso da Linha 19, também trazia mudanças significativas nos ramais sob responsabilidade da CPTM.

Uma delas é indicar a Linha 13-Jade seguindo apenas até a estação Brás, numa referência a um serviço que utiliza as vias da Linha 12-Safira. Atualmente, o ramal tem o serviço Expresso Aeroporto indo até a estação Luz, compartilhando vias de outras linhas.

A ilustração contraria os planos do governo, que pretende levar a Linha 13 até Palmeiras-Barra Funda. A modernização das vias entre a estação e Luz já foi contratada e será concluída em 2024.

Como se sabe, essa reforma inclui a extensão da Linha 11-Coral até Barra Funda. Essa previsão foi incluída no mapa assim como a já esperada redução do percurso da Linha 7-Rubi, que deixará de atender a estação da Luz quando for concedida junto ao Trem Intercidades.

Trem da Linha 13 na estação da Luz: mapa sugere que ramal funcionará apenas até Brás no futuro (CPTM)

Além disso, o mapa mostra a Linha 10-Turquesa parando na centenária estação, como ocorria no passado – o ramal chegou a voltar a operar em Luz, mas como parte do Serviço 710, que uniu a operação com a Linha 7.

A ilustração, como se imagina, sugere a extinção do Serviço 710 por conta do repasse da Linha Rubi à iniciativa privada.

Vale observar ainda que a Linha 10 aparece como parte dos ramais que farão conexão com a Linha 19-Celeste na futura estação Pari.

Já no que concerne ao Metrô, o mapa apresenta a extensão da Linha 5-Lilás até Ipiranga, com mais três estações. Para viabilizar a expansão até lá será preciso chegar a um acordo com a ViaMobilidade a fim de que ela implante esse trecho e receba algum tipo de compensação.

Embora apresentado pelo próprio governo, o mapa tem caráter provisório, como é possível deduzir da inscrição “Preliminar” que aparece parcialmente em letras garrafais.

Previous Post

Confira como é a operação assistida da Estação Vila Sônia

Next Post

Estação João Dias atrai quase 32 mil passageiros, Mendes-Vila Natal, apenas 3 mil

Related Posts