Em sabatina, governador Rodrigo Garcia erra dados sobre a Linha 18 e BRT-ABC

Confira checagem sobre as afirmações que o candidato à reeleição pelo PSDB fez nesta segunda-feira em sabatina organizada pelo jornal O Estado de São Paulo e a FAAP
Projeção do monotrilho da Linha 18-Bronze
Projeção do monotrilho da Linha 18-Bronze (VEM ABC)

Durante a sabatina realizada pelo jornal O Estado de São Paulo e a FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) nesta segunda-feira, 22, o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e candidato à reeleição, foi questionado sobre o cancelamento da Linha 18-Bronze do Metrô, trocada por um corredor de ônibus ‘BRT ABC‘.

Um dos participantes, o jornalista Marcelo Godoy, perguntou à Garcia por que o estado decidiu romper o contrato do ramal de montrilho e substitui-lo por um corredor de ônibus proposto pela concessionária Metra, que por meio de um aditivo questionado na Justiça, foi agraciada com um pacote de R$ 22,6 bilhões.

Em sua sabatina na semana passada, o candidato petista Fernando Haddad voltou a abordar o tema e até prometer resgatar o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a VEM ABC para construir o ramal de monotrilho de 14,7 km. Atualmente, a empresa está aguardando uma decisão para receber indenização do estado pela quebra contratual.

Corredor de ônibus BRT ABC: capacidade de passageiro será a metade da Linha 18 e viagem 50% mais demorada (GESP)

O atual governador, no entanto, enumerou várias informações questionáveis, citando números fantasiosos e invertendo valores para justificar a adoção do BRT-ABC. Confira a seguir a checagem das suas afirmações:

“Nós chegamos em 2019 com um contrato assinado da Linha 18 de um monotrilho para o ABC. Um monotrilho que ia custar R$ 6 bilhões e não tinha um real para fazer o monotrilho”.

FATO, MAS…: Garcia não esclarece que a Linha 18 tratava-se de uma PPP em que o poder público arca com metade do custo. Isso significava o montante de R$ 1,928 bilhão em valores de 2014. A Procuradoria Geral do Estado apontou que em abril de 2021 o projeto da Linha 18 custaria cerca de R$ 7,4 bilhões, mas a parte do poder público seria de R$ 3,7 bilhões, já incluídas as desapropriações.

Sobre o custo geral, a estimativa faz sentido, mas omitir que a metade do custo viria do parceiro privado é errado. Ainda assim, trata-se de um empreendimento coerente para sua capacidade, de transportar 340 mil pessoas por dia. O custo, mesmo com os valores do ano passado, é de R$ 500 milhões por km. A Linha 6-Laranja, outra PPP e que foi resgatada pelo governo, terá um custo de R$ 18 bilhões (143% mais cara) para implantar 15,3 km (R$ 1,18 bilhão por km) e transportar 85% a mais.

O governador acerta ao dizer que não havia dinheiro para o projeto, mas não explica por que na gestão Doria/Garcia não se tentou buscar recursos para a Linha 18, da mesma forma que foi feito com outros programas de expansão parados como a Linha 6 e a extensão da Linha 2-Verde, também com contratos assinados desde 2014.

O total que seria bancado pelo poder público, de R$ 3,7 bilhões em valores de 2021 (PGE)

“Essa obra vai custar 10% do que iria custar o monotrilho…em cerca de R$ 700 milhões…”

DUVIDOSO: Sobre o custo do BRT, em fevereiro seu governo afirmou que a obra terá um custo de R$ 860 milhões. O valor será em tese integralmente bancado pela Metra e por isso as planilhas de custo não são públicas.

No acerto com a empresa, o governo Doria/Garcia se comprometeu a quitar uma dívida de R$ 740 milhões, praticamente bancando indiretamente o investimento no corredor. O Tribunal de Contas do Estado questiona a razão de a gestão estadual ter permitido esse endividamento tão alto.

O ex-governador João Doria em anúncio do BRT: dados não batem com afirmações de Garcia (EMTU)

“…Ela será feita em um ano e meio, o monotrilho iria levar de 6 a 7 anos…”

FAKE: Sobre o prazo de apenas 18 meses para implantá-la, Garcia esqueceu-se de dizer que já se passaram mais de três anos desde que o BRT foi anunciado. Por mais simplório que o corredor de ônibus seja, parece pouco plausível que seja entregue no ano que vem, como disse o tucano. Garcia inflou o prazo de construção da Linha 18, que em contrato seria de até 4 anos e não “6 a 7 anos”.

“…e além disso ela transporta o mesmo número de passageiros com o conforto do monotrilho”.

FAKE: Ele também ignorou que o BRT-ABC transportará no máximo a metade da capacidade da Linha 18. Inicialmente, o governo citou 115 mil passageiros por dia, mas em fevereiro deste ano previu cerca de 173 mil usuários contra 340 mil do monotrilho.

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“Ele [O BRT] não para até a próxima estação porque todo sistema semafórico é programado para que o BRT tenha uma circulação diferente dos veículos”.

POUCO CRÍVEL: Espera-se a tal sincronização semafórica para dar prioridade ao BRT, porém, é ilusão considerar que um sistema inserido no viário urbano sempre estará desimpedido para seguir viagem. São dezenas de veículos em ambas as direções para oferecer uma capacidade minimamente decente e não se imagina como os cruzamentos poderão ficar eternamente fechados para automóveis a fim de não interromper o fluxo de ônibus.

“Nós substituimos um modal por um modal mais rápido, simples, que leva com conforto a mesma quantidade de pessoas”.

FAKE: o próprio governo já revelou que as viagens entre o centro de São Bernardo do Campo e a estação Sacomã, da Linha 2-Verde, levarão 40 minutos na melhor hipótese, no chamado “serviço expresso”, que fará paradas em menos pontos de ônibus. A Linha 18-Bronze, com 13 estações, levaria cerca de 26 minutos, ou 35% mais veloz que o BRT. Além de transportar o dobro de passageiros.

O governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (GESP)

“Em paralelo, nós contratamos já o projeto da Linha 20 do Metrô, que vai sair ali da Lapa e ligar com o ABC. Então um projeto para os próximos anos em São Paulo”.

FAKE: o governador acerta ao dizer que o projeto da Linha 20-Rosa está contratado, mas não diz qual deles. Trata-se do projeto funcional e anteprojeto de arquitetura, que é preliminar às fases mais detalhistas do empreendimento. A atual gestão também está realizando estudos de viabilidade comercial do ramal, para concedê-lo à iniciativa privada, porém, “os próximos anos” a que Garcia se refere são bem mais distantes do que ele deixa a entender. Pelo ritmo e complexidade de um projeto de alta capacidade e subterrâneo, a Linha 20-Rosa só deverá ser concluída na próxima década.

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  1. Obrigado por nao serem chapa branca, diferentemente dos outros canais de transporte.
    E essa sabatina deveria ser composta por alguem da populacao, e nao “jornachistas” que nao representam o povo.

  2. Tem que ser investigado com rigor o repasse sem licitação do aditivo assinado pelo ex-presidente da EMTU e novo secretário dos Transportes Metropolitanos Marco Antonio Assalve e a Metra, no contrato do Corredor ABD teve vultosos acréscimos irregulares sem licitação e ainda estão sendo investigadas pelo TCU- Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, deveriam ser anuladas, Dória/Garcia e Morando tem ligações com estas concessões.
    A região planejada de trafegar a Linha 18-Bronze ou BRT é em um fundo de vale alagadiço, paralela quase que totalmente ao Córrego dos Meninos/Rio Tamanduateí e com inumeráveis cruzamentos em nível, portanto sujeita a congestionamentos e inundações constantes como em Março de 2019, não existe solução para isto mundialmente, com o exemplo de Veneza na Itália, portanto é fundamental que o sistema seja elevado, quaisquer que seja os protótipos escolhidos, podendo ser o mesmo protótipo BYD da linha 17-Ouro, VLT ou até BRT ou se corre o risco de se construir um sistema obsoleto já na sua criação.
    Um exemplo prático disto é o que ainda é o que já ocorre atualmente no atual corredor ABD dos trólebus do BRT da Metra que é interrompido frequentemente nas enchentes, recentemente o prefeito de São Bernardo indicou que a construção de um piscinão do Paço já finalizado em 2019 resolveria o assunto, mas não teve êxito, agora já está prometendo outro, o Jaboticabal no Córrego dos Meninos, que minimiza, mas não resolve as enchentes!!!
    Linhas de Metrô como a 14-Onix, 19-Celeste, 20-Rosa entre outras levam no mínimo 15 anos para serem concluídas e entrar em operação só no final da década de trinta, e mais ágil e econômico estender as iniciadas!

  3. Metrocptm, teve usuário aí me mandando calar a boca e me chamando de chato em outro artigo, mas não vi ninguém deletando comentário desse usuário. Quando eu respondo a esse mesmo usuário tratando-o da mesma forma, o meu comentário é apagado? O que é isso, lado político?

    1. Oi Gabriel, normalmente não permitimos comentários apenas de cunho político, mas estamos em meio a eleições, portanto, não há como não abordar isso nos comentários. Mas precisamos ser respeitosos uns com os outros. Se não concorda, a melhor forma é mostrar seu ponto de vista e não desmerecer o outro participante. Também estou deletando comentários que fogem ao tema do site (mobilidade). Sobre sua reclamação sobre ofensas, acabei de colocar uma funcionalidade nos comentários para que os leitores possam reportar algum texto ofensivo, ok? Creio que assim conseguiremos moderar de forma mais eficiente e justa. Abraços!

  4. Não tem dinheiro pro monotrilho mas tem 4,4 bilhões de renuncia fiscal no icms da gasolina, q fez de forma eleitoreira. Mais os milhões que serão pagos as concessionárias rodoviárias pelo congelamento dos pedágios. Esse Rodrigo Garcia é um fanfarrão com o dinheiro público. Pergunta a ele sobre o trensalao tucano

  5. 30 anos e São Paulo viu construir as linhas amarela, lilás, jade, prata, ouro, com recursos próprios e sem investimento federal, diferente do que ocorre nas grandes metrópoles mundiais. Além disso, vemos a construção da linha laranja e neste período o estado expandiu a linha verde da avenida Paulista até a zona leste. A linha celeste já está quase saindo da fase de projeto. A RMSP conta hoje com a melhor malha metroferroviária do país, alcançada por um simples bilhete, usando o bilhete único, diferente de outras metrópoles mundiais que se paga pelo percurso. O sistema é constantemente modernizado, como vemos com a instalação de portas de plataforma e o centro de operações já conta com inteligência artificial. São Paulo herdou uma CBTU sucateada e nestes 30 anos ela se transformou na moderna CPTM. Comparem com outros estados brasileiros… O federalismo leva boa parte de nosso dinheiro e somos subrepresentados no congresso de forma desproporcional. Ainda assim, temos a melhor infraestrutura do país, as melhores estradas, as melhores universidades, disparado o melhor saneamento (só perdemos para o DF) e nosso estado já é considerado um outro país dentro do Brasil. Na pandemia, o Butantan se tornou referência mundial em vacinas e nosso índice de vacinação atingiu niveis europeus, apesar do assassinato inicial patrocinado pelo atraso federal. Apesar de maior população, proporcionalmente temos os menores índices de criminalidade do país.

    1. essa historia que os impostos de SP bancam o país é uma grande farsa. é discurso de quem nao conhece o sistema economico brasileiro e o pacto federativo.

      todas as obras do estado possuem financiamento federal. tanto é fato que as obras da linha 2 demoraram a sair devido ao nao repasse do governo federal, e a linha 9 extensao varginha só saiu por causa de repasse federal. o mininsterio das cidades durante bom tempo teve verba destinada e nao utilizada porque estados e municipios nao forneceram a documentaçao correta para conseguir tal financiamento.

      o q muda em SP em relaçao ao resto do pais é que aqui quem administra o transporte sobre trilhos é o governo estadual, e de forma direta em varias linhas. na maior parte do Brasil é administraçao federal, e no RJ é tudo concessao, e é a m* que é, alem de caro e sem integraçao. SP segue o mesmo caminho com a entrega para a CCR.

      1. ERRADO, essas verbas federais são só EMPRESTIMOS que o Estado terá que pagar de volta com JUROS depois

        1. “Ao contrário de outras ocasiões, a soma da União é um investimento e não um financiamento, como geralmente ocorre em obras metroferroviárias em São Paulo. Aliás, o governo federal arcará com a maior parte dos recursos necessários para a extensão de 4,5 km da Linha Esmeralda. Dos R$ 945 milhões de investimento total, R$ 500 milhões cabem à União e R$ 445 ao estado.”

          https://www.metrocptm.com.br/estacao-varginha-da-linha-9-atrasa-e-agora-esta-prevista-para-2022/

          vai passar essa no credito ou no debito?
          só podia ser tucano.

  6. Trabalho próximo à estação Tamanduatei há 25 anos. Depois da chegada do metrô fizeram um ajardinamento na rua Aida, o que melhorou a região. Se fizerem este BRT temo que ele irá degradar a a região se resolverem expandir até Sacoma. Espero que os vereadores de São Paulo mais a prefeitura não deixem ele passar da Tamanduatei e que utilize avenida Guamiranga. O ideal mesmo é que seja construído o monotrilho ou um VLT.

  7. Esse Rodrigo Garcia é um professor Pardal todo perdido, no debate ficou falando a mesma coisa, fizemos isso fizemos aquilo e entregamos aquilo outro, e querem dar mais 4 anos pra esses lentos, chega de tucanicies!!!!!

  8. Gostaria de parabenizar os autores pela forma didática e esclarecedora como este tema foi destrinchado, desta forma só não entende quem não quer!
    A região do ABC possui o 4º PIB do Brasil, com ampla pujança industrial!
    Depois de cancelada a reconstrução da Estação Pirelli e postergadas as Linhas 14-Onix, 18-Bronze, Arco Sul, Metrô de superfície para Linha 10-Turquesa, Trens intercidades para Santos, e mais recentemente a ameaça de terminar o serviço da “Linha Integradora-710” da CPTM reativados em Maio de 2021 caso seja reinstalado o TIC até Campinas, e com a chegada eis anunciado o início da Linha 20-Rosa que também já foi devidamente cancelada no trecho do ABC em 2021 em mais um uso político demagógico e eleitoreiro para as próximas eleições pelo sr. Rodrigo Garcia, e novamente a população do ABC foi ludibriada com o aval e cumplicidade dos prefeitos da região principalmente Auricchio de SCS e Morando SBC todos do PSDB.
    O atual ocupante da presidência do “Consórcio do Grande ABC” Paulo Serra também do PSDB prefeito de Sto André e demais membros, desta forma ele deveria tomar uma posição contrária e não aceitar de forma passiva!
    Com relação a esta pretensa Linha 20-Rosa para o final da década de trinta, um detalhe chama a atenção, é que seus terminais Lapa e em Santo André chegam exatamente na atual “Linha Integradora-710” da CPTM que possui uma 3ª linha ociosa entre Capuava e Brás, e sua conclusão é para o final da década de trinta, ficando claro que é melhor e mais rápido e econômico investir na CPTM, inclusive para receber os Trens Intercidades.
    Por conta de pressões políticas os arquitetos planejadores do Metrô/CPTM de SP, demonstrando que estão pressionados e nem sempre apontam para a solução mais ágil e econômica para calcular o traçado de novas linhas e a demanda de passageiros, e o dimensionamento das obras Metrô ferroviárias mais viáveis, principalmente quando se trata de integração de linhas.

    1. Ed, se as colocações que fiz nos comentários anteriores não foram suficientes para seu entendimento, me pontualize onde estam nos textos e as inconsistencias, e as citações que não são verdadeiras, não sou petista, e o prefeito assassinado do PT teve a ver com as empresas dos onibus, e esta “verdadeira revolução em obras e administração” só você vê, sou da região e nasci aqui, portanto não tente me enrrolar, pois não vai conseguir.
      Esta é mais uma das múltiplas fanfarronices destes 28 anos de PSDB de SP, estes governantes são os das infindáveis obras incompletas e inacabadas conforme já denunciadas pelo MPE-Ministério Público Estadual, como a Linha 15-Prata que era para estar concluída em 2014 e até hoje incompleta nos dois extremos, a insensatez de se colocar a estação da Linha 13-Jade a 1,2 km de distância demonstrou mais um despreparo e irresponsabilidade. Já estamos em 2022, e nada de túnel ou ponte Santos Guarujá que deveria incluir também espaço para uma linha de VLT – “Veículos leve sobre trilhos”, e novamente é adiado o início da expansão da linha 2-Verde do metrô até Guarulhos, e não deve ter sua extensão concluída até 2029 se dependermos destes atuais governantes federais e estaduais.
      No Brasil não existe uma lei semelhante à das Responsabilidades Fiscais (mais conhecida como “Pedaladas fiscais”), que pune o governante que gasta mais do que arrecada, ou que repassa para o seu sucessor as dívidas contraídas no seu período de mandato e que burla a lei, por este motivo não acontece punição alguma para quem promete nas campanhas eleitorais com seus compromissos não cumpridos, pois isto não é considerado crime pelas leis brasileiras.

  9. No dia 24 de fevereiro deste ano o então governador Doria subiu num tratorzinho usando um capacete de playmobil dizendo que estava inaugurando as obras do BRT do ABC… Jogada de marketing ofuscada na mídia pela invasão da Ucrânia neste dia. Apenas interditaram o terminal do paço e nada fizeram até agora.

  10. A verdade é que, entre fazer a expansão da Linha 2 ou o monotrilho da Linha 18, escolheram a primeira.

    Detalhe que tanto a expansão da Linha 2 como a extinta Linha 18 atenderiam aproximadamente a mesma quantidade de passageiros diários.
    Porém, a expansão da Linha 2 “só” até Penha já é mais cara que a Linha 18 inteira custaria!

    Ou seja, questão de escolhas e “prioridades”.
    Agora me digam: qual das duas regiões é mais carente em transporte coletivo?
    Se alguém disser que não é SBC, melhor rever seus conceitos.

    Além disso, cabe dizer, mais uma vez, que a expansão da L2, da forma “simples” como está sendo concebida, inviabilizará, de modo geral e amplo, por questões óbvias, o pleno atendimento das demandas do ABC Paulista em Tamanduateí e, principalmente, em Sacomã.

    É preciso pensar logo, para ontem, a expansão da L5 após Ch. Klabin, a fim de desafogar futuramente a L2.

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