Fernando Haddad critica BRT-ABC e Linha 17-Ouro

Candidato ao governo do estado pelo PT diz que vai rever aditivo de contrato com a Metra, que considera “estranho”, mas defendeu BRT no lugar do monotrilho para atender o Aeroporto de Congonhas
Projeção mostra a Linha 18-Bronze em São Bernardo: viagem em até 27 minutos (VEM ABC)

O candidato ao governo do estado de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, que lidera as intenções de voto, segundo os institutos de pesquisa, afirmou nesta quarta-feira (17) que caso vença a eleição irá rever o aditivo bilionário assinado com a concessionária Metra para implantação do BRT-ABC. O político participou de uma sabatina da rádio CBN.

Segundo Haddad, “eles [governo Doria/Garcia] cancelaram a obra do monotrilho do ABC e querem colocar um BRT que não vai dar conta da demanda“.

Em 2014, o então governador Geraldo Alckmim assinou contrato de concessão de 25 anos com a empresa VEM ABC para implantação da Linha 18-Bronze, com 14 km e capacidade para cerca de 340 mil passageiros transportados por dia. Já o corredor de ônibus oferecido pela Metra poderá transportar pouco mais de 100 mil pessoas diariamente e com uma viagem cerca de 50% mais lenta.

E ainda pior. Em vez de licitar o BRT fizeram um aditivo bastante estranho, colocando a obra no contrato que não tinha nada a ver uma coisa com a outra“, completou o petista. O projeto da Linha 18-Bronze contou com a participação do PT por meio do ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Questionado se poderia tomar alguma atitude a respeito da extensão do contrato com a empresa do ABC, que opera o Corredor ABD, Haddad foi catégorico: “Posso e vou [rever] porque acho que a ligação com ABC tem quer ser uma ligação expressa. Não pode ser uma coisa qualquer“.

Linha 17-Ouro (iTechdrones)

BRT no lugar da Linha 17

Antes de citar o caso do monotrilho do ABC Paulista, Haddad criticou a Linha 17-Ouro, também do mesmo modal e que está em obras há uma década. “Grande equívoco urbanístico e de mobilidade. Ali podia ter um BRT“, ignorando que o projeto completo, com 18 km, passará por regiões de relevo complexo e áreas que exigiriam muitas desapropriações no caso de um corredor de ônibus, como o bairro do Morumbi.

O ex-prefeito da capital paulista abordou outros dois temas de mobilidade, a implantação do Trem Intercidades, do qual afirmou ter conversado com o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva a respeito. Segundo ele, o projeto é prioritário, não apenas no eixo São Paulo-Campinas.

Haddad também prometeu criar o bilhete único metropolitano, que eliminaria a necessidade de sistemas diferentes em cada município da Grande São Paulo, além da cobrança de uma tarifa maior.

Com informações do Via Trolebus.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
29 comments
    1. Estranho é vc acreditar nas matérias da sensacionalista Veja sem nem ir a fundo….

      O projeto da ciclovia da Paulista contemplou O ENTERRAMENTO DE VIAS, REFORMA DAS CALÇADAS , ENTRE OUTRAS. Por isso que ficou mais caro.

      Agora, pq o senhor não fala sobre as ciclovias construidas pelo Metrô que custaram 6 vezes mais e mal tem acesso, como a ciclovia da marginal Pinheiros?

      1. Quer comparar mesmo a ciclovia da marginal Pinheiros que acompanhou a recuperação da qualidade das águas do rio e a criação de um parque linear com uma ciclovia no canteiro central da Paulista? O projeto do rio Pinheiros visa a requalificação de parte das regiões oeste e sul da cidade em um conceito muito mais amplo de urbanismo e mobilidade. Até um síndico de prédio projetaria a ciclovia da Paulista.

        1. Depois de quase 30 anos no poder só agora que o PSDB tá começando a despoluir o rio Pinheiros? Fora os inúmeros outros rios da região metropolitana, incluindo o Tietê, que o seu partido nada faz?

  1. malldad sulvinil, pior prefeito que São Paulo já viu, entende ZERO de transporte urbano e fica falando besteirol como fez a frente da prefeitura de São Paulo, quando realizou uma péssima adminsitração ! vai ser troletado de novo em outubro e voltar para as suas aulinhas ! ciao malldad !

    1. Vc pelo visto prefere a quadrilha tukana do trensalão ou a quasrilha bozista que matou 680 mil brasileiros. Quanto ao PT, já fomos a sexta economia do mundo com eles, antes da direita boicotar o governo.

  2. sobre a linha 18 / BRT-ABC, se realmente for verdade e for bater de frente com a familia setti-braga, seria uma boa. mas duvido muito q o proximo governador, quem quer q seja mexa nesse vespeiro.

    sobre a linha 17, falou besteira. o trecho atual realmente não necessitaria de monotrilho, mas a linha completa, de SP-morumbi a jabaquara, sim.

    sobre o bilhete unico metropolitano, já passou da hora. boa medida.

    1. Provavelmente vão mexer nesse vespeiro sim,pois seja o Governador que for ,vão pagar a Indenização bilionária da VEM ABC (consórcio privado) responsável pela linha ,pois ainda esta em treta judicial

  3. Engraçado que muita gente criticava o Haddad pela criação de ciclovias (inclusive eu) e hoje se prova que ele estava certo em grande parte das obras. Ele tambem acertou no plano diretor e na cracolandia por exemplo. Não é excelente, mas certamente o melhor das opções disponíveis.

  4. Haddad tem de tudo pra ser um excelente governador! Sobre a fala da Linha 18 Haddad acerta, mas erra feio e rude ao dizer que SP deve construir corredor de ônibus no lugar do Metrô.

    E sim, Monotrilho nos moldes que foi feito em São Paulo é Metrô!

  5. Porque os governantes suplicam por um BRT?
    Porque todos especialistas falam ser única alternativa viável para a mobilidade nas grandes cidades? Enquanto essa linha do abc podem esquecer. Já era.

  6. Em relação ao fim da linha 18 o Haddad tá certo sim, mais errou feio quando fala da linha 17… BRT não substitui Metrô, alias BRT no Brasil só deu certo de verdade em Curitiba e no passado, pois o sistema de lá também já está saturado… Pior que serei obrigado a votar no Haddad, mesmo sabendo que a gestão dele na prefeitura de SP não foi boa, porém os outros candidatos são piores… um não nasceu e nunca morou em São Paulo e outro é do mesmo grupo político que governa nosso estado desde 1995 e que todos sabem que esse partido já não mais condições de governar SP, a verdade é que precisamos é de renovação política.

    1. Renovação política com a quadrilha petista? Piada, né? Engraçado Haddad dar pitacos no ABC. Quando ficaram 14 anos no poder federal, esqueceram da região, mesmo o PT ter nascido do movimento metalúrgico. Agora, lembraram que o ABC Paulista existe? Não é a toa que prefeituras mais importantes da região reelegem candidatos do PSDB no primeiro turno.

      1. Quando eu disse “renovação politica” me referi que precisamos de gente nova e que não seja esses mesmos de sempre. O PT é velha da velha politica e é um partido que tenho uma enorme antipatia, porém o PSDB não dá mais aturar no estado e o outro candidato nunca morou em SP.

    2. Ninguém é obrigado a votar em candidato ruim. Há mais de três candidatos. Pesquise sobre o Vinícius Poit, por exemplo, um deputado federal exemplar.

  7. Infelizmente creio que quanto à linha 18 vai ser muito difícil reverter a decisão e voltar a construir o monotrilho o melhor seria pensar em acabar as obras da linha 17 e expandir tanto para Jabaquara e Paraisopolis para oferecer transporte público de qualidade para uma população que realmente precisa.

    1. A L18-BRONZE ainda não se teve pagamento da Indenização bilionária a VEM ABC (consórcio privado) responsável pela construção da linha ,está na justiça até os dias atuais, a reversão da Decisão da pra ser feita ,já que ainda não foi pago nada e o BRT-ABC não se tem nenhuma obra

  8. Haddad acertou sobre a linha 18, mas errou sobre a linha 17. As duas precisam ser metrô. Quanto a linha 17, ainda bem que ele não vai poder fazer mais nada agora que ela tá perto de ficar pronta. Quanto a linha 18, espero que acabe de vez com o projeto de BRT.

    1. A linha 17 dificilmente terá expansão, pois a primeira fase está levando mais de onze anos para terminar. O custo é muito alto. Talvez aconteça uma mudança para BRT.

  9. O PT não faz a menor ideia do que seja mobilidade urbana. O partido ficou 14 anos no poder e mesmo com toda a verba federal não investiu nada em São Paulo. Prefeitos das cidades mais importantes do ABC paulista do PSDB são eleitos no primeiro turno, fugindo dos desmandos da quadrilha petista. No seu plano de governo, este projeto de incompetência sequer tem planos para a região. Quem é de Santo André sabe da diferença do prefeito atual e do bêbado petista que passou pela prefeitura e hoje apenas tem coragem de se candidatar a vereador. Quem tem juízo não vai confiar ao pior prefeito que a cidade de São Paulo já teve, a administração da mobilidade urbana da RMSP. Vai pintar os trens de vermelho ou construir um estádio superfaturado?

  10. Quanta ladainha, Ed! Vai me dizer o que, que o teu mito deu dinheiro pra SP? Ou que o Fernando Henrique fez muito pelo Estado? Prefeitos do PSDB eleitos no primeiro turno foi em 2016, quando o golpeachment tinha acabado de acontecer! Vc só profere um monte de impropérios contra o PT e age como se o PSDB e os bozistas fossem santos beneditinos agindo em prol do povo, quando é justamente o contrário! PT na prefeitura de SP sempre constroi mais corredores e terminais de ônibus, além de terem criado o bilhete único e a direita o que faz? Só obra atrasada!

    1. Sem contar que as tucanetes tiraram o passe livre para pessoas com 60 anos, isso o Haddad esfregou na cara do professor Pardal do Rodrigo Garcia no debate e ele engoliu seco🤣🤣🤣, e ainda tem gente que quer dar mais 4 anos de atraso de vida deste PSDB, chega de tucanicies!!!!!!

  11. Haddad esta corretíssimo. Linha 17 ouro nunca deveria sair do papel. Monotrilhos se mostraram projetos demorados e tão caros quanto um metrô com a desvantagem de transportar menos pessoas e ter maquinários de manutenção totalmente diferentes ao do metrô. Verdadeiros elefantes brancos.

Comments are closed.

Previous Post

Com oferta 75% maior, empresa leva os ‘naming rights’ da estação Clínicas, do Metrô

Next Post

Confira o status das obras nas estações São Caetano e Utinga

Related Posts