No dia seguinte em que bateu o martelo sobre a empresa que irá fiscalizar atividades da Linha 22-Marrom (Cotia-Sumaré), o Metrô de São Paulo também selecionou outra vencedora de uma licitação semelhante, neste caso para supervisão de sondagens geológicas da Linha 16-Violeta.
A sessão pública de recebimento de propostas, realizada nesta quarta-feira (24), contou com a participação de seis concorrentes, que apresentaram valores de até R$ 576 mil.
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No fim, a empresa Moretti Engenharia Consultiva foi apontada como a proponente com a menor proposta, de R$ 388,6 mil, e convocada a apresentar as planilhas de preços e serviços até o dia 29 de maio, próxima segunda-feira.
Caso a documentação esteja correta e o contrato seja assinado nas próximas semanas, a Moretti acompanhará a execução das investigações geotécnicas e sondagens que mapearão as redes de utilidade pública que cruzam o trajeto da Linha 16-Violeta, do Metrô.
A licitação, no entanto, teve uma empresa convocada em fevereiro, a Evolução Engenharia Construção e Administração, mas desde então o Metrô não habilitou a concorrente a assinar contrato.

As investigações geotécnicas e sondagens são fundamentais para que o Metrô possa validar os estudos iniciais da Linha 16-Violeta e assim fornecer subsídios para o anteprojeto de engenharia e arquitetura e o projeto básico, fruto de outro contrato assinado com o Consórcio Projetista SP L16.
Com inovações tecnológicas como o uso de um tatuzão de diâmetro expandido, estações com elevadores e túneis com 5% de inclinação, a Linha 16 tem o potencial de revolucionar a implantação de linhas subterrâneas.
O ramal pretende ligar a região do Jardim Paulistano, a partir da estação Oscar Freire, passando pelo Paraíso, Cambuci, Mooca e outras áreas da Zona Leste até chegar à Cidade Tiradentes.