A ViaMobilidade, concessionária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, inaugura nesta sexta-feira, 04, a nova Estação Ambuitá na extensão operacional da Linha 8-Diamante.
A estação funcionará no horário normal do ramal, ou seja, das 4h à meia-noite, com intervalos entre os trens de 30 minutos. Vale lembrar que o trecho não exige pagamento de tarifa, mas para seguir viagem a partir de Itapevi é preciso passar pelos bloqueios.
Depois de 19 anos de presença no setor metroferroviário paulista, pela primeira vez o Grupo CCR constrói uma estação ferroviária, sendo a segunda estação construída pela gestão privada em São Paulo.
A nova parada, localizada entre Santa Rita e Amador Bueno, era uma reivindicação antiga da população de Itapevi. A obra foi entregue em tempo recorde e em exatamente um ano ela está totalmente operacional.

O investimento na obra foi de R$ 26,5 milhões. A estação conta com total acessibilidade, plataformas com 120 metros de extensão por 3,5 de largura, paraciclos, elevadores e sistemas auxiliares.
A estação foi originalmente construída pela Estrada de Ferro Sorocabana na década de 40. Em 1985, a Fepasa realizou sua completa reconstrução, sendo demolida em 2010 durante a obras de remodelação da extensão da Linha 8.
Após 40 anos, a estação ganha uma nova cara, sendo uma das mais modernas da Linha 8-Diamante.