Estação Capuava deverá ganhar novo acesso após obras da Segregação Sudeste

Trem da MRS passando pela Estação Capuava (Jean Carlos)
Trem da MRS passando pela Estação Capuava (Jean Carlos)

A Estação Capuava da Linha 10-Turquesa da CPTM deverá ser afetada pelo projeto da segregação sudeste da MRS. O projeto prevê que um novo acesso seja construído para eliminar as interferências com as novas vias de carga.

A Segregação Sudeste é o projeto da MRS Logística que visa a implantação de novas vias férreas exclusivas para o trânsito de trens de carga. Em algumas estações a implantação dessas novas vias vão requerer mudanças nas estações.

Vias na região da estação Capuava (MRS)
Vias na região da estação Capuava (MRS)

No caso da Estação Capuava as novas vias de carga não deverão interferir diretamente com o prédio da estação existente, eliminando intervenções de alta complexidade.

Entretanto, as vias, que deverão passar na porção norte da estação, deverão bloquear um dos acessos e o estacionamento de funcionários da CPTM.

Estação Capuava atualmente (MRS)
Estação Capuava atualmente (MRS)

A solução adotada em conjunto com a CPTM foi a implantação de uma nova passarela e um novo acesso. A construção do novo acesso deverá necessitar de desapropriações de imóveis locais.

A passarela por sua vez deverá fazer a ligação entre a Avenida Alberto Soares Sampaio e a estação passando pelas duas vias de carga que serão implantadas. O local foi escolhido como pátio de cruzamento de trens.

Os desenhos ainda mostram que a CPTM deverá realizar a implantação de uma nova via, tendo em vista o projeto do Trem Intercidades até Santos que ainda não possui uma diretriz definida.

O posicionamento da nova via, entretanto, é incompatível com o traçado do TIC que geralmente corre ao lado da via da MRS. Pode-se supor que, caso os trens entre São Paulo e Santos saiam do papel, a Estação Capuava deva passar por uma grande remodelação.

Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.

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