O Metrô de São Paulo anunciou oficialmente nesta quinta-feira (25) a primeira marca a ser associada a uma de suas estações. A empresa de atacarejo Assaí obteve o direito de renomear a estação Carrão, da Linha 3-Vermelha, e a rebatizará como “Carrão-Assaí Atacadista“.
A parada havia sido leiloada em junho e teve como única participante e vencedora a empresa DSM – Digital Sports Multimedia, que arrematou os direitos de nomeação parcial por R$ 168 mil de mensalidade por 10 anos. Ou seja, a DSM então revendeu os ‘naming rights’ para o grupo Assaí por valores não divulgados.
Curiosamente, a estação Carrão fica distante da Vila Carrão, onde a Assaí foi fundada e um dos motivos apontados para o patrocínio.
Segundo o Metrô, já a partir desta sexta-feira (26) as placas e toda a comunicação visual apresentarão a marca “Assaí Atacadista” associado ao nome da estação. A empresa de atacarejo também será citada nas mensagens sonoras dos trens mapas da linha e da rede metroferroviária, além do site, mídias sociais e aplicativos da companhia – resta ainda saber se as concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade e também a CPTM exibirão o patrocínio em parte de seus materiais.
O Metrô tentou leiloar os “naming rights” de seis estações em duas rodadas, mas apenas Carrão, Penha e Saúde foram arrematadas, todas elas pela DSM. A expectativa é que novas marcas sejam anunciadas em breve.

Opinião do editor
O projeto de concessão dos direitos de nomeação das estações tem ficado bastante aquém da expectativa inicial. Nos cálculos do Metrô, haveria grande interesse por paradas bem localizadas como Consolação, Brigadeiro e Anhangabaú, mas no fim nenhuma delas recebeu uma proposta dentro do esperado.
Frustrou também o fato de apenas uma empresa, com o intuito de ser uma espécie de atravessadora na negociação, ter se apresentado nos leilões, fazendo com que os valores ofertados fossem bastante baixos.
Sem marcas globais interessadas em associar seu nome ao Metrô, a Assaí ao menos é considerada uma empresa em franco crescimento e que tem ações negociadas nas bolsas e São Paulo e Nova York. Ainda assim, a rede de atacarejo poderia ter ela mesma participado da licitação.