A nova estação de Francisco Morato, que foi inaugurada em agosto do ano passado, deverá passar por obras de ampliação. O novo prédio, que é considerado um dos mais modernos e robustos da CPTM, deverá contar com uma nova plataforma que atenderá o novo serviço TIM, Trem Intermetropolitano ligando a estação até a região de Jundiaí e Campinas.
As informações constam da consulta pública da concessão do Trem Intercidades que engloba o serviço da Linha 7-Rubi entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato e o TIM entre Francisco Morato e Campinas atendendo as estações intermediárias.
Segundo os documentos iniciais, a estação deverá ganhar uma nova plataforma central no lado leste da estação. Duas novas vias deverão ser construídas exclusivamente para o novo serviço de forma que o serviço da Linha 7-Rubi não seja afetado.
Além da nova plataforma, também está prevista a instalação de uma nova linha de bloqueios para a contagem dos passageiros. A integração entre os dois serviços será gratuita, bem como o valor das passagens, que será compatível ao valor em vigor em todo o sistema metroferroviário.
Segundo as informações disponíveis nos anexos da consulta pública, o novo empreendimento deverá ser implantado entre o 2º e 4º ano da concessão, ou seja, caso o contrato seja assinado em 2022, a nova plataforma deverá estar pronta até o ano de 2026. Cabe lembrar que o prazo pode ser revisado na versão definitiva do edital.

Apesar da data estimada, o serviço possivelmente operará com a estrutura existente entre Francisco Morato e Jundiaí assim que a concessionária realizar a assunção da concessão. Lembrando que o trecho deverá passar por uma completa remodelação, incluindo novas entradas no Túnel do Botujuru.