Enfim, o mistério sobre a inauguração da estação Jardim Colonial foi resolvido. O Metrô marcou para o dia 29 de dezembro a entrega da nova estação da Linha 15-Prata, a 11ª do ramal.
A informação foi compartilhada pelo diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô, Paulo Meca, em entrevista à ABIFER nesta segunda-feira (13).
Localizada a cerca de 1,5 km da estação São Mateus, atual terminal da Linha 15, Jardim Colonial teve suas obras iniciadas em maio de 2019 com previsão de conclusão dos serviços neste mês após a assinatura de um aditivo.
Na prática, a parada está pronta há vários meses, porém, foram necessários testes nos sistemas de sinalização para que os trens de monotrilho pudessem percorrer o novo trecho com segurança.
Responsabilidade da Alstom (antiga Bombardier), o sistema CBTC e os trens aguardavam uma espécie de laudo da fabricante para que o Metrô pudesse estender a operação até lá.

O site indicou há algum tempo que a operação entre São Mateus e Jardim Colonial será feita segregada do restante da linha. Isso porque não haveria como os trens manobrarem para voltar sentido Vila Prudente na via correta por conta da ausência de um track-switch, o aparelho de mudança de via.
Esse equipamento está sendo instalado após Jardim Colonial e deve ficar pronto em 2022. O consórcio CEML concluiu recentemente o lançamento das vigas-trilho no trecho de 580 metros e agora focará no acabamento e instalação de equipamentos.
Com o track-switch funcionando, será possível que os trens sigam direto até Jardim Colonial e então manobrem após a nova estação para seguir de volta até Vila Prudente. Por enquanto, em tese deverá operar no pequeno trecho uma ou duas composições indo e voltando até São Mateus, onde os passageiros embarcarão em outro trem.
Apesar disso, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, chegou a comentar em seu perfil no Instagram que haverá trens indo de Jardim Colonial até Vila Prudente. Dentro de 15 dias, enfim saberemos como será a operação assistida da 11ª parada da Linha 15-Prata.
