O projeto da Segregação Sudeste deverá afetar algumas estações da Linha 10-Turquesa da CPTM. A Estação Mauá deverá ter uma de suas plataformas parcialmente demolida.
A Segregação Sudeste é um projeto encabeçado pela MRS Logística que visa realizar a total separação do fluxo de trens de carga dos trens de passageiros, aumentando a eficiência logística e a segurança operacional de ambos os transportes.

Na Estação Mauá, uma das mais importantes da Linha 10-Tuquesa, o projeto prevê que parte da plataforma sentido Rio Grande da Serra seja demolida para que seja implantada uma nova via para cargas.
A estação atualmente possui três vias operacionais e quatro plataformas. A proposta da MRS em conjunto com a CPTM prevê que duas vias sejam destinadas para a operação da Linha 10-Turquesa, uma para o TIC Eixo Sul (Santos) (caso ele siga esse caminho) e uma para os trens de carga.
As plataformas 1, 2 e 3 atenderem aos trens metropolitanos enquanto a plataforma 4 seria suprimida. O projeto ainda prevê a demolição de parte das plataformas 2 e 3 para a implantação de um novo conjunto de AMVs.
Cabe citar que a estação Mauá deverá passar por obras de melhoria e acessibilidade pela CPTM, de forma que seja possível atender aos passageiros com mobilidade reduzida.
Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:
- Estação Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação São Caetano do Sul
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Capuava
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.