Estação Mendes-Vila Natal começará a funcionar em tempo integral neste sábado, 9 de julho

Nova parada da Linha 9-Esmeralda permaneceu quase um ano em operação assistida enquanto CPTM concluía obras e instalação de sistemas
Estação Mendes-Vila Natal sendo finalizada em julho (iTechdrones)

Quase um ano depois de ser inaugurada pelo ex-governador João Doria (PSDB), a estação Mendes-Vila Natal (Linha 9-Esmeralda) enfim vai começar a funcionar em horário integral, a partir deste sábado, 9 de julho. A informação foi confirmada pelo governo do estado há pouco.

Antes disso, nesta sexta-feira, 8, a CPTM, que é responsável pelas obras da extensão até Varginha, fará a entrega do viaduto e do complexo viário ao sul da estação. A Linha 9 é operada desde janeiro pela ViaMobilidade, que também ficará encarregada de implantar o novo carrossel de trens entre Osasco e Mendes-Vila Natal.

A nova estação foi entregue oficialmente em agosto de 2021, mas desde então opera de forma precária, com apenas um trem isolado do restante do ramal, realizando viagens de ida-e-volta até Grajaú, onde os passageiros precisam embarcar em outra composição para seguir o trajeto.

Mais grave que isso é o fato de o horário de operação ser bastante restrito, indo das 10h às 15h em dias úteis. Ou seja, fora dos horários de grande demanda.

O ex-governador João Doria na “inauguração” da estação Mendes-Vila Natal: onze meses de espera pela real entrega (GESP)

O site tem mostrado desde o ano passado que a CPTM seguiu com várias pendências na estação, como sistemas de sinalização e energia incompletos além da estrutura do viaduto ferroviário logo após o final da plataforma de Mendes-Vila Natal.

Esse trabalho foi concluído há poucos dias pelo consórcio responsável. Em junho, havia a expectativa de início da operação plena, mas os testes no trecho continuaram.

A expectativa é que o início da operação integral ajude a diminuir a demanda da estação Grajaú, agravados pelos seguidos problemas da concessionária. Uma linha de ônibus a partir do Terminal Varginha atenderá os usuários que desejam chegar à Mendes-Vila Natal,  segundo a SPTrans.

O novo trecho está em obras desde o início da década passada e conta ainda com a futura estação Varginha, prometida para o final deste ano, mas que também deverá ser entregue incompleta.

Total
51
Shares
7 comments
  1. Aleluia. Graças a Deus. Vamos desamarrar todas essas obras paradas ou esquecidas. Agora, dêem uma olhada no terminal de ônibus de S Mateus do monotrilho e o corredor de ônibus da Av Cidade Líder. Está encantado, também.

  2. Eu quero ver como vão fazer isso sem energia suficiente para o trecho, pois sem a nova subestação não estando interligada à rede aérea e sem os testes de equipamentos, só vão sobrecarregar a Subestação Cidade Dutra e isso pode aumentar os problemas da Linha 09, espero estar errado!

  3. Sera que agora vai tomara que fique operando sem probremas um grande presente pra população do extremo sul que tanto sofre com os transporte público vai ajudar muito a ecomizar tempo para ir ou vim do trabalho 👏👏👏

  4. Porque vcs ainda se dão o trabalho de divulgar essas notícias? Isso já foi adiado por duas vezes, esperem a estação inaugurar e depois noticiem, é mais fácil, não ficamos nos iludindo…

  5. ja perdi as contas de quantas vezes foi dado esse anuncio, e não cumprido, sera que agora vai ? essa situação ja da indicios de como vai ser pra liberarem a futura estação varginha.

Comments are closed.

Previous Post

Estação Guaianases receberá modernização no sistema de iluminação

Next Post

Qual o custo para a implantação de um novo nome em uma estação?

Related Posts