A extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha deverá trazer uma série de mudanças na mobilidade da Zona Sul da capital paulista. A entrega da estação Mendes-Vila Natal parece ser apenas uma amostra do potencial da região.
A estação foi inaugurada em agosto de 2021 e passou quase um ano em regime de ‘operação assistida” com altos intervalos e uma demanda bastante frustrante, dado o tamanho da estação.
A partir de julho, já sob operação da ViaMobilidade, a estação passou a operar em período integral. Em pouco tempo a demanda, que era comparável a lotação de dois ônibus urbanos, foi ganhando corpo.

Em fevereiro de 2022, ainda em operação assistida, a demanda da estação era de 110 passageiros por dia. Em julho, após o início da operação integral esse número aumentou de forma sensível, atingindo 9,8 mil passageiros por dia.
No último balanço divulgado pela ViaMobilidade, em dezembro de 2022, a estação já havia mais do que dobrado o número de passageiros, chegando a atender 22,7 mil passageiros por dia. Em termos de demanda foi a 4ª estação mais movimentada, perdendo apenas para Pinheiros, Santo Amaro, Grajaú.
O site esteve na estação Mendes-Vila Natal e constatou que a demanda da estação aumentou de forma sensível. Com intervalos reduzidos e uma velocidade maior no trecho, a estação está atraindo uma quantidade cada vez maior de passageiros.
A construção da estação Varginha promete equilibrar parte da demanda, mas não deve tirar a alta tendência de utilização do modo ferroviário no transporte dos cidadãos da zona sul, que carecem de transporte de alta capacidade.