A Linha 17-Ouro deu um passo concreto para ter a fase 2 do seu projeto implantada. O Metrô de São Paulo e as empresas Golf Village e Arconte assinaram um termo de permissão de uso para implantação do viário no entorno da futura estação Panambi, também conhecida como “Panamby”.
A nova parada de monotrilho ficará localizada dentro do Parque Global, um complexo multiuso que está sendo implantado na margem oeste do Rio Pinheiros.
Pelo acordo estabelecido, o Metrô concedeu a permissão de uso do imóvel de sua propriedade localizado entre a Margina Pinheiros, a Rua Professor Benedito Montenegro e a Avenida Major Sylvio de Magalhães Padilha.
O grupo incorporador executará no local o sistema viário projeto para a implantação da Linha 17-Ouro, que terá no local estruturas e vias elevadas, os acessos da estação e a subestação primária Panambi. A área total cedida é de 30,1 mil m².
O trabalho é uma contrapartida do empreendimento para mitigar o impacto viário na região e foi acertado com a prefeitura da capital paulista.

Não se trata, no entanto, de um acordo semelhante ao que permitiu a implantação da estação João Dias, da Linha 9-Esmeralda, e que fica nas proximidades. Neste caso, o grupo que construiu duas torres comerciais em frente ao ramal doou a construção da estação à CPTM a fim de facilitar o acesso ao seu empreendimento.
Segunda fase suspensa há anos
A estação Panambi deverá ter um impacto semelhante para o Parque Global, conjunto que inclui torres comerciais, shopping, escritórios e um centro de medicina.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Localizada após a estação Morumbi, Panambi será a primeira parada da fase 2 da Linha 17, que contará ainda com as estações Paraisópolis, Americo Maurano, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi, onde se conectará à Linha 4-Amarela.

No entanto, sua implantação está suspensa há vários anos, a despeito de promessas do governo estadual de retomá-las.
Há pelo caminho alguns assuntos espinhosos como o trecho que passa na lateral do Cemitério do Morumbi e a construção de um condomínio de prédios sobre área onde ficariam as vias do monotrilho.
Além disso, a Linha 17 foi por muitos anos alvo de protestos de moradores que acusaram o projeto de desvalorizar bairros na região. O trecho prioritário do ramal, com oito estações, deverá ser inaugurado até junho de 2026.