Estação Varginha da Linha 9 atrasa e agora está prevista para 2022

Estação Varginha e o terminal ao fundo
Estação Varginha e o terminal ao fundo (Oficina do Desenho)

Após anunciar a assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de expansão da Linha 2-Verde, do Metrô, pela manhã, horas depois o governador João Doria já estava no extremo sul da capital para receber oficialmente do governo federal uma verba de R$ 87 milhões para a expansão da Linha 9-Esmeralda da CPTM. Os recursos serão usados para destravar as obras da estação Varginha, parte do lote 2 do projeto e que estava praticamente parada desde maio.

Ao contrário de outras ocasiões, a soma da União é um investimento e não um financiamento, como geralmente ocorre em obras metroferroviárias em São Paulo. Aliás, o governo federal arcará com a maior parte dos recursos necessários para a extensão de 4,5 km da Linha Esmeralda. Dos R$ 945 milhões de investimento total, R$ 500 milhões cabem à União e R$ 445 ao estado.

No anúncio, o governo alterou a previsão de conclusão e inauguração da estação Varginha, que antes deveria ser aberta em 2021. Agora a nova data até o primeiro semestre de 2022, como reforçou Alexandre Baldy, secretário dos Transportes Metropolitanos. O atraso certamente envolveu os trâmites de liberação dos recursos federais, que deveriam ter chegado aos cofres estaduais anteriormente.

O secretário aproveitou a ocasião para pleitear que o governo Bolsonaro invista também no terminal de ônibus que ficará ao lado da estação Varginha e que não está contemplado no projeto em conjunto com a União. “Agora, com esta autorização, o início de obras entre as estações Mendes, Vila Natal e a estação Varginha, concretizaremos a extensão da Linha 9-Esmeralda”, disse Baldy.

Estação Mendes-Vila Natal (GESP)

Linha 9 em Parelheiros

Varginha será uma das estações mais movimentadas da Linha 9-Esmeralda, que hoje transporta diariamente mais de 700 mil pessoas. A previsão da CPTM é que ela recebe mais de 50 mil passageiros por dia em seus 5 mil m². A região, extremamente populosa, hoje é atendida sobretudo pela estação Grajaú, mas a população tem pleiteado que a linha vá ainda mais longe, chegando ao distrito de Parelheiros.

Baldy e Doria se comprometeram a estudar a possibilidade e que implicaria em estendê-la por cerca de 6 km. O distrito fica ao sul do Rodoanel e tem boa parte da faixa de domínio tomada por habitações irregulares. Ao contrário de Varginha, a estação Mendes-Vila Natal está na fase de acabamento e final de obra bruta e pode ser inaugurada até o final deste ano.

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