Exclusivo: Linha 9-Esmeralda terá trens alternando entre Barra Funda e Barueri

Novo esquema operacional entrará em funcionamento com a construção de viaduto ferroviário na região do Ceasa

Trem da ViaMobilidade na estação Barra Funda
Trem da ViaMobilidade na estação Barra Funda (Jean Carlos)

Dentro de alguns anos, os passageiros da Linha 9-Esmeralda verão destinos finais diferentes nos trens do ramal operado pela ViaMobilidade.

Em vez de Osasco, o painel à frente das composições mostrará as estações Barueri e Barra Funda de forma alternada.

É assim que deverá operar o ramal de trens metropolitanos quando o viaduto ferroviário na região de Ceasa ficar pronto, como revela como exclusividade o MetrôCPTM.

O site já havia antecipado o plano do governo de executar mudanças na concessão das linhas 8 e 9 que incluem não só o sistema de sinalização ETCS Nível 2, mas a reconfiguração dos trilhos para que serviços possam circular ao mesmo tempo.

Até então se sabia que a Linha 9 passaria a circular também em direção ao centro da capital, porém, sem um destino final claro.

Projeto do governo prevê viaduto ferroviário para ligar as linhas 8 e 9 no sentido Barra Funda

Com a divulgação do projeto da superestação Água Branca, o ramal Esmeralda passou a ser incluído no plano, mas ele irá além, chegando ao grande hub em Barra Funda.

Segundo o governo, a Linha 9 não só irá além de Osasco, até o município de Barueri, mas, ao chegar à Barra Funda, irá reduzir o tempo de viagem e facilitar a conexão com outros ramais.

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

A Linha 8-Diamante, por sua vez, continuará operando entre Itapevi e Júlio Prestes como serviço principal. Isso até que a estação Bom Retiro saia do papel.

Com o ETCS haverá um grande trecho de vias compartilhadas entre Barueri e Barra Funda e, de acordo com documentos preliminares, os trens da Linha 9 circularão nessa extensão como “visitantes”.

Estação Ceasa terá plataformas alteradas (Jean Carlos)

Viaduto com estrutura treliçada

A construção do viaduto ferroviário prevê uma grande remodelagem de vias na região onde hoje as linhas 8 e 9 correm próximas.

Atualmente há duas vias no sentido Osasco, duas no sentido Júlio Prestes e uma pequena via de serviço à direita (sul-norte) em direção ao centro da cidade.

O plano é que a concessionária faça intervenções que começam com a mudança de posição de plataformas na estação Ceasa e passam pela demolição da via de serviço e sua reconstrução em outra posição.

Já o viaduto ferroviário no sentido Barra Funda-Varginha será construída em concreto armado e cruzará as quatro vias operacionais com uma estrutura metálica treliçada. Além disso, um novo Aparelho de Mudança de Via será instalado na região.

Viadutos serão construídos no TIC Sorocaba (Jean Carlos)

Obras dependem de novo aditivo contratual

O recente aditivo de contrato assinado entre a ViaMobilidade e o governo do estado incluiu o projeto do viaduto ferroviário, cujo cronograma será apresentado no final deste mês.

A execução das obras civis, no entanto, depende um novo aditivo, que definirá custos, prazos e forma de reembolso à concessionária.