Exclusivo: Linha 9-Esmeralda terá trens alternando entre Barra Funda e Barueri
Novo esquema operacional entrará em funcionamento com a construção de viaduto ferroviário na região do Ceasa
Dentro de alguns anos, os passageiros da Linha 9-Esmeralda verão destinos finais diferentes nos trens do ramal operado pela ViaMobilidade.
Em vez de Osasco, o painel à frente das composições mostrará as estações Barueri e Barra Funda de forma alternada.
É assim que deverá operar o ramal de trens metropolitanos quando o viaduto ferroviário na região de Ceasa ficar pronto, como revela como exclusividade o MetrôCPTM.
O site já havia antecipado o plano do governo de executar mudanças na concessão das linhas 8 e 9 que incluem não só o sistema de sinalização ETCS Nível 2, mas a reconfiguração dos trilhos para que serviços possam circular ao mesmo tempo.
Até então se sabia que a Linha 9 passaria a circular também em direção ao centro da capital, porém, sem um destino final claro.
Com a divulgação do projeto da superestação Água Branca, o ramal Esmeralda passou a ser incluído no plano, mas ele irá além, chegando ao grande hub em Barra Funda.
Segundo o governo, a Linha 9 não só irá além de Osasco, até o município de Barueri, mas, ao chegar à Barra Funda, irá reduzir o tempo de viagem e facilitar a conexão com outros ramais.
A Linha 8-Diamante, por sua vez, continuará operando entre Itapevi e Júlio Prestes como serviço principal. Isso até que a estação Bom Retiro saia do papel.
Com o ETCS haverá um grande trecho de vias compartilhadas entre Barueri e Barra Funda e, de acordo com documentos preliminares, os trens da Linha 9 circularão nessa extensão como “visitantes”.
Viaduto com estrutura treliçada
A construção do viaduto ferroviário prevê uma grande remodelagem de vias na região onde hoje as linhas 8 e 9 correm próximas.
Atualmente há duas vias no sentido Osasco, duas no sentido Júlio Prestes e uma pequena via de serviço à direita (sul-norte) em direção ao centro da cidade.
O plano é que a concessionária faça intervenções que começam com a mudança de posição de plataformas na estação Ceasa e passam pela demolição da via de serviço e sua reconstrução em outra posição.
Já o viaduto ferroviário no sentido Barra Funda-Varginha será construída em concreto armado e cruzará as quatro vias operacionais com uma estrutura metálica treliçada. Além disso, um novo Aparelho de Mudança de Via será instalado na região.
Obras dependem de novo aditivo contratual
O recente aditivo de contrato assinado entre a ViaMobilidade e o governo do estado incluiu o projeto do viaduto ferroviário, cujo cronograma será apresentado no final deste mês.
A execução das obras civis, no entanto, depende um novo aditivo, que definirá custos, prazos e forma de reembolso à concessionária.
