Após um mês suspenso, o Expresso Aeroporto voltará a funcionar a partir da terça-feira, 20 de julho, informou a CPTM. O serviço da Linha 13-Jade permite ir da estação da Luz, no centro de São Paulo, até a estação Aeroporto Guarulhos, próxima ao terminal aeroportuário, com menos paradas.
A operação foi suspensa por conta de intervenções na altura da estação Engenheiro Goulart, onde existe a ligação entre os trilhos das linhas 12-Safira e 13-Jade. Para agilizar a passagem dos trens nesse trecho, a CPTM decidiu substituir os aparelhos de mudança de via (AMV) por modelos que permitem manter uma velocidade mais alta.
De 20 km/h no equipamento original, as composições poderão trafegar no local até 50 km/h com a nova infraestrutura, reduzindo o tempo de viagem. A companhia de trens metropolitanos pretende concluir os trabalhos neste final de semana.
Foram necessários cinco finais de semana para executar os serviços, segundo a empresa. Nos dias 17 e 18 serão realizados os últimos trabalhos para que a via permanente, rede aérea e sinalização de campo sejam ajustadas aos novos equipamentos.

“Essa é uma obra de grande porte que vai beneficiar muitas pessoas, principalmente as que circulam pela Linha 13-Jade. Além de aumentar a velocidade do trecho de Eng. Goulart, os novos AMVs também facilitarão futuros projetos para que a linha avance além do seu atual trecho”, afirmou Pedro Moro, presidente da CPTM.
Interrupção nos serviços
Assim como nos finais de semana anteriores, a Linha 12-Safira terá o serviço alterado. No sábado, 17, os trens circularão apenas por uma via a partir de 16h enquanto no domingo o trecho entre as estações Tatuapé e Comendador Ermelino, que inclui USP Leste e Engenheiro Goulart, será interrompido – a CPTM acionará o sistema Paese para atender os passageiros.
A Linha 13-Jade funcionará normalmente em ambos os dias entre Eng. Goulart e Aeroporto Guarulhos.
