Operação da Linha 9-Esmeralda é retomada após falha de energia em Osasco
Problema ocorreu por volta das 8h30 desta quarta-feira (4) em subestação de energia e deixou trecho entre Jaguaré e Osasco sem circulação. Ônibus do Paese foram acionados, mas ViaMobilidade afirma ter retomado operação às 9h
Uma falha no sistema de alimentação elétrica interrompeu a circulação de trens em parte da Linha 9-Esmeralda na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro.
O problema ocorreu por volta das 8h30 e faz com que os trens da ViaMobilidade passassem a circular apenas entre as estações Varginha e Jaguaré. Em torno de 9h, a situação foi considerada pela concessionária como normalizada.
O trecho entre Jaguaré e Osasco ficou sem circulação ferroviária. Segundo a concessionária, ônibus do sistema PAESE foram acionados para atender os passageiros entre as estações Vila Lobos-Jaguaré e Osasco.
A falha atingiu uma subestação de energia em Osasco, que alimenta a circulação de trens. Imagens nas redes sociais mostraram passageiros caminhando sobre os trilhos para voltarem às estações.
@spsobretrilhos Obrigado meu governador Incentivando uma caminhada logo de manhã!! https://t.co/wMi6c7LswK
— joaopedrismo🇾🇪 (@kodakdotrikas) November 4, 2026
Veja nota da ViaMobilidade
“Informamos que, devido a uma falha na subestação de energia de Osasco, a circulação de trens entre as estações Presidente Altino e Ceasa, da Linha 9-Esmeralda está interrompida em uma via. Ônibus da operação PAESE foram acionados e a concessionária também adotou uma estratégia operacional para garantir o atendimento no trecho afetado. No momento, os trens circulam com velocidade reduzida e maiores intervalos.
Equipes de manutenção e operação atuam para solucionar a ocorrência. Agentes estão posicionados nas estações para orientar os clientes e prestar informações.”
