Governo de SP assina contrato da PPP de Travessias Hídricas
Concessão prevê modernização de balsas e terminais em 14 linhas aquaviárias no litoral, Grande São Paulo e Vale do Paraíba
O Governo de São Paulo assinou o contrato da PPP do Sistema de Travessias Hídricas com o consórcio AcquaVias SP Travessias SPE S.A., responsável pela operação e modernização de 14 linhas de balsas e travessias aquaviárias em diferentes regiões do estado.
O projeto, estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), prevê cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos ao longo de 20 anos de concessão.
A assinatura do contrato ocorreu na sexta-feira, 15.
A concessão envolve serviços utilizados anualmente por cerca de 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos, incluindo travessias importantes do litoral paulista, da Região Metropolitana de São Paulo e do Vale do Paraíba.
Entre os investimentos previstos estão a aquisição de 45 novas embarcações, a maior parte delas elétricas, além da reforma e ampliação de terminais, implantação de oficinas de manutenção e novos centros de controle operacional.
O governo também prevê a instalação de sistemas automatizados de cobrança e monitoramento operacional.
“O projeto da PPP das Travessias Hídricas representa um marco para a mobilidade e para a modernização da infraestrutura do Estado de São Paulo. Estamos levando mais eficiência, conforto, segurança e sustentabilidade para milhões de usuários”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Segundo o governo estadual, a concessão manterá a atual política tarifária e as gratuidades já existentes. Uma das mudanças previstas é a eliminação da cobrança para pedestres na travessia Santos–Guarujá. Atualmente, apenas usuários com bicicletas possuem isenção nessa linha.
A concessão também prevê reforço operacional em períodos de alta demanda, como feriados e férias, quando as filas nas balsas costumam aumentar significativamente.
As linhas contempladas pela PPP estão distribuídas em três regiões do estado.
No litoral, o pacote inclui as travessias São Sebastião–Ilhabela, Santos–Guarujá, Santos–Vicente de Carvalho, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Continente, Iguape–Juréia e Cananéia–Ariri.
Na Região Metropolitana de São Paulo, fazem parte da concessão as travessias João Basso–Riacho Grande, Bororé–Grajaú e Taquacetuba–Bororé.
Já no Vale do Paraíba, o contrato contempla as linhas Porto Varginha, Porto Paraitinga e Porto Natividade da Serra.
