Governo do estado e Prefeitura de São Paulo lançam consulta pública para Polo Intermodal Barra Funda

Projeto de Intervenção Urbana promete revitalizar entorno da estação Palmeiras-Barra Funda. Duas empresas demonstraram interesse em viabilizar empreendimento
Projeto sustentável: paineis solares, captação de água de chuva e iluminação por LEDs além de paisagismo (CMSP)

Iniciativa ambiciosa capaz de mudar o entorno da estação Palmeiras-Barra Funda, o Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda teve a consulta pública aberta pelo governo do estado e pela Prefeitura de São Paulo.

A ideia é que a população possa participar do desenvolvimento do projeto por meio de sugestões. Para isso é precisso acessar o link do projeto até o dia 31 de outubro.

Este site já fez um longo artigo que mostra uma das duas propostas apresentadas por meio de Manifestação de Interesse Privado (MIP) . A ideia é que o prédio que hoje recebe as linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da ViaMobilidade e 3-Vermelha do Metrô, e no futuro as linhas 13-Jade e 11-Safira, além do Trem Intercidades, seja reformado e ampliado, com áreas para comércio e serviços.

Além disso, os terrenos no entorno da estação serão usados para diversas finalidades, de residências a comércio, passando por instituições de ensino, hotel e prédios corporativos. Além disso, espera-se que sua implantação facilite a passagem de pedestres entre as regiões que são divididas pelos trilhos atualmente.

“A proposta é atrair o interesse da iniciativa privada para concessão de uso para construção, reforma e exploração dos espaços internos e externos da estação. Com isso, as operadoras podem obter aumento de receita acessória, redução de despesas, melhora na circulação na estação e verticalização do entorno da estação”, explicou nota do Metrô.

Interior de projeto para Barra Funda

O objetivo da revitalização da área é promover melhoria da acessibilidade, dinamização das ruas e espaços públicos e consequente qualificação da vida urbana, como a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores, diz a companhia. Apenas para lojas estão reservados 9 mil metros quadrados de área.

A transformação de grandes estações em polos multimodais e de serviços é comum no exterior e aproveita o grande fluxo de passageiros que esses locais atraem. O projeto de Barra Funda seria capaz de gerar ao menos R$ 120 milhões de receita bruta por ano, mas é de se imaginar que esse número seja maior nas mãos da iniciativa privada.

A Barra Funda, por exemplo, recebia cerca de 600 mil usuários por dia antes da pandemia. Com as melhorias não será absurdo se esse público chegue a 1 milhão de pessoas.

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14 comments
  1. É um excelente projeto, me parece que tem viabilidade, seria ótimo para todos, passageiros e operadoras.

      1. A Praça Unitah que o colega citou também é um projeto de uma empresa privada, aliás no site da empresa tem uns renders muito bonitos. Na prática, infelizmente, o trabalho feito nos terminais anexos às estações é horrivel! Arisco a dizer que quando tava com o metrô era melhor, pelo menos tinha mais espaço pras pessoas circularem… Hoje em dia é um amontoado de lojinhas e uns painéis de LED pendurados no teto… não investiram um centavo na melhoria dos espaços… Torcendo pra que esse projeto em Barra Funda seja diferente.

  2. Como falei com o Silvani (Presidente do Metrô ) o certo seria fazer um enorme projeto de enterramento de linhas ,e tentar ter apoio de empresas privadas para entrar com o dinheiro e assim essa empresa ganhar a concessão da Linha para poder operá-la, São Paulo tem um problema crônico de vegetação e todos sabem disso, as linhas de trem ocupam muito espaço atoa, com todas linhas em subterrâneo resolveria os principais problemas enfrentados: Roubo de Cabos,Alagamentos,Invasão de pessoas e Animais na linha,além de gastar muito mais dinheiro para manter a estrutura já que tem problema do tempo por causa do sol e chuva.Além de que o Metrô e o Governo sairia ganhando com isso,começando com manutenção que sairia mais barata ,abriria um grande espaço para expansão para qualquer sentido ja que seria tudo no subterrâneo(sem ser necessário criação de tantas novas linhas),alem do principal dar espaço para árvores e grandes Parks.

    Mas o negócio é só sonhar, pois Brasil não pensa em urbanizar as regiões e sim joga-las de lado ,mas quem sabe aqui a 100 anos alguém finalmente se toque e faça algo para renovar a cidades,é muito importante ter uma estrutura que acompanhe as cidades,pois ônibus nunca vai resolver problemas de mobilidade.

    1. @Dylan. São vários pontos importantes que você tocou. Bom, as linhas de metrô já serão todas construídas em subterrâneas à partir dos novos projetos, mas não esquecemos da topografia de cada traçado de uma linha. Agora, os ramais da CPTM já seria algo mais delicado de se mexer, afinal a maior parte da malha dela é muito antiga. O processo de urbanização já está sendo feito dentro de alguns bairros com inclusão de equipamentos sociais, mas ainda falta chegar no centro, e expandir isso para as principais avenida, como exemplo o que será feito na Avenida Santo Amaro. “ônibus nunca vai resolver problemas de mobilidade”. Pois é, não resolve, mas é um excelente modal pra complemento dos trilhos, além de atender regiões mais carentes.

    2. Não se resolve problemas de sobrelotação e carregamento predominantemente pendular de linhas sobrecarregadas da CPTM como a 12-Safira e 11-Coral com características axiais que já possui 7,1 passageiros /m² com “enterramento”, cuja tendência seria manter ou aumentar, e sim com a construção de linhas de características periféricas Integradas como é a Linha-2 Verde e o projeto da Linha 14-Ônix que atingem o Alto Tiete e Guarulhos de característica perimetral na periferia expandida da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos CPTM, ambas interceptadas na Linha Integradora-710 na qual deveria ser terminal ABC da Linha 20-Rosa, pois possui uma linha central ociosa entre Capuava e Luz subutilizada que deveria ser melhor aproveitada.

      Vale lembrar que decisões técnicas não são uma constante no planejamento da expansão metrô-ferroviária em São Paulo, mas desta vez as decisões com relação principalmente em relação a Linha 2-Verde de alterar zoneamento (ZEU), assim como a diretriz do Plano Diretor Estratégico (PDE) são sensatas e corretas pois visam minimizar a pendularidade e redistribuir o centro expandido de São Paulo.

      Inúmeras vezes, governadores e seus secretários impuseram sua vontade política, mesmo contrariando argumentos baseados em estudos fundamentados.

  3. Meus comentários não entram nessa página, Gmail tá de sacanagem com minha conta né possível 🤣,complicado ,fiz mó textão colocando os pontos negativos e positivos deste enorme projeto de renovação da estação Barra Funda e sumiu,mas enfim….

  4. A maioria das estações da CPTM entre Lapa e Ipiranga estão em condições precárias em questões como: Integração, Funcionalidade, Acessibilidade e Intermodalidade, comprovadamente inferiores à de Barra Funda, por que continuam a sendo preteridas e desprezadas!

    Com relação a estação do Ipiranga já havia compromisso de algo semelhante, porém o que está sendo feito é um terminal da linha 15-Prata do Metrô com acesso a velha estação da CPTM e nada mais!

    Já não é mais a melhor forma para se minimizar a pandemia que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e eliminar aglomerações e superlotações em múltiplas transferências desnecessárias, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível com comprovados ganhos de tempo diários, neste caso a manutenção da “Linha Integradora-710” é um exemplo prático disto, pois beneficia a todos e não os usuários desta linha!?

    Trazer as Linhas 13-Jade, 12-Safira e 11-Coral para Barra Funda utilizando as conexões em “Y” chegando por um par de linhas é insensato pois o bloqueio de uma paralisa todas as três!

    Não se justifica que por conta de concessões que quaisquer TIC-trens intercidades tenham preferencias com relação aos Trens Metropolitanos que beneficiam muitos mais usuários, tratando-se de um retrocesso.

  5. De nada adianta se não reformaram os banheiros , que estão horrorosos , sem trinco nas portas e papel para enxugar as mãos.

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