Governo do estado anuncia acordo com concessionária Rumo para implantar Trem Intercidades

Empresa de transporte de carga é responsável pelo trecho entre Jundiaí e Campinas. Lançamento do edital do TIC Eixo Norte permanece indefinido
Trem bilevel usado na Alemanha: (David Gubler)

O governo do estado e a concessionária Rumo Logística, que é responsável pelo transporte de cargas no trecho entre Jundiaí e Campinas, assinaram um acordo para implantar o Trem Intercidades Eixo Norte nesta quarta-feira, 28.

Segundo nota da gestão Garcia, a anuência prévia da Rumo permitirá o uso das vias segregadas do transporte de carga para implementar os serviços de passageiros. O governador, candidato à reeleição, exagerou no “otimismo” ao prever que as obras possam começar já no primeiro semestre de 2023.

Em entrevista recente, Rodrigo Garcia afirmou que a licitação do TIC Eixo Norte só deverá ocorrer no ano que vem. O edital, que tinha previsão para ser lançado em agosto, está empacado por conta de pendências junto ao governo federal. O candidato Tarcísio Freitas, apoiado pelo governo Jair Bolsonaro, é rival direto do tucano e está em segundo lugar na maior parte das pesquisas eleitorais.

Segundo o nota, o governo estadual “aguarda apenas a formalização do convênio por parte do Ministério da Infraestrutura para lançar o edital de concorrência do Trem Intercidades”.

O trajeto do Trem Intercidades Eixo Norte

Ligando a estação Palmeiras-Barra Funda a Campinas, com uma parada em Jundiaí, o Trem Intercidades deverá levar pouco mais de uma hora para cumprir o trajeto. A concessão em formato de PPP (Parceria Público-Privada) terá investimento estimado em R$ 10 bilhões e inclui a operação da Linha 7-Rubi e do Trem Intermetropolitano, entre Francisco Morato e Campinas.

A futura vencedora da concorrência receberá um valor pela disponibilidade dos serviços do TIM e da Linha 7 além de receber diretamente o valor das tarifas do Trem Intercidades. Segundo dados obtidos pelo site, a previsão é que a tarifa entre São Paulo e Campinas custe cerca de 63 reais em valores atuais. Os trens serão do tipo “double-decker” (dois andares) e com velocidade comercial de 95 km/h.

Além da Rumo, o governo depende de outra concessionária, a MRS, que detém os direitos de exploração do trecho entre Jundiaí e a capital paulista. A empresa renovou a concessão da sua malha em julho apenas.

O aguardado Trem Intercidades tem prazo de início do serviço pleno de 84 meses após o início da concessão. Caso o contrato seja de fato assinado em 2023, o serviço expresso só deve ter início entre 2029 e 2030.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
10 comments
  1. Só sai se tivermos Governador e Presidente do mesmo partido. E isso depois de “revisarem” todo o projeto.

  2. Ontem esse mesmo canal informou que não iria sair, hoje que vai.
    Precisam combinar melhor com fantoche do Bandeirantes.

  3. Fora PSDB !!! Fora Rodrigo Garcia !!! Esse Trem era para estar operando á 25 anos atrás … Se não fosse á Corrupção e a Incompetência dos Governantes !!! 95 km/H . ??? Em pleno 2022 , tá de sacanagem .

  4. O transporte ferroviário no Brasil é uma vergonha!!! Nunca existiu um governo preocupado em investir nesse modal. Agora fazem o maior carnaval, por causa de um trechinho de menos de 100 quilômetros! Piada…

Comments are closed.

Previous Post

Linha 17-Ouro do Metrô entra em trimestre decisivo

Next Post

Linha 16-Violeta terá ampla geração de energia solar

Related Posts