Governo Garcia cede e decide ajudar ViaMobilidade nas linhas 8 e 9

Trem da ViaMobilidade (Jean Carlos)

Em meio à troca de acusações entre a ViaMobilidade e a CPTM, além da pressão oportunista do Ministério Público, o governador Rodrigo Garcia determinou à Secretaria dos Transportes Metropolitanos que busque uma solução para os persistentes problemas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda que afetam a vida dos passageiros diariamente.

Nesta quarta-feira (25), a STM, CPTM e ViaMobilidade se reuniram para estabelecer estratégias para reduzir as falhas nos dois ramais. Na prática, as medidas envolvem a volta da atuação da CPTM no dia a dia das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, num claro sinal de que a concessionária teve êxito em expor informações internas à imprensa para compartilhar a culpa pelos problemas – como este site mostrou, os documentos da concessão eram claros à respeito da situação de trens e vias e os interessados na licitação tiveram acesso à infraestrutura antes do leilão.

No acordo ficou estabelecido que a CPTM cederá as plataformas 3 e 4 de Barra Funda a fim de melhorar a operação da Linha 8-Diamante com a redução de intervalos, segundo o governo. A companhia de trens metropolitanos também disponibilizará peças sobressalentes e fornecerá apoio técnico necessário. Por fim, o estado compartilhará equipamentos de manutenção preditiva nas madrugadas para que a ViaMobilidade possa realizar serviços nas vias.

Embora seja uma atitude importante para sanar os seguidos problemas de operação, resta entender como a ViaMobilidade ressarcirá a CPTM por essa “prestação de serviços” não prevista no contrato de concessão e, sobretudo, se o trabalho extra da estatal não acabará afetando negativamente as suas próprias linhas (10-Turquesa,11-Coral, 12-Safira e 13-Jade).

Plataforma 4 da estação Palmeiras-Barra Funda (Jean Carlos)

Trem circulando com portas abertas na Linha 12

Segundo reportagem do G1, o Ministério Público do Estado de São Paulo recebeu explicações da CPTM e ViaMobilidade a respeito dos problemas. Luiz Eduardo Argenton, diretor de operação e manutenção da companhia do estado, afirmou que 55 trens estavam em condições de operação e que tinham 99,4% das revisões programadas realizadas.

Já o presidente da ViaMobilidade, Francisco Perrini, voltou a dizer que a empresa não sabia que os trens cedidos pela CPTM estavam com possíveis revisões vencidas – a informação consta claramente do edital. O executivo também citou o fato de que 65% das composições terem vindo de outras linhas, outro dado mais do que óbvio já que o governo aproveitou a oportunidade para ficar com uma frota mais nova nas linhas remanescentes.

Nesta semana, um trem aparentemente da Série 9000, uma das mais recentes da CPTM, circulou por três estações da Linha 12-Safira com uma das portas abertas. O vagão estava bastante lotado, mas não houve nenhum incidente. Nesse caso, no entanto, que envolve apenas a companhia do estado, o MP até o momento não se manifestou.

Veículos de manutenção serão compartilhados entre CPTM e ViaMobilidade (Jean Carlos)
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